• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Livro que homenageia heroína baiana é lançado na Biblioteca


Clique para ampliar

A Biblioteca recebe o escritor e jornalista jequieense Domingos Ailton para o lançamento do seu livro Anésia Cauaçu, que acontece na próxima sexta-feira (09) no quadrilátero, a partir das 18h, e tem entrada gratuita.

Anésia Cauaçu é um romance histórico, social e regionalista, que tem como protagonista uma mulher que esteve à frente do seu tempo. Anésia foi a primeira mulher no sertão baiano de Jequié a ingressar no cangaço, liderando um bando de cangaceiros e praticando montaria de frente. A cangaceira ainda foi a primeira mulher branca a lutar capoeira, antecedendo mulheres como Maria Bonita, Dadá e Lídia no cangaço, e quebrou os costumes da época usando calças compridas quando os padrões impostos só aceitavam saias e vestidos.

Para a produção do livro, o autor recorreu a narrativas orais sobre a história da heroína e a pesquisas em arquivos dos jornais A Tarde e Diário de Notícias do período da República Velha, principalmente dos anos de 1916, 1917, 1920 e 1930, disponibilizados para consulta pela Biblioteca. “O arquivo de jornais antigos e o projeto que possibilitou acessar através de terminais de computadores edições antigas do jornal A Tarde, que existem na Biblioteca Pública, foram essenciais como fonte para que pudesse escrever este romance histórico”, ressalta Domingos.


Quando: dia 09, às 19h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca (térreo)
Quanto: Gratuito