• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dica de Leitura: A história dos festejos juninos na Biblioteca Virtual 2 de Julho

Clique para ampliar
Aproveitando a época do São João, a Biblioteca Virtual 2 de Julho disponibilizou em sua sessão Edições Especiais um artigo da historiadora e professora Catarina Cerqueira de Freitas Santos. Intitulado “Acordai João! É tempo de festa na Bahia”, o artigo remete o leitor a uma viagem no tempo para contar a história dos festejos juninos chamados de São João.
Abaixo, segue trecho do artigo:
“Bandeirolas, fogueira, quadrilhas, forró, licor e comidas maravilhosas! Eis que é noite de São João! As festas juninas mobilizam e transformam a rotina de inúmeras cidades baianas, envolvendo aspectos religiosos, míticos e profanos, além de oferecer uma mescla de características híbridas que condensam elementos da modernidade e da tradição. As festas de São João têm suas origens vinculadas às celebrações pagãs européias em torno do solstício de verão, relacionando-se com o ciclo de colheitas e com o culto à fertilidade...”
Catarina Cerqueira de Freitas Santos é historiadora e professora da rede pública de educação do Estado da Bahia. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFBA, desenvolvendo a pesquisa intitulada: São João do Pelô: (Re)significações da Tradição no Espetáculo Junino.
Para saber mais acesse: www.bv2dejulho.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário