• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dica de Leitura: Clarice Lispector

Clarice Lispector / Imagem: Internet

Há exatos 35 anos, morria Clarice Lispector, que completaria ontem 92 anos. De origem judaica, a escritora nasceu na Ucrânia, batizada de Haia Pinkhasovna Lispector, mas aos dois meses de idade veio morar com os pais e as duas irmãs mais velhas no Brasil, onde foi registrada como Clarice Lispector.

Clarice é um ícone da terceira fase do modernismo e uma das escritoras mais importantes da Literatura Brasileira, com uma produção voltada à introspecção e ao existencialismo. É autora de 34 livros e já teve obras adaptadas para o cinema, como “A Hora da Estrela” (1985), de Suzana Amaral, e até um filme dedicado a ela, o documentário ficcional “De Corpo Inteiro” (2009), dirigido por sua sobrinha-neta, Nicole Algranti. Além de escritora, Clarice também foi jornalista, tendo atuado como colunista nos jornais Correio da Manhã, Diário da Noite e Jornal do Brasil.

A “Dica de Leitura” de hoje homenageia a escritora, com alguns de seus livros que podem ser encontrados no Setor de Empréstimo da Biblioteca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h; aos sábados, das 08h30 às 12h; e aos domingos, das 10h às 16h. Confira:

A Via Crucis do Corpo – O livro é composto por 13 contos sendo o assunto, segundo a própria autor, uma fresta no cárcere social que mantém a mulher supostamente distante de seus desejos, fardos e fantasias. Entre os temas que aborda, estão os delírios da alma marcada pelas experiências da velhice, da morte, do desejo carnal e dos momentos de fracasso.

A Paixão Segundo G.H. – Esta obra conta o pensar e o sentir de G.H., a protagonista-narradora que despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades. Após recuperar-se da frustração de ter encontrado um quarto limpo e arrumado, G.H. depara-se com uma barata na porta do armário. Depois do susto, ela esmaga o inseto e decide provar seu interior branco.

A Hora da Estrela – A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo pelo escritor Rodrigo S.M., alter-ego de Clarice Lispector, de um modo que busca permitir aos leitores acompanhar o seu processo de criação. O autor faz o relato da vida triste e sem perspectiva da alagoana Macabéa, pontuada com as informações do 'Você sabia?' da rádio Relógio, sinistro metrônomo a comandar o ritmo de seus últimos dias de vida. Para a cartomante Carlota, a quem Macabéa procura em busca de um sopro de esperança, esses dias derradeiros deveriam ser coroados com o casamento com um estrangeiro rico. Mas, ironicamente, Macabéa termina sob as rodas de um automóvel de luxo Mercedes-Benz.

Água Viva – O livro é escrito em forma de monólogo. A personagem principal é uma solitária pintora que se lança em reflexões sobre o tempo, a vida e a morte, os sonhos e visões, as flores, os estados da alma, a coragem e o medo e, principalmente, a arte da criação, do saber usar as palavras num jogo de sons e silêncios que se combinam.

0 comentários:

Postar um comentário