• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fotografias em alto relevo compõem exposição "Olhar do Coração"


Tocar, sentir e imaginar. A exposição “Olhar do Coração” da fotógrafa cratense Jaquelina Rolim estará na Biblioteca de 21 a 28 de setembro como parte da programação do projeto “Primavera da Inclusão” e irá expressar de forma simples e marcante a sua percepção do mundo. As fotografias possuem relevo e os textos estão em braile para que as pessoas possam tocar e senti-las.

Precursora da luta pela inclusão das pessoas com deficiência visual na região do Cariri, Jaquelina mostra em sua exposição a necessidade de se trabalhar com o foco voltado para as potencialidades dos indivíduos, independente da sua condição física, e não preestabelecer ou medir suas capacidades. Massoterapeuta, Jaquelina Caldas Rolim de Oliveira, tem baixa visão decorrente no seu caso específico, da perda gradual da visão na área central da retina, enxergando apenas com a sua visão periférica. Começou a fotografar a partir das experiências adquiridas no curso básico de Fotografia Digital, promovido pelo SENAC do Crato – CE e após fazer o curso de aperfeiçoamento, ministrado pelo renomado professor e profissional de fotografia, Dimang Kon Beu, radicado em Minas Gerais.
Primavera da Inclusão - Como parte das comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que acontece em todo o Brasil no dia 21/09, uma série de ações sócio-culturais serão promovidas pelo segmento das pessoas com deficiência no Estado da Bahia. O projeto é uma parceria da Fundação Pedro Calmon - FPC, Biblioteca Pública do Estado da Bahia - BPEB e Associação para Inclusão à Comunicação Cultura e Arte da Pessoa com Deficiência - ARCCA.


Programação:
8h30 – Execução do hino nacional com banda dos fuzileiros navais
9h – Abertura da exposição “Olhar do Coração” (Setor Braille) e Mesa de abertura (Sala Kátia Mattoso)
10h – Circuito de palestras (Sala Kátia Mattoso)
10h – “A Escravidão na Bahia” com o Prof. Ubiratan Castro
10h20 – “A Mulher Negra na Bahia” com Maisa Flores - Coord. do Instituto do Meio Ambiente 
10h40 – “Pessoa com Deficiência na História” com Elenilson Sacramento - Pres. do Conselho Estadual de Saúde 
11h – “Albinos na África” com Lilia de Azevedo Moreira - Profª do Instituto de Biologia da Ufba 
12h – Serviço de almoço (Quadrilátero)
12h às 14h – Visita guiada na Biblioteca Pública do Estado da Bahia
15h – Apresentações artísticas (Quadrilátero)
18h – Coquetel de encerramento

Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar) e Quadrilátero (térreo)
Quando: dia 21, das 9h às 18h