• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Conferência setorial da cultura negra ressalta a importância do incentivo e apoio a tradição afrobrasileira


Com o objetivo de elaborar propostas de políticas públicas voltadas para a cultura de matriz africana, a Secretaria de Cultura do estado da Bahia – SecultBA, através da Fundação Pedro Calmon e do Centro de Culturas Populares e Identitárias, realizou nesta quarta-feira, 16, a Conferência Setorial de Cultura Afro-brasileira, que aconteceu na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. O encontro contou com representantes dos diversos territórios da Bahia e os resultados serão apresentado na IV Conferência Estadual de Cultura, que começará dia 30 de novembro, em Vitória da Conquista. De Salvador e do interior do estado, representantes de associações e projetos culturais, quilombos, terreiros, grupos de capoeira e do poder público de Jeremoabo, Santo Amaro, São Felix, Cachoeira, Eunápolis, Itabuna, Candeias, Banzaê, Nordestina, Abaré, Monte Santo, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Poções , Camaçari e Salvador se reuniram para eleger as prioridades desta área e elaborar propostas que poderão vir a compor o Plano Estadual de Cultura da Bahia.

A abertura contou com a presença do secretário Estadual de Cultura, Albino Rubim, do Secretário Municipal de Reparação, Ailton Ferreira, de Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias, de Ubiratan Castro, diretor da Fundação Pedro Calmon, Adalberto Santos, superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, e Mestre Felipe, representando a sociedade civil.

O secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira, afirmou que "este encontro é muito para a agenda política do Movimento Negro da Bahia e está acontecendo num momento importante, de comemoração ao Ano Internacional Afrodescendente". Esta data, criada pela ONU, está sendo celebrada na Bahia com o Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes – Afro XXI, que acontece de hoje ao dia 19 de novembro, no Centro de Convenções, reunindo representantes de diversos países e Chefes de Estado, entre eles, a presidente Dilma Roussef, e das comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra (20.11). Mas um dos pontos mais marcantes da abertura ficou a cargo de Ubiratan Castro, que fez o público de levantar e cantar junto “Um abraço negro”, reforçando a importância da solidariedade e respeito para esta cultura.

Para o secretário Albino Rubim, “a realização dessa Conferência Setorial e do próprio Centro de Culturas Populares e Identitárias são provas do reconhecimento da importância desta cultura e do interesse do Governo do Estado de criar, em parceria com as comunidades, políticas democráticas voltadas para a valorização e o desenvolvimento da cultura afrobrasileira”, afirma o secretário de Cultura da Bahia.

A conferência afro-brasileira teve seis eixos norteadores da discussão: Expressões Artísticas, Patrimônio e Memória, Pensamento e Leitura, Transversalidade da Cultura, Gestão da Cultura e das Redes Produtivas e Serviços Criativos.

Mediando o grupo de trabalho de Redes Produtivas e representando o Centro de Cultura Popular - CCP, Luciene Diamantine ressaltou que o encontro foi bastante produtivo devido à convergência existente nas representatividades. “Foi satisfatório e o objetivo de todos foi atendido. De acordo com as questões levantadas percebemos que a cultura afro-brasileira precisa de mais capacitação para um maior entendimento dos processos burocráticos, e isso terá como conseqüência a capacidade de gerar renda”, pontuou.

Publicação de editais voltados para o apoio as baianas de acarajé, samba de roda, capoeiristas e, em especial, aos templos de religiosidade de matriz africana, foram algumas das propostas aprovadas no GT Patrimônio e Memória. “Existem apoio às outras religiões no fomento de suas atividades, então, por que não devemos exigir apoio do Estado nas atividades realizadas pelos terreiros de candomblé? É necessária sim, a existência de ações por parte do governo que promova o apoio às atividades anuais das religiões de matriz africana”, ressaltou Marcelo do Movimento Tenho Fé que é formado por integrantes da religiosidade de matriz africana do município de Santo Antônio de Jesus e adjacências.

Já o Babalorixá, Benício Souza, do Terreiro Ogum Meji, localizado em Cachoeira, acredita que a conferencia setorial voltada para a comunidade afrodescendente é uma forma correta de reparar danos sofridos durante esses séculos e ressalta o diálogo como uma forma de entendimento. “Nem todo o povo de religião de matriz africana conhece edital ou tem acesso à internet. Hoje o diferencial deste encontro foi o planejamento em conversar com os interessados e quem realmente conhece a sua necessidade”, disse.

Ao final do encontro foram selecionados seis delegados que representarão as propostas para a cultura afro-brasileira na IV Conferência Estadual de Cultura. Entre os delegados, representantes das religiões de matriz africana e das comunidades remanescentes de quilombos.