• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 24 de julho de 2012

II Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Públicas começa amanhã na Biblioteca

Clique para ampliar
Começa nesta quarta-feira (25) o II Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Públicas. O evento acontece até o dia 27 de julho na Biblioteca e tem a proposta de reunir profissionais e interessados na área de gestão de arquivos e bibliotecas públicas para discutir os temas da profissão. Dentro da programação, no dia 27, ocorrem também o IV Encontro Baiano de Bibliotecários de Bibliotecas Públicas e o VI Encontro Baiano de Arquivos Municipais, direcionado aos profissionais bibliotecários e arquivistas.

A abertura do II Fórum acontece amanhã (25) na sala Walter da Silveira, às 11h, com uma conferência da diretora de prevenção da corrupção da Controladoria-Geral da União, Vânia Vieira. No período da tarde, às 14h, Jones Carvalho, da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia, palestrará sobre a lei de acesso à informação e o impacto nos arquivos públicos. No mesmo dia, Fernando Modesto, professor da Universidade de São Paulo (USP), abordará o cenário da biblioteca pública no contexto das novas tecnologias e redes sociais.

Programação – No segundo dia do II Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Públicas, dia 26, as atividades começam às 8h30. A primeira palestra é de Silvia Ninita de Moura Estevão do Arquivo Nacional. Ela abordará acesso às informações públicas e a implantação dos serviços de informação ao cidadão. Na seqüência, a professora da UFF, Margareth Silva tratará da preservação digital e do acesso nas instituições arquivísticas públicas.

No último dia do evento, 27, às 8h30, o público confere debates e mesas redondas direcionado, especificamente, aos profissionais bibliotecários e arquivistas. A professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Aurora Freixo falará sobre políticas de arquivos municipais: estratégias e perspectivas com a professora. A diretora da Biblioteca Virtual 2 de Julho, Cristina Santos da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, também participa da mesa redonda.

No período da tarde, ocorrem oficinas de digitalização de documentos históricos e ferramentas web de interação com usuários de arquivos públicos. Os convidados são, respectivamente, Mário Silva (Family Search International/America Latina Sul) e Rafael Botelho da Fundação Pedro Calmon/SecultBA.

Quando: Nos dias 25, 26 e 27 de julho
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, abertura na Sala Walter da Silveira, às 11h
Quanto: Inscrições encerradas

0 comentários:

Postar um comentário