• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Dica de Leitura: Gilberto Gil

Clique para ampliar
Há 70 anos, nascia em Salvador o cantor e compositor Gilberto Gil, representante ilustre da música popular brasileira. Filho de Claudina e José Gil Moreira, Gil desenvolveu o amor pela música ainda menino e começou a estudar acordeon aos oito anos de idade. Mais tarde, cursaria a faculdade de administração, onde conheceu Caetano Veloso, Maria Bethânia e Tom Zé. Deste encontro, surgiu a primeira apresentação do cantor, na inauguração do Teatro Vila Velha, em 1964.

De lá para cá, o baiano não parou. Estrelou o Tropicalismo ao lado de Caetano, foi exilado para Londres durante a Ditadura Militar no Brasil, lançou clássicos da música brasileira e foi até nomeado Ministro da Cultura, em 2003. Sua obra é vasta e versátil, alcançando públicos de diversas gerações. 

A Biblioteca selecionou dois livros que ajudam a compreender o universo artístico de Gilberto Gil e que podem ser consultados no Setor de Artes. Veja: 

Gilberto Gil: todas as letras (Carlos Rennó) - o livro traz as mais de 460 composições de Gil, incluindo parcerias e as versões criadas para músicas dele e de outros - cada letra acompanhada do registro de sua primeira gravaçnao lançada. Numa reunião inédita e fundamental para a música brasileira, mais de 200 dessas canções têm sua gênese comentada pelo autor.

Gilberto Gil: Expresso 2222 (Antonio Risério) - o livro é uma reunião dos mais significativos textos de/sobre Gil, assinados por conhecedores e amantes da moderna música popular brasileira. Religião, estética, política, filosofia, etc., enfim, todos os temas e tópicos que mobilizaram a inteligência e a sensibilidade do Gil estão aqui presentes. 

0 comentários:

Postar um comentário