• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Edição fac-similar da primeira revista brasileira é lançada na Biblioteca

Foto: Mateus Pereira/Secom

Em comemoração aos 200 anos da imprensa do Brasil, foi lançada, na tarde desta segunda-feira (23), a edição fac-similiar da primeira revista impressa do país, As Variedades ou Ensaios da Literatura. O lançamento, realizado no Quadrilátero da Biblioteca, reuniu historiadores, artistas, jornalistas e escritores. Uma reimpressão fac-similar, ou facsímile, é uma edição nova, frequentemente de um livro ou revista antiga, que apresenta uma reprodução exata da edição original, incluindo fonte, escala, ilustrações, diagramação e paginação.

A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), com apoio da Associação Baiana de Imprensa (ABI) e do Núcleo de Estudos da História dos Impressos na Bahia (Nehib).

Para o presidente da FPC, Ubiratan Castro, o lançamento é importante porque celebra a primazia da imprensa baiana. “O bicentenário da imprensa no Brasil é um fato culturalmente marcante. A imprensa começou na Bahia. Todos os momentos em que a Bahia der um salto pra frente é importante a gente retomar e resgatar para a memória do nosso povo”.

A única coleção de As Variedades faz parte do acervo da Fundação Clemente Mariani, na capital baiana. Em 1812, circularam apenas três números da revista, sendo o último, duplo, em março daquele ano.

O pesquisador de história do jornalismo Luis Guilherme Pontes Tavares foi um dos colaboradores que idealizou a reimpressão fac-similar de As Variedades. Ele informou que uma ampla pesquisa foi realizada até chegar à impressão. “Trata-se de uma revista raríssima. É a primeira revista brasileira, portanto inaugura esse tipo de mídia, aqui na Bahia, em 1812. Constatamos essa raridade por meio dos estudos a respeito da revista”.

Segundo Tavares, um fato curioso chama atenção no exemplar. O conteúdo era de responsabilidade de um redator português, Diogo Soares da Silva de Bivar, que estava preso, acusado de traição, sob guarda do Forte de São Pedro, em Salvador.

Com 78 páginas, a edição fac-similar é acompanhada de uma outra publicação intitulada Sobre a Revista As Variedades e compõe uma caixa box. Este segundo livro contém quatro ensaios de historiadores e pesquisadores da imprensa brasileira: Cybelle de Ipanema, Renato Berbert, Hélio Vianna e Luiz Guilherme Pontes Tavares. Com tiragem de mil exemplares, a caixa box com as duas publicações será distribuída gratuitamente nas bibliotecas, instituições públicas de ensino e centros de pesquisa. 

O presidente da ABI, Walter Pinheiro, e a chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), Marlupe Caldas, representando o secretário Robinson Almeida, também prestigiaram o evento.