• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dica de Leitura: Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda

Clique para ampliar
Há 110 anos, nascia Sérgio Buarque de Holanda, importante historiador brasileiro. Autor de obras valiosas para a compreensão da história do país, Sérgio Buarque foi, também, crítico teatral e jornalista, tendo desenvolvido ambas as funções em diferentes veículos da imprensa. Em homenagem aos seu nascimento, a Biblioteca indica a leitura de uma de suas obras mais conhecidas: Raízes do Brasil. Publicado em 1936, o livro está disponível no Setor de Empréstimo e no Setor de Pesquisa e Referência, para consulta na Instituição. Confira:

Raízes do Brasil
O ensaio aborda aspectos centrais da história da cultura brasileira. O texto consiste de uma macro-interpretação do processo de formação da nossa sociedade. Destaca, sobretudo, a importância do legado cultural da colonização portuguesa do Brasil e a dinâmica dos arranjos e adaptações que marcaram as transferências culturais de Portugal para a sua colônia. Escrito em forma de um longo ensaio, o livro foi dividido em sete partes: Fronteiras da Europa; Trabalho e Aventura; Herança Cultural; O Semeador e O Ladrilhador; O Homem Cordial; Novos Tempos; e Nossa Revolução.

0 comentários:

Postar um comentário