• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dica de Leitura - J. R. R. Tolkien

Em 3 de janeiro de 1892 nasceu J. R. R Tolkien, escritor que ficaria famoso por criar um mundo paralelo com a íncrivel história de "O Senhor dos Anéis". Com adaptações cinematográficas, campeãs em efeitos especiais, aproveitamos o dia do seu aniversário para compartilhar um pouco acerca de sua biografia.

Nascido na África do Sul, boa parte da infância do escritor foi na Inglaterra e também um pouco conturbada, pois perdeu os pais antes mesmo de completar dez anos de idade. Pelo vínculo da sua mãe com a igreja católica, Tolkien e seu irmão foram criados por um padre jesuíta, a quem descreveu como segundo pai. Ao atingir a maioridade, casou-se com Edith Bratt e teve quatro filhos, sendo um deles (Christopher Tolkien), o atual responsável pela edição de vários trabalhos do pai, inclusive o desenho do mapa original para "O Senhor dos Anéis". De tão criativas, as obras de Tolkien inspiraram o diretor Peter Jackson para fazer adaptações de "O Senhor dos Anéis" para o cinema. O resultado não foi outro: os filmes foram recordes de bilheteria e já ganharam um total de dezessete Oscars em diferentes categorias. Para o final de 2012 está prevista a estreia do filme "O Hobbit: uma jornada inesperada" inspirado na obra homônima e que relata os acontecimentos ocorridos 60 anos antes da famosa trilogia. Confira abaixo o trailer do filme:


Pra quem quiser adentrar, por conta própria, no universo de Tolkien, a Biblioteca Pública disponibiliza os seguintes livros para empréstimo:

- O Hobbit
- Senhor dos Anéis: A sociedade do anel
- Senhor dos Anéis: As duas torres
- Senhor dos Anéis: O retorno do rei

Mais informações:
Setor de Empréstimo - (71) 3117-6021