• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Salvador - Entre Mitos e Contradições

Clique na imagem para ampliar
Em comemoração ao aniversário de 462 anos da cidade de Salvador (29/03), acontecerá a palestra "Entre  Mitos e Contradições - A Formação Histórica na Cidade da Bahia" no dia 28/03, às 17h, no Auditório da Biblioteca. A mesa de debate será composta por dois dos mais importantes historiadores da Bahia: Ubiratan Castro de Araújo e Luis Henrique Dias Tavares.

Debatedores - O público terá conhecimento sobre aspectos contraditórios da formação da primeira capital do Brasil por meio de estudos clássicos e novas descobertas históricas. O Prof. Dr. Ubiratan Castro de Araújo, atual diretor-geral da Fundação Pedro Calmon / SecultBa é Doutor em História pela Université Paris IV-Sorbonne, Licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Já o Prof. Dr. Luis Henrique Dias Tavares é graduado em Geografia e História pela UFBA (1951), pós-doutor pela University College London (1986) e Prof. Fundador da UFBA, além de já ter assumido a direção do Arquivo Público do Estado da Bahia (1959). Com livros lançados sobre a história e cultura da Bahia, ambos debatedores integram a Academia de Letras da Bahia.
O encontro tem por principal objetivo promover uma reflexão sobre a cidade de Salvador, sua formação identitária, suas lutas de classes e formação do povo. Segundo Ricardo Moreno, representante da Fundação Maurício Grabois, em Salvador, a pareceria com a Fundação Pedro Calmon é estratégica para desenvolver reflexões e discussões críticas de questões tão importantes, como é o caso deste debate que propõe pensar conceitualmente Salvador.

"Entre Mitos e Contradições - A Formação Histórica na Cidade da Bahia" é uma realização da Fundação Pedro Calmon / SecultBA, em parceria com a Fundação Maurício Grabois. 

Onde: Auditório (3º andar)

Quando: 28/03, às 17h

0 comentários:

Postar um comentário