• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Curso - oficina "Bahia: 200 Anos de Poesia" presta homenagem à poesia baiana

clique para ampliar
Quem veio hoje à tarde ao Quadrilátero da Biblioteca Publica do Estado da Bahia pode fazer uma viajem poética que foi desde o  início do século XIX  aos românticos e pós-modernos dos nossos tempos. Finalizando o curso – oficina Bahia: 200 Anos de Poesia, ministrado pelo poeta Douglas de Almeida, escritores, poetas, atrizes e professores de literatura retribuíram o aprendizado em forma de versos. “Poesia é vida. É amor. É expressão. É contestação. E também é arte. Fazemos um trajeto sobre a poesia baiana que é rica e expressiva. Buscamos utilizar esta arte como satisfação humana. Para isso, estudamos  ícones  que sempre  nos serviram de exemplos, que vão desde Junqueira Freire, Castro Alves, Luiz Gama,  poeta negro  e filho de Luiza Mahin, militante negra símbolo de resistência da identidade afro-brasileira, que são poetas e poetizas do século passado", destacou Douglas de Almeida.

Artista e poeta, Marcos Peralta participou do curso-oficina. “O curso serviu bastante para aprofundar o conhecimento sobre a poesia baiana e  também  serviu para despertar novos escritores e leitores desta imensidão rica e expressiva que é a nossa poesia”, destacou Peralta.

Ao final, o facilitador da oficina Douglas de Almeida prestou uma homenagem aos funcionários da Biblioteca Pública do Estado com os poemas O livro e América, de Castro Alves.  "Agradeço a todos os funcionários desta casa bicentenária que há tempos contribui para o conhecimento", disse.