• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Você sabe o que é “Bloomsday”?

James Joyce
16 de junho é o dia em que se comemora mundialmente o “Bloomsday”! A data tem a sua origem na obra “Ulisses” (1922) do escritor irlandês James Joyce (1882-1941) na qual o autor narra a a história do personagem Leopold Bloom (por isso, “Bloomsday”) em sua odisséia durante 16 horas, do dia 16 de junho de 1904, pelas dezenove ruas de Dublin, na Irlanda. O livro é considerado uma das maiores obras-primas da literatura ocidental e, depois da Bíblia, é o único livro que tem um dia em sua homenagem.

A comemoração teve início na Irlanda e hoje já é comemorada simultaneamente em diversos países, inclusive no Brasil, em lugares como: Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN (RN), Biblioteca Pública do Paraná (PR) e Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (ES).

Alguns dizem que o autor escolheu a data 16 de junho para marcar a sua obra, por ter sido a data em que, pela primeira vez, teve relações sexuais com sua futura companheira Nora Barnacle, já outros preferem acreditar que teria sido o dia da primeira caminhada juntos. O escritor, considerado excêntrico, usava tapa olho, em virtude de um glaucoma e tinha atitudes inusitadas como usar cinco relógios de pulso, marcando a mesma hora, e pedir à esposa que o traísse para dar mais veracidade aos textos.

Para quem se interessar, foi criado em homenagem ao escritor, um perfil no twitter em que serão publicados a cada 15 minutos do dia de hoje trechos de “Ulisses”. Basta seguir @11ysses.

Quer conhecer melhor o escritor James Joyce? Então, confira as obras disponíveis no nosso Setor de Empréstimo:

 

Ulisses
O livro apresenta um dia na vida de Leopold Bloom, aparentemente um homem comum, pai de família, marido dedicado, mas que em seu interior tem um turbilhão de pensamentos e sentimentos. Nessa história, o autor recria a saga do herói grego Odisseu (A Odisséia de Homero), na sua tentativa de voltar para casa, porém com valores invertidos.




Retrato de um artista quando jovem
Mostra a infância, adolescência e juventude de Stephen Dedalus. O livro traz situações que expõem o ponto de vista do autor sobre os dogmas da igreja católica, a descoberta do sexo, a noção de culpa, pecado, as limitações da vida na Irlanda e suas teorias sobre estética.

   
 
Dublinenses
Coletânea de 15 contos divididos em quatro temas: infância, adolescência, vida madura e vida pública. Em conjunto, as histórias apresentam uma espécie de história moral da Irlanda e no seu estilo traz a influência de escritores como Flaubert, Tchecov e Maupassant.






Setor de Empréstimo: (71) 3117-6021. Seg a Sex (8h30 às 21h)/ Sáb (8h30 às 12h)/ Dom (10h às 16h)

0 comentários:

Postar um comentário