• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dica Cultural: Exposição "Simplesmente Lan" na Caixa Cultural Salvador

Caricatura do artista Lan retrata o samba
A Caixa Cultural Salvador inaugurou no último dia 20 a exposição “Simplesmente Lan”, que apresenta 40 reproduções do trabalho do cartunista Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Corteline Rossi, mais conhecido como Lan. Nesta edição, Lan homenageia os baianos, adicionando a exposição original quadros das baianas e caricaturas de Dorival Caymmi, Gal Costa ,Gilberto Gil e Maria Betânia. A curadoria é de Neko Pedrosa. O acesso é livre e gratuito para todos os públicos e a exposição fica em cartaz até 13 de janeiro de 2013.

Lan chegou ao Rio na década de 50 e não conseguiu mais ir embora, sendo considerado o "mais carioca dos italianos". Aos 80 anos, foi condecorado pelo governo da Itália com o título de “Cavaglieri” e nomeado pelo presidente Carlo Ciampi como “o rei da caricatura”. Lan chama a atenção por onde seu trabalho passa. Seus traços escorregam saborosamente no papel as ideias marotas - e é por isso que suas mulatas são as mais sinuosas e ainda assim as mais respeitadas e bem tratadas.

Rio de Janeiro, Salvador e Brasília - A exposição "Simplesmente Lan" foi aprovada pelo Edital de ocupação de pauta da CAIXA Cultural para o ano de 2012. Contou com temporada em solos cariocas, e após a pauta de Salvador acontece na Caixa Cultural de Brasília, recentemente inauguradas.

Quando: até 13 de janeiro de 2013, de terça a domingo, das 9h às 18h
Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, Centro)
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário