• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Grupo de estudantes moçambicanos realiza visita guiada pela Biblioteca




Na manhã desta segunda-feira (22), mestrandos e doutorandos de Maputo (Moçambique) que estão em intercâmbio pela Universidade Federal da Bahia e Centro de Estudos Afro Orientais (CEAO) realizaram uma visita guiada na Biblioteca especialmente para conhecer a Subgerência de Obras Raras e Valiosas. Os estudantes, que são funcionários do Arquivo e Biblioteca Pública de Maputo, vieram conhecer o processo de indexzação, classificação e catalogação do acervo das obras raras. 

Recebidos pela diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Kilma Alves, os moçambicanos fizeram uma comparação entre a realidade das bibliotecas brasileiras e africanas. Entre as diferenças marcantes estão a falta de espaço físico adequado para abrigar a memória de Maputo e o clima, que por ser pouco úmido, ajuda na preservação do acervo, o que já não acontece em Salvador, que é vítima constante da chuva, salitre e outros fatores naturais.

Visita guiada e técnica - o programa Visita Guiada/Técnica, realizado pelo Núcleo Biblioteca Viva, é destinado a instituições escolares/sociais, universidades e usuários interessados em conhecer os espaços do prédio. Saiba mais aqui

0 comentários:

Postar um comentário