• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Integrantes da Mesa de Abertura discutem o título de Biblioteca Nacional para a Biblioteca Pública


Mesa de abertura foi composta por
autoridades baianas

Como parte da Comemoração do Bicentenário da Biblioteca, foi realizada nesta manhã (04) uma Mesa de Abertura composta pelo secretário de Cultura de Estado, Albino Rubim, o diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, a diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas, Ivanise Tourinho, a diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Kilma Alves; a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 5ª Região, Lucimar Silva e a deputada federal, Alice Portugal, que integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

Todos defenderam o objetivo de tornar a Biblioteca Pública do Estado da Bahia em uma Biblioteca Nacional, uma vez que esta é a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina. "Damos como prioridades em nossa gestão digitalizar nosso conteúdo para dar ainda mais acesso ao cidadão e tornar a biblioteca Nacional para dar mais destaque e relevância em todo o Brasil", afirmou Ubiratan Castro de Araújo. Em sua fala, Albino Rubim colocou que considera fundamental transformar a biblioteca pública em uma biblioteca Nacional. Alice Portugal questionou: "se a biblioteca do Rio de Janeiro e Brasília são nacionais, porque a da Bahia não é? Vamos coletar assinaturas na Câmara e fazer essa ideia ser real. O fazer Biblioteca é, sem dúvida, o fazer da nação", concluiu.

200 Anos - Nesta quinta-feira (04 de agosto), a primeira biblioteca do Brasil e da América Latina, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) comemora 200 anos de acesso público ao livro e da leitura no país. Celebrando esta data, a unidade está promovendo durante todo o dia uma programação gratuita e diversificada que inclui uma serie de atividades como apresentações teatrais, músicas, palestra, um recital poético com Elisa Lucinda, bate-papo com artistas e personalidades, lançamento de livro sobre o bicentenário da Biblioteca e um show reunindo nomes como Magary Lord, Peu Meurray, Saulo Fernandes, Larissa Luz e convidados.

Criada em sessão solene e simbólica no dia 13 de maio de 1811, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia só foi aberta ao público no dia 4 de agosto do mesmo ano com o nome de “Livraria Pública da Bahia”. Atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, sendo 150 mil livros e diversos setores como o Braille, Periódicos, Documentação Baiana, Infanto-juvenil, Artes, Empréstimo, Pesquisa/Referência, Audiovisual e Obras Raras e Valiosas, recebendo diariamente centenas de pesquisadores e interessados pelo universo dos livros e pela rica programação cultural e artística.

0 comentários:

Postar um comentário