• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dica de Leitura: todo dia é dia de índio


Clique para ampliar
O Dia do Índio foi criado pelo presidente Getúlio Vargas em 1943. Desde então, todo dia 19 de abril é uma data simbólica de homenagem ao povo indígena e sua cultura peculiar, presentes em nosso país antes mesmo da chegada dos portugueses em 1500.  Em homenagem à data e lembrando que todo dia é dia de índio, a Biblioteca traz uma Dica de Leitura especial: Diários Índios – Os Urubus-Kaapor, de Darcy Ribeiro:

“Nas duas expedições que fez às aldeias kaapor, entre 1949 e 1951, Darcy Ribeiro, então com vinte e sete anos, anotou suas observações em diários de campo escritos em forma de carta à esposa. Os cinco cadernos que ele laboriosamente preencheu são o material que constitui os Diários Índios. Estes diários retratam, acima de tudo, a agonia da sociedade kaapor no seu processo de contato com o homem branco. O leitor, mais do que informado da violência contra o índio, é posto em contato com ela. Da mesma maneira, as relações entre os sexos aparecem como narrativas saborosas, individualizadas: a índia que não gosta do homem com quem se casou, a menina que antes da puberdade já ama o menino com quem irá se casar.”

Diários Índios – Os Urubus-Kaapor pode ser encontrado para consulta no Setor de Pesquisa e Referência da Biblioteca, que funciona de segunda à sexta-feira, de 8h30 às 21h, sábado de 8h30 às 12h e domingo de 10h às 16h. Mais informações: (71) 3117-6025.