• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Diversas ações culturais integram o Novembro Negro na Biblioteca Pública

Com exibição de filmes e documentários, exposições, apresentações teatrais, poéticas e debates, o Novembro Negro da Fundação Pedro Calmon oferecerá, nos espaços das bibliotecas públicas, uma programação extensa e especial voltada para o incentivo e valorização da cultura negra e africana no mês da Consciência Negra.

As comemorações tiveram início no dia 5 de novembro com a IV Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, e encerram-se no dia 28 (segunda-feira), com a presença de personalidades negras. Além disso, haverá um recital poético com atores do Bando de Teatro Olodum e concluindo as comemorações a partir das 20h, no quadrilátero da Biblioteca Pública.

Mostras – A Subgerência de Informação e Atendimento ao Público (SIAP) traz a mostra Consciência Negra graças à Zumbi, em homenagem ao líder máximo do Quilombo de Palmares, assassinado em 1695.  No dia 10 de novembro o público poderá conferir a Mostra no Áudio Swing Negro, onde serão apresentados ao público a biografia de alguns artistas, em compactos e discos de vinil, CDs e DVDs. Tendo a arte como um instrumento de fortalecimento e afirmação das identidades negras/africanas reorganizadas no Brasil e nas Américas, a exposição Ori Orixá, do artista plástico Rodrigo Siqueira e do antropólogo Vilson Caetano, estará disponível para visitação no Foyer (térreo) , entre os dias 11 e 30 deste mês das 8h30 às 21h.

Oficina - Na oficina artística Pérola Negra, os participantes confeccionarão adereços com a temática africana utilizando material reciclável, após leitura de texto sobre o tema. A oficina acontece no Setor Infantil (térreo), dia 09 (quarta-feira), às 15h. Já na oficina Calendário Cultural, os participantes expressarão através de desenhos coloridos a diversidade cultural da África e sua influência na cultura brasileira após leitura de material biográficos sobre o tema. O resultado da oficina vai ilustrar um calendário 2012 da Subgerência de Atividades Especiais (SAE) da Biblioteca Pública, para distribuição com os leitores da referida Subgerência. Monitoras: Rita Telles e Edna Melo.
 
Papo Afro - Debater aspectos da conjuntura social, política e cultural da comunidade negra em África ou na diáspora baiana é a ideia do Papo Afro que acontece no dia 10 (quinta-feira), às 18h, na Sala Kátia Mattoso. Tom Correia, Carlos Vilarinho, Fabio Lima e Lívia Natália conversarão sobre Literatura Negra dando destaque às publicações individuais, tais como: Sob um céu de gris profundo, O velho – 18 contos cotidianos e fantásticos; Conto de 4 de dezembro; e Água Negra, respectivamente.

Conferência -  Dia 16 (quarta-feira), acontece a Conferência Setorial de Cultura Afro-Brasileira como Etapa preparatória para a IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia. Com o tema "Planejar é preciso: consolidação dos planos de cultura", a conferência chega, portanto, a um momento especial, em que o executivo conclama a sociedade civil com o objetivo de criar as condições para a formulação dos Planos Municipais, Territoriais e Estadual de Cultura, compreendendo esse instrumento como componente obrigatório para a gestão da política pública.
  
Contação de história - A cultura afro-brasileira será abordada durante todo o mês de novembro no projeto Hora de Ouvir História. No dia 18 (sexta-feira), o projeto terá a participação especial da pedagoga social e contadora de histórias Jamile S. Regis Bastos com a atividade E lá vem história....

Encontro com o escritor - Bate-papo com poeta, escritor e babalorixá Ruy Povoas, dia 21, às 15h.

Segunda da Literatura Negra - Uma segunda-feira dedicada à discussão da literatura negra na Bahia a partir do tema Candomblé e literatura: uma fala de dentro com a participação de Mãe Estela de Oxossi (Oxossi), Mãe Valnízia de Ayrá (Aprendo ensinando) e Ruy Póvoas. Também acontece no mesmo dia a doação de livros da coleção sobre os mitos dos Orixás (Editora Solisluna) às comunidades de terreiros de Salvador e Recôncavo com a pesença dos autores: Renato da Silveira e Edsolêda Santos às 17h e, às 18h, a Roda de Diálogos com Mãe Estela de Oxossi (Ilê Axé Opô Afonjá) e Tata Mutá Imê (A Casa dos Olhos do Tempo que Fala da Nação Angolão Paquetan).
Teatro - Como resultado da oficina Todo mundo conta histórias e tendo como fio condutor contos africanos, será apresentada a montagem de Por que os Gatos Matam os Ratos feita para crianças e adultos de qualquer idade, especialmente pais e filhos(as). Adaptação e orientação: Raimundo Moura.

Terreiro das Letras - O projeto encerra as atividades do Novembro Negro da Fundação Pedro Calmon, com o lançamento da coletânea Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica, organização, de Eduardo de Assis Duarte e do livro de poesias Kalunga - poemas de um mar sem fim, de Landê Onawalê; a 3ª edição do projeto Tirando de Letra, que abordará o tema Consciência Negra: memória e identidade e terá a participação do historiador Ubiratan Castro de Araújo, a juíza Luislinda Valois, a historiadora e yalorixá Cecília Soares, o antropólogo Wilson Caetano, a cantora e pesquisadora do samba Juliana Ribeiro e a atriz, educadora e ativista negra Arany Santana e os shows com o grupo Opanijé e Lazzo Matumbi.

SERVIÇO
Música no Áudio "Swing Negro"
Onde: Setor Audiovisual (3º andar)
Quando: 10 a 30/11, das 08h30 às 18h

Lançamento da exposição Ori Orixá
Onde: Foyer (térreo)
Quando: de 11 e 30/11, das 8h30 às 21h

Oficina artística Pérola Negra
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quando: 09 às 15h

Papo Afro

Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quando: dia 10, às 18h

IV Conferência Setorial de Cultura Afro-Brasileira
Onde: Sala Kátia Mattoso, Sala de Projeção Luiz Orlando, Sala 6, Sala7, Sala anexa ao Setor de Artes  (3º andar) e Quadrilátero (térreo)
Quando: dia 16, das 8h às 17h30

Hora de Ouvir História
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quando: todas as segundas e sextas, às 10h e 15h

Encontro com o escritor
Onde: Sala Katia Mattoso
Quando: dia 21, às 15h

Segunda da Literatura Negra
Onde: Sala Katia Mattoso
Quando: dia 21, a partir das 17h

"Por que os Gatos Matam os Ratos"
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quando:  21, às 15h
Realização: Leituração com Arte.

Terreiro das Letras
Onde: Quadrilátero - Térreo
Quando: Dia 28, de 17h às 21h
17h - Lançamento da coletânea Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica, organização Eduardo de Assis Duarte.
18h - Lançamento do livro de poesias Kalunga - poemas de um mar sem fim, de Landê Onawalê
19h - Projeto Tirando de Letra “Consciência Negra: memória e identidade”
20h - Show com o grupo Opanijé
21h - Show de encerramento com Lazzo Matumbi

Calendário Cultural
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quando: 30, às 15h

Baixe a programação completa do Novembro Negro aqui