• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Biblioteca Pública do Estado é homenageada na Câmara Municipal de Salvador

Sessão solene contou com a presença
de autoridades e funcionários da BPEB
Por sua história e importância, a Biblioteca Publica do Estado da Bahia (Barris) foi homenageada na manhã de hoje, em uma sessão solene na Câmara Municipal de Salvador para celebrar os 200 anos de acesso público ao livro e a leitura. A cerimônia, proposta pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), integra as comemorações que marcam os duzentos anos de abertura da Biblioteca, em 4 de agosto de 1811 que culminará com uma extensa programação gratuita nesta quinta-feira, 04, na própria Biblioteca.

Além de funcionários e admiradores, a homenagem na Câmara Municipal contou com a presença do cantor Lucas de Souza, dinamizador da Biblioteca, o ator Jackson Costa, que recitou poemas de Pablo Neruda, Jorge Portugal e Castro Alves, e de estudantes da Escola Comunitária Luiza Mahin, no Uruguai, com um recital de poemas de Vinícius de Moraes. Também estiveram presentes à sessão o diretor da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, Ubiratan Castro de Araújo, a diretora da Biblioteca Pública, Kilma Alves, a superintendente de Educação Básica do Governo do Estado, Amélia Maraux e a  presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Lucimar Silva. Além de estudantes do Colégio João das Botas, da Escola Comunitária Luiza Mahin, do Colégio Manoel Novaes e ex-diretoras da Biblioteca, como a professora Vanda Cunha, que comemora mais de 50 anos de ligação afetiva com a unidade localizada no bairro dos Barris.

Presidindo a sessão, a vereadora Olivia Santana destacou o papel importante da Biblioteca Pública na história da Bahia e na formação dos indivíduos, além de destacar as profissionais da Biblioteconomia. “A Biblioteca Pública do Estado da Bahia é um espaço de promoção do saber e de difusão do conhecimento. Merece, sim, um destaque, pois não são muitas instituições culturais que completam 200 anos”, ressaltou. Fazendo um levantamento histórico, o professor Ubiratan Castro destacou o desenvolvimento da Biblioteca  e ressaltou as reformas e adaptações sofridas para que este espaço continue prestando  serviços de maneira inclusiva e acessível a todos os públicos como sempre realizou durante todo esse tempo.

A diretora da Biblioteca Pública da Bahia, Kilma Alves, destacou o papel desenvolvido pela unidade durante os 200 anos, como a preservação da memória local e a difusão do conhecimento. “Nesses dois séculos, a Biblioteca Publica do Estado possibilitou o acesso ao livro e à leitura, além de servir como importante instrumento ao desenvolvimento educacional, sendo referência para estudantes, pesquisadores e mestres”, afirmou.  

Dentre as atrações presentes na próxima quinta-feira, dia 4, na Biblioteca a partir das 8h30, estão apresentações teatrais, músicas, palestra, um recital poético com Elisa Lucinda, bate-papo com artistas e personalidades e um show reunindo nomes como Magary Lord, Peu Meurray, Saulo Fernandes, Larissa Luz e convidados.

0 comentários:

Postar um comentário