• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Exposição de revistas na Biblioteca homenageia o Dia da Mulher

Clique para ampliar
No mês em que se destaca o Dia Internacional da Mulher, a Subgerência de Periódicos da Biblioteca apresenta a exposição de revistas “Simplesmente Mulher”, uma homenagem que pode ser conferida de 01 a 31 de março, com entrada gratuita.

A mostra ilustra como a imprensa representava a mulher ao longo dos anos, através de uma coleção de periódicos do acervo raro da Biblioteca. Entre as publicações exibidas, estão “A Cigarra”, revista paulistana que dialogou com diversas transformações culturais ocorridas no início do século XX, e “A Paladina do Lar”, que foi fundada pela escritora Amélia Rodrigues e é reconhecida como a primeira revista feminina de Salvador.

Quando: De 01 a 31, das 08h30 às 21h
Onde: Sala de Exposições do 1º andar
Quanto: Gratuito

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Centro Digital de Cidadania oferece cursos gratuitos na Biblioteca


Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) abre inscrições, nos dias 12 e 13 de março, para cursos gratuitos como forma de capacitação para usuários dos Centros Digitais de Cidadania (CDC).

Voltados para a empregabilidade de estudantes ou concluintes do ensino médio da Rede Pública, os cursos oferecidos são de Informática Básica e Internet, Língua Portuguesa, Interpretação e Escrita de Textos, Matemática Básica e Raciocínio Lógico. As 30 vagas disponíveis são para educação à distância e os alunos poderão ter acesso ao material de ensino através de qualquer computador conectado à internet. Quem não tiver computador em casa, poderá acessar o conteúdo nas máquinas disponíveis no CDC, que fica no térreo da Biblioteca.

Para se inscrever nos cursos, que tem início no dia 15 de março e vão até 20 de abril, os interessados devem preencher uma ficha informando seus dados pessoais e o curso escolhido. O preenchimento serve para declarar interesse e não garante a efetivação da inscrição.

As fichas deverão ser entregues pelos candidatos pessoalmente no CDC da Biblioteca, nos dias 12 e 13 de março. Para mais informações, enviar e-mail para: cdc.bpeb@gmail.com.


INSCRIÇÕES

Ficha de interesse: clique aqui para fazer o download.
Quando: 12 e 13/03, das 09h às 12h e das 14h às 17h.
Local: CDC da Biblioteca (térreo).
Documentação necessária: cópia do histórico escolar ou atestado de conclusão do ensino médio, comprovante de residência e carteira de identidade.
Quanto: Gratuito.






segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Por Dentro da Biblioteca apresenta: Setor de Empréstimo

Foto: Amanda Julieta/NBV
Durante este verão, o blog da Biblioteca apresentará o especial "Por Dentro da Biblioteca", que, semanalmente, contará um pouco sobre cada setor que compõe as subgerências da mais antiga biblioteca pública da América Latina.

Setor de Empréstimo

Um dos setores mais concorridos da Biblioteca é o Empréstimo, onde os leitores podem levar até dois livros para casa por 15 dias, com possibilidade de renovação. Cerca de mil exemplares são emprestados por mês, para um público diversificado, que vai do adolescente a melhor idade.

Com um acervo de 25.650 livros, o setor atrai os amantes da literatura através de romances, contos, crônicas, poesias e biografias de autores nacionais e estrangeiros. Além dos best-sellers, os livros mais procurados são os de literatura espírita e os livros indicados para o vestibular. Entre os autores, os queridinhos do público são Agatha Christie e Sidney Sheldon, clássicos de suspense do romance policial.

Fazer o cadastro de empréstimo na Biblioteca é simples: basta ter mais de 13 anos e trazer um comprovante de residência e a carteira de identidade. A inscrição deve ser feita no próprio setor, que funciona todos os dias da semana. Mais informações: (71) 3117-6021.

Funcionamento: 
seg. a sex., das 8h30 às 21h; sáb., das 8h30 às 12h; dom., das 10h às 16h.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Biblioteca lança “Semana Filatélica” em parceria com os Correios


Clique para ampliar
Em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a Biblioteca Pública lança a “Semana Filatélica”, que vai de 05 a 31 de março e conta com exposições e oficinas que mostram a história e a importância dos selos postais.

Ao longo do mês, duas exposições especiais compõem a atividade: no Foyer da Biblioteca, os visitantes poderão conhecer um pouco mais da filatelia, que é o estudo e o colecionismo de selos, através de uma mostra de peças selecionadas; já na sala de exposições de Obras Raras e Valiosas, no 2º andar, a atração é uma exposição de selos raros que testemunham da história das comunicações no Brasil e a trajetória da língua portuguesa em outros países.

Na semana de 05 a 09/03, no Setor Infanto-juvenil, serão oferecidas oficinas gratuitas para grupos escolares do ensino fundamental de instituições públicas e privadas, que vão explicar a função dos selos postais e tentar resgatar o hábito de escrever cartas. Para agendamento e mais informações: (71) 3117-6079/6041 (Núcleo Biblioteca Viva).

Quando: Exposições: de 05 a 31 de março.
Oficinas: dias 05, 06, 08 e 09/03, de 9h às 11h30 e de 14h às 16h30
Onde: Foyer, Sala de Exposições (2º andar) e Setor Infanto-juvenil (térreo)
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Filme na Biblioteca apresenta: Testemunhas da História - com Boris Casoy


Clique para ampliar.
O projeto Filme na Biblioteca apresenta, na próxima quarta-feira (29), o documentário Testemunha da História - com Boris Casoy. Lançado em 2001, o filme faz uma retrospectiva dos acontecimentos mais importantes do século XX no Brasil e no mundo. 

Produzido pela BBC, British Pathé e a Rede Record e narrado pelo jornalista Boris Casoy, o documentário será exibido em duas sessões na sala de projeção Luiz Orlando, às 10h e 15h.

Ficha técnica
Título original: Testemunhas da História - com Boris Casoy
Lançamento: 2001
Duração: 220 minutos
Gênero: Documentário Histórico

Sinopse
Testemunha da História é uma obra espetacular que através de uma produção impecável, narrada pelo jornalista Boris Casoy, selecionou cuidadosamente imagens e informações que proporcionam uma magnífica jornada através do tempo - uma retrospectiva dos acontecimentos mais importantes dos últimos 100 anos - o período mais agitado da humanidade. Dezenas de milhões de pessoas morreram em duas grandes guerras mundiais, o comunismo chegou ao poder, dominou metade do mundo e desmoronou como um castelo de cartas. O ódio e a violência deixaram suas marcas. Mas o homem também fez progressos extraordinários - inventou máquinas, quebrou o átomo, desvendou segredos da genética, conquistou a Lua, bateu recordes e mostrou que a história é uma grande aventura. Testemunha da História será uma valiosa fonte de informação para estudantes do ensino fundamental e médio, universitários, professores, historiadores, jornalistas, além de fascinar homens e mulheres de todas as idades. 

Quando: dia 29 de fevereiro, às 10h e 15h 
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar.
Quanto: Gratuito
APOIO: Locadora Vídeo & Cia – Site: www.locadoravideoecia.com.br

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Livro "A Biblioteca Pública da Bahia: dois séculos de história" é disponibilizado para download


Clique para download.
Em 2011, quando comemorou seus 200 anos, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia ganhou de presente uma publicação que conta sua história. Escrito por Francisco Soares, Laura Carmo, Carmem Aziz e Sisaltina Coelho, o livro “A Biblioteca Pública da Bahia: dois séculos de histórias”, está disponível para download na Biblioteca Virtual 2 de Julho. A obra relata a contribuição dessa bicentenária instituição na democratização do acesso público ao livro e à leitura no país.
Junto com os fatos e falas oficiais, o livro traz o olhar de profissionais que já passaram pela instituição, com versões interessantes sobre a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina. Através da publicação, será mais fácil compreender porque a Biblioteca Pública comemora aniversário três vezes ao ano, além de recordar os endereços das antigas sedes da unidade e saber um pouco mais sobre a estrutura interna da mesma, além de conferir mais um capítulo da história da Bahia formalmente documentado.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bloco Amigos da Biblió anima foliões no carnaval

Clique para ampliar.
Para dar início à programação festiva do Carnaval 2012, os funcionários da Biblioteca Pública do Estado (Barris) promovem na próxima quinta-feira (16), a saída do bloco Amigos da Biblió. A concentração do bloco será no Largo do Campo Grande, em frente à Fundação João Fernandes da Cunha (antigo Clube Cruz Vermelha), a partir das 16h. O abadá para curtir a festa já está à venda no setor administrativo da Biblioteca, com informações pelo telefone: (71) 3117-6056.


Como parte das comemorações do Bicentenário da Biblioteca Pública do Estado, esse ano o bloco Amigos da Biblió  promete animar o público com uma banda de sopro e percussão, apresentando marchinhas, músicas de antigos carnavais, grupo de pierrôs e os palhaços do Movimento Circo Sem Lona.


O responsável administrativo da Biblioteca, Daniel Cardoso, também organizador do bloco, informa que as camisas serão vendidas para o público em geral. “Qualquer pessoa pode adquirir a camisa, desde que venha com clima de folia e de confraternização para curtir um carnaval tranqüilo e na paz”, destacou. O bloco sai do Campo Grande em direção à sede da Biblioteca, nos Barris. A animação continua no Quadrilátero da unidade por conta do DJ Chicco Mendonça.


Quando: Dia 16, quinta-feira, a partir das 16 horas, em frente ao antigo Clube Cruz Vermelha, no Largo do Campo Grande.
Valor da Camisa – R$ 22,00 (vinte e dois reais) – Aquisição no Setor Administrativo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris).
Informações: (71) 3117-6056 / 3117-4811

Por Dentro da Biblioteca apresenta: Setor Audiovisual

Foto: Amanda Julieta/NBV
Durante este verão, o blog da Biblioteca apresentará o especial "Por Dentro da Biblioteca", que, semanalmente, contará um pouco sobre cada setor que compõe as subgerências da mais antiga biblioteca pública da América Latina.

Setor Audiovisual

Visitado geralmente por historiadores e pesquisadores, o Setor Audiovisual da Biblioteca abre as portas para todos os públicos e convida os baianos a passearem pelo universo mágico das imagens e da música. O acervo oferecido é bem diversificado: são 6.260 slides, 5.347 fotografias, 3.883 discos de vinil, 1.825 postais, 705 VHS, 303 mapas, 299 DVDs, 298 diafilmes, 231 pôsteres, 179 plantas arquitetônicas, 80 fitas cassete, 44 atlas e 18 fitas em rolo.

Além das consultas, o setor promove dois projetos mensalmente. O primeiro é o “Filme na Biblioteca”, com duas sessões de cinema toda quarta-feira, às 10h e 15h, apresentando os filmes listados para os principais vestibulares da Bahia. O segundo é o “Música no Áudio”, com mostra de vinis em celebração a datas especiais. Além da programação mensal, o Setor Audiovisual mantém exposições prontas em seu acervo, como a “Reviver Salvador”, que conta a história da cidade através de fotografias e é frequentemente cedida para mostras em outras Instituições e Bibliotecas.

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, o Audiovisual não disponibiliza seu acervo para empréstimo. Todo o material deve ser consultado na Biblioteca, através de cabines individuais que estão passando por uma reformulação. Mais informações pelo telefone: (71) 3117-6078.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Carlos Ventura lança "O Verdadeiro Paraíso" na Biblioteca

Livro O Verdadeiro Paraíso.

O escritor baiano Carlos Ventura, radicado na Suíça, lança amanhã na Biblioteca, às 18h, a segunda edição do livro O Verdadeiro Paraíso. A obra, inspirada na natureza feminina, é composta por contos, poemas, frases, pensamentos e letras de músicas. O Verdadeiro Paraíso é um livro feito para homenagear a mulher e provocar os homens a desvendarem o paraíso do universo feminino.
Ventura, que passeia por outras linguagens artísticas como compositor, músico e dramaturgo, apresenta ao leitor um livro repaginado, com novos textos e uma nova capa, ilustrada por uma tela de Jackson Silva. O prefácio fica por conta de Mariana Brasil e Renata Rimet e a contracapa é assinada pelo jornalista Valdeck Almeida de Jesus. Durante o lançamento, o autor fará uma apresentação musical intimista, com trabalhos seus e de outros artistas da MPB, trazendo como convidado o guitarrista e compositor Luciano Factum.
O Autor
Carlos Ventura – Nasceu em Salvador - BA, ativista cultural, membro da Academia de Letras do Brasil (ALB). É presidente da Seccional da Academia de Letras do Brasil na Suíça, presidente da Associação de Artistas Brasileiros (ABS) na Suíça e membro da Academia de Cultura da Bahia.
O artista já escreveu diversos trabalhos literários, textos para teatro, além de pesquisas sobre cultura e associativismo artístico e cultural. Atualmente, reside na Suíça.

Quando: 10/02, às 18h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca (térreo)
Quanto: Gratuito


ATENÇÃO: O lançamento do livro “O Verdadeiro Paraíso”, que ocorreria hoje, sexta-feira (10 de fevereiro) na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, foi transferido para a Capela da Faculdade 2 de Julho, no Garcia, e será realizado junto a reunião da Academia de Cultura da Bahia, a partir das 17h.  

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Aviso sobre funcionamento da Biblioteca


Ouça na Biblioteca: o brega romântico de Wando


Wanderley Alves dos Reis... Você conhece esse nome? O mundo do brega romântico se despede hoje do seu “queridinho”, mais conhecido como Wando, apelido dado por sua avó quando ainda era criança. Famoso por emplacar grandes sucessos da música brega como “Moça”, “Chora Coração” e “Fogo e Paixão”, o cantor morreu esta manhã, aos 66 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória.

Mineiro de Cajuri, Wando iniciou sua carreira musical em 1969 e teve músicas suas gravadas por grandes nomes da MPB, como Jair Rodrigues, Ângela Maria e Roberto Carlos. O cantor também ficou conhecido por algumas peculiaridades, como os cenários de show decorados com camas de motel e banheiras ou a sua vasta coleção de calcinhas, estimada em 17 mil peças.

Em 43 anos de sucessos, Wando lançou dois DVDs e vinte e oito álbuns. O último CD foi lançado em 2005 e define em poucas palavras a imagem deixada pelo cantor: Romântico Brasileiro, Sem Vergonha.
A Biblioteca disponibiliza alguns vinis de Wando para quem já está com saudade. Mais informações pelo telefone do Setor Audiovisual: (71) 3117-6078.

Wando (1975)
  1. Nega de Obaluaê
  2. Na Baixa do Sapateiro
  3. Na boca do povo
  4. Chega mais
  5. Velho batuqueiro
  6. Moça
  7. Samba magoado
  8. A paz que nasceu pra mim
  9. A mesa
  10. Xavante, lágrimas e poesia
  11. Volta


Vulgar e Comum é Não Morrer de Amor (1985)

  1. Chora coração
  2. Fogo e paixão
  3. Anjo da manhã
  4. Clara
  5. Mesmo nos traindo
  6. Mania de amanhecer
  7. Vulgar e comum é não morrer de amor
  8. Amada menina
  9. Me vem você
  10. De tentação a cantada
  11. Sou louco
  12. Me cace, me ache

Amanhã! Apresentação da "Cia de Trombones da Bahia"


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Aviso sobre funcionamento da Biblioteca


Dica de Leitura: Charles Dickens


Foto: Wikipedia
Hoje é dia de festa no mundo literário: há 200 anos nascia Charles Dickens, o mais célebre romancista da era vitoriana (1837-1901), quando o romance se tornou o gênero principal da Literatura Inglesa.

Dickens nasceu no condado de Hampshire, na Inglaterra. Vindo de família pobre, chegou a trabalhar em uma fábrica de graxa de sapatos antes de estrear sua carreira de escritor. A exploração do trabalho da classe operária se tornaria, mais tarde, tema frequente de suas obras, que são marcadas pelo humor e pela crítica social. Começou a escrever profissionalmente em 1832 como repórter do jornal Morning Chronicle, onde passou a publicar crônicas humorísticas assinando com o pseudônimo de “Boz”, mas só alcançou a fama em 1838, com a repercussão da série Pickwick.

Com o passar dos anos, suas obras se tornariam ainda mais críticas em relação às instituições inglesas, como no romance Tempos Difíceis. Adaptado para o cinema em 1988 com produção portuguesa de João Botelho, Tempos Difíceis é um livro de ideias sobre a sociedade do seu tempo. Outras obras também foram levadas às telonas, como Canção de Natal e David Copperfield, um de seus livros mais conhecidos:

                            Trailler do filme David Copperfield, em inglês. 


Para quem quiser viajar pelo mundo de Charles Dickens, a Biblioteca Pública disponibiliza os seguintes livros para empréstimo:

- O Abismo
- Uma Aventura de Natal e Outros Contos
- As Aventuras do Sr. Pickwick
- Canção de Natal
- A Casa Soturna
- David Copperfield
- Tempos Difíceis

Mais informações:
Setor de Empréstimo – (71) 3117-6021.

Aviso sobre cancelamento de exposição e lançamento de livro


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

50.000 acessos!

Por Dentro da Biblioteca apresenta: Setor Braille


Foto: Mateus Pereira/Secom  
Durante este verão, o blog da Biblioteca apresentará o especial "Por Dentro da Biblioteca", que, semanalmente, contará um pouco sobre cada setor que compõe as subgerências da mais antiga biblioteca pública da América Latina.

Setor Braille

Com um acervo variado de livros, revistas, filmes e audiobooks, o Setor Braille da Biblioteca tem como missão dar suporte aos usuários com deficiência visual em suas tarefas de leitura e escrita. Por aqui, passam cerca de 50 pessoas por semana, de segunda a sábado.

Inaugurado há 40 anos, o setor está passando por uma requalificação de suas obras e ainda disponibiliza ao público máquinas de escrever em braille, que podem ser retiradas para empréstimos, e computadores com softwares especiais de voz, que facilitam o acesso de portadores de deficiência visual ao mundo virtual. Além da consulta ao material disponível em braille, os usuários podem contar com o auxílio de leituras promovidas por voluntários e com serviços de impressão, transcrição e gravação de áudio e vídeo.

Para se tornar voluntário, basta procurar o Setor Braille, que fica no térreo da Biblioteca e funciona de segunda à sexta-feira das 8h30 às 18h. Mais informações sobre programação ou serviços oferecidos podem ser consultadas através do telefone (71) 3117-6093 ou bpeb.sae@gmail.com.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Exposição de livro raro mostra a Bahia na ótica de Odorico Tavares

Clique para ampliar
A Bahia vista por Odorico Tavares pode ser conferida até o dia 29 de fevereiro na Biblioteca Pública, através da exposição da obra Bahia – Imagens da terra e do povo. Lançado em 1951 pela editora José Olympio, o livro é uma reunião de reportagens publicadas na revista O Cruzeiro e tem ilustrações do artista plástico Carybé.

Uma das muitas obras raras disponíveis no acervo da Biblioteca, Bahia – Imagens da terra e do povo é um registro único do universo mágico das festas populares religiosas, dos recantos tradicionais e dos usos e costumes do povo baiano. Aclamado pela crítica, o livro foi premiado com a medalha de ouro na 1ª Bienal Internacional do Livro e Artes Gráficas de São Paulo, em 1961.                

Quando: 01 a 29, das 08h30 às 18h
Onde: Sala de Exposições (2º andar)
Quanto: Gratuito

Aviso sobre funcionamento da Biblioteca





quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lançamento de livro abre exposição na Biblioteca

Clique para ampliar
O Quadrilátero da Biblioteca recebe, no próximo dia 7, o lançamento do livro “Lua, Luar...”, da poetisa e artista plástica Emérita Andrade Ramos. O livro reúne 172 poemas de Emérita e é o primeiro de sua carreira.

Durante o lançamento, será aberta a exposição coletiva “Entre Amigos”, com obras de 26 artistas plásticos baianos. A mostra, que vai até o dia 29 de fevereiro das 08h30 às 21h no Vão do Foyer,  é uma realização do Movimento Cultural ArtPoesia e tem curadoria da professora doutora Graça Ramos.


Quando: Abertura e lançamento do livro dia 07 às 19h. Visitação de 07 a 29, das 08h30 às 21h
Onde: Quadrilátero e Vão do Foyer (térreo)
Quanto: Gratuito

Programe-se! Agenda Cultural/Fevereiro 2012