• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Dica de Leitura: Aniversário de Salvador


Foto: Pierre Verger/Retratos da Bahia
Hoje é dia de festa na Bahia: conhecida no mundo inteiro por suas belezas naturais e pela hospitalidade e alegria de seu povo, Salvador completa hoje 463 anos. Fundada por Thomé de Souza em 1549, a cidade foi a primeira capital do Brasil, que, na época, era colônia de Portugal.

Com pouco mais de 2,6 milhões de habitantes, segundo dados divulgados pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a metrópole soteropolitana é um dos principais pólos turísticos do país, seja por suas festas populares, pela riqueza de sua história, pela sua cultura predominantemente de raiz africana ou pelos encantos da terra, moldados pela natureza.

Para festejar a data, a Biblioteca, que há 200 anos faz parte da história da cidade, traz algumas dicas de livros sobre Salvador e sua cultura, que podem ser encontrados no Setor de Documentação Baiana:

- Retratos da Bahia (Pierre Verger)
- Uma História da Cidade da Bahia (Antonio Risério)
- Dez Freguesias da Cidade do Salvador (Anna Amélia Vieira Nascimento)
- A cidade do Salvador nos seus 454 anos (Cecília Luz da Silva)

O Setor de Documentação Baiana é exclusivo para pesquisas e tem um acervo de 7.732 livros, 179 pastas de recortes de jornais, 26 títulos de revistas e folhetos, tudo referente à Bahia ou autores baianos. A visitação do público é aberta de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h.