• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Programa "Mosaico Baiano" gravado na Biblioteca vai ao ar neste sábado

No dia 22 deste mês, a Biblioteca recebeu Alessandro Timbó e sua equipe para a gravação do programa "Mosaico Baiano", veiculado em Salvador pela TV Bahia, canal 11. As gravações aconteceram em variados espaços da Instituição, com a participação de convidados especiais. 

Timbó entrevista Lucas Santanna
O primeiro entrevistado foi o músico baiano Lucas Santanna, que falou sobre o seu novo disco "O Deus que devasta mas também cura" e sobre o clipe recém-lançado da música "Para onde irá essa noite?”. A escritora Camila Fraga também foi entrevistada pelo apresentador Alessandro Timbó e falou sobre "Socos no Escuro", o seu livro de estreia, lançado recentemente pela editora Bartlebee. Em seguida, o programa deu lugar para a música de Claudia Cunha, cantora que nasceu em Belém e vive em Salvador há mais de 15 anos. Acompanhada de um violonista, Claudia cantou alguns sucessos de sua carreira.

Escritora Camila Fraga fala sobre seu livro de estreia
Encerrando as participações, Kilma Alves, diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, e Edwin Neves, coordenador do Núcleo Biblioteca Viva, falaram sobre a Instituição e a sua programação cultural. O programa gravado na Biblioteca vai ao ar neste sábado (01/09), a partir das 13h45. Quem perder a exibição, poderá assistir através do site do "Mosaico Baiano".

Claudia Cunha canta acompanhada de violonista
Fotos: Amanda Julieta/NBV

Dica Cultural: Projeto Cirandas reúne a criançada no Palacete das Artes

Foto: Divulgação
Neste sábado, dia 01 de setembro, a partir das 15h30, o Palacete das Artes promove mais uma edição do projeto “Cirandas”. Coordenado pela professora Saula Chequer, a atividade tem como objetivo integrar a criançada ao universo da literatura e das artes, a partir de atividades lúdicas.

Com duas horas de duração, o “Cirandas” reúne leitura  de livros, contação de histórias, jogos, música e brincadeiras de roda. O acesso a todas as atividades desse projeto é gratuito. Realizado pelo Palacete das Artes Rodin Bahia, com o apoio da Diretoria de Museus do IPAC, o projeto volta a acontecer nos dias 15 e 29 de setembro, sempre às 15h30.

Quando: dia 01/09, a partir das 15h30
Onde: Palacete das Artes Rodin Bahia (Graça)
Quanto: Gratuito
Fonte: DIMUS-BA

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dica Cultural: Palácio da Aclamação sedia apresentação de música eletroacústica

Foto: Lázaro Menezes/Divulgação
Na próxima segunda-feira (03.09), às 20h, o Palácio da Aclamação recebe a quinta projeção sonora do projeto "Música de Agora na Bahia", com a participação dos premiados compositores e performers internacionais Jon Appleton e Paul J. Botelho. Realizado pela Associação Civil Oficina de Composição Agora (OCA), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, o projeto "Música de Agora na Bahia" vem trazendo a nova música de concerto, produzida nas academias mais avançadas daqui e do mundo, ao público baiano.

Nesta projeção sonora especial, ambientada no luxuoso cenário do Palácio da Aclamação, a dupla vai apresentar  ao público onze peças de sua autoria, utilizando diferentes técnicas, indo da mídia fixa às intervenções vocais, ao piano, computador e vídeo.

O "Música de Agora na Bahia" é uma série de atividades que englobam concertos, projeções sonoras, seminários, palestras, mini-recitais em escolas públicas e intervenções urbanas, se estendendo de maio até dezembro de 2012.

Quando: dia 03/09 (segunda-feira), às 20h
Onde: Palácio da Aclamação (Passeio Público)
Quanto: Gratuito

Dica de Leitura: Audiolivros no Setor Braille

Clique para ampliar
A Dica de Leitura de hoje é para os portadores de deficiências visuais. A Fundação Dorina Nowill Para Cegos doou a Biblioteca 10 títulos de audiolivros, que agora podem ser encontrados no Setor Braille, térreo. Entre os exemplares, estão "A Auto-estrada", suspense psicológico de Stephen King, e "O Retorno do Jovem Príncipe", uma homenagem do poeta argentino Alejandro Guilhermo Roemmers ao célebre "O Pequeno Príncipe", de Antoine Saint-Exupéry.

Os audiolivros são obras diferenciadas, onde as histórias são contadas através da voz. Além dos livros doados, o Setor Braille, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h, conta com um acervo variado de audiolivros, filmes, livros e revistas em braille. Confira as nossas sugestões:

- Bilionários por acaso -  Bem Mezrich
- O retorno do jovem príncipe - Alejandro Guilhermo Roemmers
- A auto-estrada - Stephen King
- Um amor para recordar - Nicholas Sparks
- Armando a barraca - Nick Fisher
- A garota de capa vermelha - Sarah  Blakley-Cartwrigth
- Escuridão - Elena P. Melodia
- Café da manhã com Tiffany - John Edwin Wintle
- Uma vida sem limites- Ick Vujicic
- Morte e vida de Charles Saint Cloud - Bem Sherwood

Informações: (71) 3117-6020

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Palestra "Mapas Pensantes e Neuroeducação" acontece na Biblioteca

Clique para ampliar
Nesta sexta-feira (31), às 10h, acontece na Biblioteca a palestra "Mapas Pensantes e Neuroeducação – uma experiência pioneira no Brasil". O evento, promovido pelo Instituto Roerich, é gratuito, inédito em Salvador e vai ser conduzido pelo Prof. Dr. David Hyerle, criador dos Thinkings Maps (Mapas Pensantes), uma nova linguagem visual de ensino comum e interativa que busca potencializar as habilidades dos pensamentos dos estudantes. 

Quando: dia 31/08 (sexta-feira), a partir das 10h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito
Informações sobre inscrições: mapaspensantes@gmail.com.

Resultado do Concurso Cultural “100 mil acessos – Aqui você também participa da nossa História!”

No mês de agosto, o Blog da Biblioteca alcançou a marca dos 100 mil acessos e, para comemorar, lançou o Concurso Cultural “100 mil acessos – Aqui você também participa da nossa História!”. Para participar do concurso, os interessados enviaram uma foto sua na Biblioteca, seja visitando a Instituição ou participando de ações culturais. 

O prazo de participação foi entre os dias 13 e 27 de agosto de 2012. Após o encerramento, a equipe do Núcleo Biblioteca Viva analisou as fotos enviadas e escolheu a vencedora, que vai levar para casa um box contendo 10 DVD's da Coleção "Bahia de Todos os Cantos". 

A ganhadora foi Victoria de Albuquerque, com uma foto tirada em maio de 2011, na comemoração do aniversário dos 200 anos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia:

Clique para ampliar

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dica Cultural: "Papo de Escritor" com Adelice Souza e Rudival Rodrigues

Escritor Rudival Rodrigues/Foto: Divulgação

O projeto "Papo de Escritor", realizado pela União Brasileira de Escritores-UBE/BA, tem como convidados do mês de setembro a dramaturga, diretora de teatro e contista Adelice Souza e o escritor Rudival Rodrigues. O encontro será realizado no próximo sábado (01), às 10h, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul), com a mediação do editor e jornalista Roberto Leal.

O projeto funciona como um espaço, na qual os autores participantes podem apresentar seus trabalhos, dialogar com outros artistas da palavra, além de falar de suas vivências literárias, livros publicados, leituras referenciais, entres outras questões ligadas ao universo mágico do livro. O público presente ainda tem a oportunidade de adquiri livros dos escritores em destaque, na sessão de autógrafos que ocorrerá no final do evento, que tem entrada gratuita.

O "Papo de Escritor" é um projeto organizado pela União Brasileira de Escritores – UBE/BA e tem como objetivo promover o diálogo entre escritores e o público apreciador da literatura contemporânea produzida na Bahia, além de incentivar a leitura de novos autores e divulgar a produção dos escritores da nova geração, para o público em geral.

Quando: dia 01/09 (sábado), às 10h
Onde:  Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul, Salvador)
Quanto: Gratuito

Seminário "Excelência em Biblioteca" acontece em setembro na UFBA


Quando: dia 10/09 (segunda-feira), a partir das 09h
Onde: Auditório do PAF III - UFBA (Ondina)
Quanto: Estudantes de pós-graduação e profissionais - R$30,00
Estudantes de graduação - gratuito
Inscrições: Presenciais, no dia 10/09, a partir das 08h. Mais informações: (71) 3338-4706

Biblioteca recebe apresentações musicais de coral e camerata

Clique para ampliar
Na próxima terça-feira (04), a Biblioteca recebe as apresentações da camerata "Opus Lumen" e do coral "Pequenos Cantores da Monsanto". O evento acontecerá no Quadrilátero (térreo), a partir das 15h, com entrada gratuita.

Formada por seis músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia, a camerata "Opus Lumen" se apresentará às 15h, executando peças eruditas contemplando a música clássica e passando pela música popular estilizada. Com o intuito de aproximar o público comum da música erudita, o grupo de câmera promove uma integração entre os músicos e a plateia, tornando estreita a relação entre a música clássica e o repertório apresentado.

Às 16h, o coral "Pequenos Cantores da Monsanto" começará a sua apresentação, sob a regência do maestro Alcides Lisboa. Formado por 50 crianças de 7 a 14 anos, o coral é um trabalho de arte musical com objetivo de beneficiar crianças em situação de vulnerabilidade social das comunidades de Camaçari e Dias D’Ávila, desenvolvendo talentos artísticos, criatividade e conhecimento sobre cidadania através da música.

Quando: dia 04/09 (terça-feira), a partir das 15h
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mais uma Dica Cultural! Casa da Música apresenta Orquestra de Pandeiros & Convidados

Clique para ampliar
Celebrando 5 anos de projeto, a Casa da Música realiza mais uma edição do Sarau de Itapuã e recebe hoje (27), a partir das 18h, as bandas Toco Yme Voy, Zulus e a Orquestra de Pandeiros de Itapuã, na Lagoa do Abaeté.

A Casa da Música, inaugurada em 1993 com o objetivo de abrigar acervos (literatura, instrumentos musicais, objetos) que retratem a história da música baiana, vem fomentando a produção cultural da comunidade e contribuindo para a democratização do acesso a cultura através da realização de exposições temporárias, Saraus e Bate Papos Musicados, sempre com temas ligados a música.

Quando: dia 27/08 (segunda-feira), a partir das 18h
Onde: Casa da Música (Lagoa do Abaeté - Itapuã - Salvador-BA)
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Exposição "Sonhos e Recôncavo" em cartaz na Caixa Cultural Salvador

Foto: Divulgação

A Caixa Cultural Salvador apresenta, até 10 de setembro de 2012, a exposição “Sonhos e Recôncavo”, do artista baiano Valdney Suzart. As obras combinam figuração, abstrato, real e irreal. Todos estes elementos representados por figuras humanas e objetos, mergulhados numa atmosfera de mistério e absurdo. O horário de visitação ao público será no período das 9h às 18h, de terça a domingo, com acesso gratuito e livre para pessoas de todas as idades.

Na mostra, o artista traduz para o visitante um mundo misterioso, simbólico e poético. Suzart deixa emergir das cavernas do seu inconsciente ideias filtradas e reprocessadas pelo consciente, levando em consideração a cultura na qual está situado. Ele enfatiza o realismo visual, reproduzindo as imagens do mundo exterior com exatidão e minúcia, e executa seu trabalho utilizando recursos técnicos e expressivos, como a perspectiva científica, a cor local e o desenho de detalhe. Sua arte é capaz de horrorizar por sua crueza e, em outro momento, maravilhar pela graça e beleza.

Quando: até 10/09, de terça a domingo, das 09h às 18h
Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, Centro)
Quanto: Gratuito

"Filmes para o Vestibular" apresenta: O Que É Isso, Companheiro?

Clique para ampliar
Nesta quarta-feira (29), o projeto "Filmes para o Vestibular" apresenta o longa "O Que É Isso, Companheiro?", de Bruno Barreto, um filme que retrata a situação do Brasil durante o período da Ditadura Militar e a implantação do AI-5. O projeto é uma iniciativa da Biblioteca para quem quer se dar bem no vestibular e acontece todas as quartas-feiras na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar), às 10h e 15h, com entrada gratuita.

Sinopse
Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.

Trailler


Quando: dia 29/08 (quarta-feira), às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Quanto: Gratuito
Apoio: Locadora Vídeo & Cia – Site: www.locadoravideoecia.com.br

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dica Cultural: Concerto em Homenagem aos 100 Anos de Jorge Amado

Clique para ampliar
No dia 29 de agosto,  às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza concerto especial pela Série Jorge Amado para homenagear o baiano ilustre que intitula o projeto. O concerto tem um programa de peças brasileiras, incluindo a estreia mundial de “Viagem de Gabriela”, encomendada pela OSBA ao renomado músico e compositor paulista André Mehmeri. A apresentação terá a  regência do maestro Carlos Prazeres e a participação da jovem soprano Carla Cottini, como solista convidada, além dos atores Caco Monteiro e Nataly Cabañas, como narradores.

Mais três composições integram o concerto: do maestro e compositor Francisco Mignone (1897-1986), Maracatu (Dança do Chico Rei e da Rainha Ginga); Radamés Gnattali (1906-1988), Brasiliana nº 3; e César Guerra-Peixe (1914-1993), O Gato Malhado, peça sinfônica baseada no romance infantil “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – uma História de Amor”, de Jorge Amado (1912-2012).

A entrada para o concerto custa R$10, mas a Biblioteca disponibiliza cinco pré-convites gratuitos, que podem ser trocados por ingressos até 30 minutos antes do espetáculo. Quem se interessar, pode entrar em contato com o Núcleo Biblioteca Viva pelos telefones: (71) 3117-6041 ou 3117-6079 ou através do e-mail: bpebbibliotecaviva@gmail.com

*Cada pré-convite vale 01 par de ingressos.

Quando: 29 de agosto, quarta-feira, às 20h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto: Ingresso (inteira): R$ 10,00
Informações sobre o concerto: (71) 3117-4899 (TCA)

Curso abordará elementos econômicos e os reveses políticos e sociais de 1920

Clique para ampliar
Na segunda-feira (27), às 17h, o curso Conversando com a sua História recebe como palestrante o professor historiador Luís Henrique Silva Sant’Ana com o tema "O bicho papão da horda negra, o quebra-bondes e os interventores da Revolução de 1930 em Salvador".

Luís Henrique Silva Sant’Ana destaca que na década de 1920 no Brasil houve o período de instabilidades políticas e sociais. E em outubro de 1929, a quebra da Bolsa de Nova Iorque agregou aos problemas brasileiros o componente econômico. Em meio às turbulências da economia mundial e à crise política brasileira as tensões sócio-raciais ficaram mais evidentes no Brasil, sobretudo na Bahia. Assim esses e outros assuntos serão expostos em sua aula e depois debatidos com o público.

Todas as palestras do curso serão registradas em suporte digital para posterior transcrição e publicação na Revista de História da Bahia, periódico da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, eventualmente sorteado no Conversando com sua História. O curso é uma promoção do Centro de Memória da Bahia (CMB), espaço do conhecimento vinculado à Fundação Pedro Calmon/SecultBA.

Fonte: ASCOM/FPC

Quando: dia 27/08 (segunda-feira), às 17h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dica de Leitura: Centenário de Nelson Rodrigues

Clique para ampliar
Há 100 anos, nascia em Pernambuco o dramaturgo, escritor e jornalista Nelson Rodrigues, reconhecido como um dos mais importantes autores teatrais brasileiros. Criador de peças famosas como "O beijo no asfalto" e "Vestido de noiva", Nelson teve suas obras adaptadas para o cinema e a televisão, além de ter espetáculos reproduzidos largamente em todo o país. Morreu em 1980, vítima de complicações cardíacas e respiratórias, deixando uma bibliografia valiosa, dividida em contos, crônicas, romances e peças teatrais.

Em homenagem ao centenário do autor, a Biblioteca preparou uma Dica de Leitura especial. Os livros indicados podem ser encontrados no Setor de Empréstimo (térreo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h, aos sábados, das 08h30 às 12h, e aos domingos, das 10h às 16h. Mais informações: (71) 3117-6021.

Confira:

O beijo no asfalto (teatro)
Um homem casado beija a boca de outro homem que acaba de ser atropelado. Estampado como manchete de jornal, o 'beijo no asfalto' torna-se o assunto mais comentado na cidade. Sexualidade, intrigas, ética na imprensa e crise familiar são os temas principais de "O beijo no asfalto", peça de Nelson Rodrigues escrita para Fernanda Montenegro, que estrelou a primeira montagem em 1961.

O casamento (romance)
"O casamento" é o único romance que Nelson Rodrigues escreveu diretamente para ser publicado em livro, e não em capítulos diários de jornal. Uma saraivada de paixões confessas, desejos inconfessos e mortes violentas atravessa a narrativa - toda ela concentrada às vésperas de um casamento -, tendo como pano de fundo o Rio de Janeiro dos anos 60.

O anjo pornográfico (biografia - Ruy Castro)
A vida de Nelson Rodrigues (1912-1980) foi mais espantosa do que qualquer uma de suas histórias. E olhe que ele escreveu peças como Vestido de noiva e Boca de ouro, romances como Asfalto selvagem e O casamento e os milhares de contos de A vida como ela é... . Mas foi de sua vida, e da vida de sua trágica família, que Nelson Rodrigues extraiu a obsessão pelo sexo e pela morte.Gênio ou louco? Tarado ou santo? Reacionário ou revolucionário? Nenhum outro escritor brasileiro foi tão polêmico em seu tempo.Para escrever O anjo pornográfico, Ruy Castro, autor do consagrado Chega de saudade, realizou centenas de entrevistas com 125 pessoas que conheceram intimamente Nelson Rodrigues e sua família. Elas o ajudaram a reconstituir essa assombrosa história, capaz de arrancar risos e lágrimas.

Vércia Gonçalvez lança primeiro EP nesta sexta na Biblioteca

Nesta sexta-feira (24), a Biblioteca recebe o show da cantora Vércia Gonçalvez para o lançamento do seu primeiro EP. Com cinco faixas, o EP tem uma proposta estética que contempla, ao mesmo tempo, uma identidade musical local, universal, baiana, nordestina e afro-brasileira. O evento acontece no Quadrilátero (térreo), a partir das 19h, e tem entrada gratuita.

Confira o teaser do lançamento:



Quando: dia 24/08 (sexta-feira), às 19h
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Oficinas em homenagem ao Dia do Folclore animam o Setor Infantil

Na tarde desta quarta-feira (22), a Biblioteca recebeu a garotada para comemorar o Dia do Folclore. Alunos do Colégio Maria Helena e frequentadores do Setor Infantil participaram das oficinas "Bumba-meu-boi" e "Vamos pegar o Saci?", com muita leitura, arte e diversão.

Clique para ampliar
Na oficina "Bumba-meu-boi", oferecida para crianças maiores de 10 anos, a garotada confeccionou um boi utilizando materiais reciclados, depois da leitura de histórias sobre o folclore. Já em "Vamos pegar o Saci?", baseada no livro "Pedrinho e o Saci", de Monteiro Lobato, os participantes aprenderam como pegar um Saci, reaproveitando materiais para a confecção de brinquedos e, assim, ajudando a preservar o meio ambiente.

Clique para ampliar
O pequeno Luiz Gabriel, de 6 anos, adorou a brincadeira. "Foi muito legal brincar de Saci e eu gostei muito de correr atrás do boi", disse. Já a professora Carol Santos, destacou a importância de preservar a cultura popular cuidando do meio ambiente. "Eu gostei do trabalho de reciclagem, que complementa o trabalho feito em sala de aula. Além disso, é importante a valorização e o resgate das brincadeiras perdidas com a época do computador", declarou Carol.

Fotos: Fidelis Tavares.

Dica Cultural: Capoeira é tema de roda de conversa no Solar Ferrão

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (23.08), às 16h, uma roda de conversa tendo como tema a Capoeira movimenta o Solar Ferrão. Aberto ao público, o encontro contará com a participação de Mestre Dinei, do Grupo da Capoeira Gingarte, Mestre Marcos Grito, do Grupo de Capoeira Mestre João Pequeno, Mestre Poloca, do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, Mestre Molinha, do Grupo de Capoeira Angola Mingolos Filhos da Mandinga, e do cineasta Lázaro Farias, autor do filme Roda do Mundo.

A atividade integra a programação educativa da exposição itinerante "Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade", que está em cartaz na Galeria Solar Ferrão até o dia 30 de setembro. Composta por fotografias de André Cypriano acompanhadas de ilustrações de Debret e Auguste Earle, a exposição conta a história da Capoeira no Brasil, desde seu surgimento no Brasil Colonial até os dias de hoje, com registros de centros de capoeira e capoeiristas de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Nova York, San Francisco, Recife, Brasília, Olinda e Angra dos Reis.

Quando: 23/08 (quinta-feira), às 16h
Onde: Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho)
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3116-6740 ou educativoferrao@gmail.com
Fonte: DIMUS-BA

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Exposição de xilogravuras inspiradas na obra “Os Sertões” entra em cartaz na Biblioteca

Imagem: Divulgação

Os Sertões, escrito por Euclides da Cunha, é a inspiração para a exposição “Os Sertões de Euclides da Cunha em Xilogravuras de Gabriel Arcanjo”, na qual o artista se debruça de forma mais detalhista sobre a Guerra de Canudos em 20 xilogravuras inéditas. Contemplado com o Edital de Demandas Espontâneas da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia em 2011, a exposição conta ainda com o apoio da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

A exposição acontecerá em Salvador e Canudos. Na capital, a mostra acontece no Vão do Foyer da Biblioteca, com abertura programada para às 18h do dia 23 de agosto (quinta-feira), e segue aberta à visitação até o dia 24 de setembro. Na cidade sertaneja, a mostra vai ganhar as ruas através de 20 banneres em grandes dimensões, com abertura no dia 30 de agosto. Em cada cidade o artista ministrará uma oficina de xilogravura, com duração de 04 (quatro) horas, para 20 jovens.

A proposta estética de Arcanjo é mostrar aquele que foi (e ainda é), para muitos pesquisadores, o maior livro-reportagem já feito em língua portuguesa. A obra, lançada em 1902, foi escrita com base na cobertura que o escritor fluminense Euclides da Cunha fez sobre o sangrento episódio como correspondente de o Estado de S.Paulo.

Quando: de 23/08 (quinta-feira) a 24/09, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 21h; aos sábados, das 08h30 às 12h; e aos domingos, das 10h às 16h
Onde: Vão do Foyer (térreo)
Quanto: Gratuito

Interação parasito-hospedeiro é tema do próximo Café Científico Salvador

Clique para ampliar
O "Café Científico Salvador", em parceria com a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, recebe, em agosto, a Professora Doutora Patrícia Veras, da FIOCRUZ, para abordar o tema “Genômica Funcional gera avanços no estudo da interação parasito-hospedeiro?”. O evento acontece na sexta-feira (24), às 18h, na Sala Katia Mattoso (3º andar). 

Neste encontro, serão abordadas as Leishmanioses, que são doenças tropicais negligenciadas e disseminadas em todo o globo. Essas doenças são causadas pelo parasito Leishmania spp., que é transmitido ao homem pela picada do inseto vetor. As leishmanioses podem se manifestar em diferentes apresentações clínicas: a forma tegumentar, que pode ser cutânea ou mucocutânea, e na forma visceral. O aparecimento dessas manifestações depende da espécie e virulência do parasito e da resposta imune do hospedeiro.

Com o objetivo de aproximar cientistas e o público comum, o "Café Científico Salvador" é um projeto científico-cultural realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e pela Livraria LDM.

Quando: dia 24/08 (sexta-feira), às 18h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dica Cultural: Exposição "Vertentes" entra em cartaz no Espaço Xisto Bahia

Foto: Divulgação

Resultado das investigações e experimentações dos alunos do curso de pós-graduação Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação, da Pós EAD Senac Bahia, "Vertentes" é uma das exposições selecionadas no programa de cessão de pautas gratuitas em galerias da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) para o ano de 2012. Pautada para ocupar a Galeria Xisto Bahia (Barris, Salvador/BA), a abertura da mostra coletiva acontece em 24 de agosto (sexta-feira), às 19h30, e terá então visitação até 14 de setembro, de segunda a sexta, das 9 horas às 20h30, e sábado e domingo, das 16 horas às 20h30, com entrada gratuita.

Sob a curadoria de Adalberto Alves, mestre em Artes Visuais, e Célia Aguiar, fotógrafa – que também apresenta trabalhos na mostra –, as obras de Bruno Pataro, Eduardo Silva, Evane Cruz, Fátima Soar, João Dourado, Manuela Ramos, Marilene Costa, Nine Quentin, Qhele Jemima e Valmar Oliveira são desenhos, pinturas, fotografias, vídeos e imagens digitais, demonstrado a diversidade de linguagens, suportes e poéticas da arte contemporânea.

Quando: de 24/08 a 14/09, de segunda a sexta, das 9 horas às 20h30, e sábado e domingo, das 16 horas às 20h30
Onde: Espaço Xisto Bahia (Barris)
Quanto: Gratuito
Fonte: Dimus-BA

Filmes para o Vestibular apresenta: Deus e o Diabo na Terra do Sol

Clique para ampliar
Nesta quarta-feira (22), o projeto Filmes para o Vestibular exibe o filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", do cineasta baiano Glauber Rocha. O projeto acontece todas as quartas-feiras, com sessões às 10h e 15h, e é uma iniciativa da Biblioteca para quem quer se dar bem nos vestibulares das universidades públicas e para quem não dispensa um bom filme. A exibição acontece na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar) e tem entrada gratuita.

Sinopse
Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém, ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

Trailler


Quando: dia 22/08 (quarta-feira), às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Apoio: Locadora Vídeo & Cia – Site: www.locadoravideoecia.com.br

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dica Cultural: Dia do Folclore na Biblioteca da Câmera Municipal de Salvador

Clique para ampliar
Representando o "Projeto Biblioteca Amiga", a Biblioteca da Câmara Municipal de Salvador, no Centro de Cultura, realiza uma atividade cultural em comemoração ao Dia do Folclore. Com brincadeiras cantadas representando o folclore brasileiro, o evento acontece na próxima quarta-feira (22), a partir das 14h.

A abertura, às 14h, terá uma palestra sobre o Folclore com a poetisa Ana Rosa dos Santos, do Grupo de União e Consciência Negra (GRUCON), em parceria com o Ponto de Cultura Luiza Mahin (AMCSL). Entre os personagens mais conhecidos da história popular estarão presentes e representados pela professora Mel Nascimento o Bumba-meu-boi, Mula-sem-cabeça e Saci-Pererê.

Quando: dia 22/08 (quarta-feira), a partir das 14h
Onde: Biblioteca da Câmara Municipal
Quanto: Gratuito

Vércia Gonçalvez lança seu primeiro EP na Biblioteca

Clique para ampliar
Na próxima sexta-feira (24), a Biblioteca abre as portas para a música da cantora baiana Vércia Gonçalvez e recebe o show de lançamento do seu primeiro EP. O evento acontece no Quadrilátero, a partir das 19h, e tem entrada gratuita.

Com cinco faixas, o EP tem uma proposta estética que contempla, ao mesmo tempo, uma identidade musical local, universal, baiana, nordestina e afro-brasileira. A direção musical é assinada por Zé Livera e a banda de gravação foi composta por Zé Livera (violão e guitarra), Alex Medrado (baixo) Gabriel Barros (guitarra), Marcos Santos (bateria e percussão) e Titi Reis (percussão).

Quando: dia 24/08 (sexta-feira), às 19h
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dica Cultural: Marcela Bellas se apresenta no projeto "Música no Parque"

Clique para ampliar
A cantora e compositora baiana Marcela Bellas vai se apresentar na edição do dia 19 do projeto dominical Música no Parque, às 11h, no Parque da Cidade. No show gratuito, Bellas estará acompanhada de Ricardo Hardmann (bateria), Gabriel Domingues (guitarra) e Larriri Vasconcelos (baixo).

Marcela Bellas vai mostrar um repertório variado, composto de canções autorais, parcerias e releituras, que incluem "Mais Que Nada", de Jorge Ben, "Bloco do Prazer", de Moraes Moreira e Fausto Nilo, "Tantinho", de Carlinhos  Brown, e "Telúrica", de Baby  Consuelo, dentre outras.

Quando: dia 19/08 (domingo), às 11h
Onde: Parque da Cidade
Quanto: Gratuito
Fonte: A Tarde

Setor Infantil promove oficina em homenagem ao Dia do Folclore

Clique para ampliar
Na próxima quarta-feira (22), das 14h às 17h,  o Setor Infantil da Biblioteca promove a oficina gratuita “Bumba-meu-boi”, em homenagem ao Dia do Folclore. Estão sendo oferecidas 15 vagas para crianças maiores de 10 anos.

A partir de leitura de livros, revistas e exibição de vídeos sobre o folclore brasileiro, os participantes vão confeccionar um boi utilizando materiais recicláveis. Em seguida, será feita uma encenação da Festa do Bumba-meu-boi, tradicional no Dia do Folclore, que foi criado em 1965, através de um decreto federal, e simboliza a cultura popular brasileira.

O folclore é a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo, expressos de diversas maneiras, seja oralmente, por escrito ou encenados. Conhecer e estudar o folclore significa contribuir para que este mantenha vivo, perpetuando, assim, cada cultura. 

Quando: dia 22/08 (quarta-feira), das 14h às 17h
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quanto: Gratuito

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dica Cultural: "Jorge Amado e Universal" no Museu de Arte Moderna da Bahia

Clique para ampliar

Como parte das comemorações do centenário de Jorge Amado, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) homenageia o escritor baiano com a exposição "Jorge Amado e Universal". A mostra ganha o térreo do Casarão, a Capela e a Galeria 1 do MAM-BA com fotografias, objetos, folhetos de cordel, filmes e imagens, cuja maioria é inédita para o público. A visitação de "Jorge Amado e Universal" é gratuita e segue até 14 de outubro, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Já o "Ano Jorge Amado" envolve uma ampla e diversificada programação cultural, desenvolvida pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA) ao lado de diversas instituições e personalidades ligadas ao universo e obra do autor, até dezembro (2012). 

“Essa exposição é um desafio prazeroso de cumprir, tendo em vista a importância e alcance do homenageado e de sua obra. Buscamos elementos para que o público mergulhe em um vasto repertório de conteúdos sobre o homem, o escritor e a obra”, relata William Nacked, diretor-geral de Jorge Amado e Universal. “O público no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, já ultrapassou 130 mil pessoas. Tenho certeza que em sua terra Jorge Amado vai fazer ainda mais sucesso.” 

Quando: até 14 de outubro, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia
Quanto: Gratuito
Fonte: MAM-BA

Dica de Leitura: Turma da Mônica Jovem

Quem gosta da "Turma da Mônica", levanta a mão! Criada por Maurício de Sousa, a turma vem conquistando gerações desde 1959, através de personagens carismáticos como a dentuça Mônica, a comilona Magali e os travessos Cebolinha e Cascão. A garotada que não dispensa uma boa história da Turma vai se divertir à beça com a Dica de Leitura de hoje: a "Turma da Mônica Jovem". Os gibis estão disponíveis no Setor Infantil da Biblioteca, que funciona de de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h e  aos domingos, das 10h às 16h.

Lançada em 2008, os gibis da "Turma da Mônica Jovem", em estilo mangá, trazem uma nova versão da turma, que passou da fase da infância. Agora, os desafio são outros e refletem os costumes e descobertas da adolescência. Que tal embarcar com a Turma em um mundo de histórias super legais? São 38 edições recheadas de muita aventura e diversão! Informações: (71) 3117-6093.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Biblioteca Zeca Magalhães abre seleção para estagiários de Biblioteconomia


Clique para ampliar

O CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes, junto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), através da Biblioteca Manuel Querino, oferece duas vagas de estágio para graduandos de Biblioteconomia na Biblioteca Zeca de Magalhães, pertencente ao CRIA. As vagas são para os turnos matutino e vespertino, com a carga horária de 20h semanais. Os interessados devem entrar em contato com Sheila Antas (Bibliotecária da Biblioteca Manuel Querino) pelos telefones: (71) 3117-6384 ou (71) 9993-4723.

Biblioteca recebe dois lançamentos de livros na próxima sexta-feira

Clique para ampliar
Na próxima sexta-feira (17), a Biblioteca recebe dois lançamentos de livros. A partir das 17h40, o escritor Antonio Monteiro lança, no Quadrilátero (térreo), o seu livro “Histórias ora hilárias... ora tristes de animais!”. Já às 18h, na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar), acontece o lançamento do livro “Carta ao Presidente – Brasileiros em busca da cidadania”, organizado pelo jornalista Carlos Souza. Ambos os eventos são abertos ao público e tem entrada gratuita.

Em “Histórias ora hilárias... ora tristes de animais!”, o Antonio Monteiro traz histórias que, através de personagens animais, mostram a importância da amizade sincera. O autor, que ora apresenta um olhar hilário, ora irônico, acredita que os bichos são como pessoas e tem a mesma profundidade que elas em nossas vidas.

Já o livro “Carta ao Presidente – Brasileiros em busca da cidadania”, escrito por 45 autores, tem o objetivo de despertar a consciência dos governantes, em relação aos problemas que perturbam a sociedade brasileira. Os textos estão escritos no formato de artigo, carta, conto, cordel, crônica, poesia e matéria jornalística; todos de cunho cultural, político e social. 

Quando: dia 17/08 (sexta-feira), às 17h40 e 18h
Onde: “Histórias ora hilárias... ora tristes de animais!” - Quadrilátero (térreo)
“Carta ao Presidente – Brasileiros em busca da cidadania” - Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Biblioteca recebe oficinas de palhaço para familiares de deficientes intelectuais

        Clique para ampliar

Até o dia 07 de outubro, acontece na Biblioteca a oficina “Muito prazer, Eu sou palhaço!”, direcionada a familiares de deficientes intelectuais ou portadores de transtornos mentais. As oficinas acontecem sempre aos domingos, das 10h às 13h, na Sala 06 da Biblioteca (3º andar).

As oficinas, ministradas por Laili Flórez e Renata Bereinstein, fazem parte do projeto “Muito prazer, Eu sou palhaço!”, que foi contemplado pelo Prêmio Funart/Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo 2011. Para participar, é preciso fazer a inscrição através do email muitoprazereusoupalhaco@gmail.com ou pelo telefone (71) 8787-3821. Mais informações: http://eusoupalhaco.blogspot.com.br/.

Quando: até o dia 19/08, sempre aos domingos, das 10h às 13h
Onde: Sala 06 da Biblioteca (3º andar)
Quanto: Gratuito

Confira as oficinas da segunda quinzena de agosto no Setor Infantil

Clique para ampliar
Lugar de criança também é na Biblioteca. Com muitos livros, brincadeiras e oficinas, o Setor Infantil da Biblioteca Pública (térreo) convida a turma para uma viagem divertida pelo universo mágico da leitura. Durante a segunda quinzena do mês de agosto, serão oferecidas três oficinas temáticas, que celebram o Dia do Folclore. As oficinas acontecem nos dias 15, 22, 27, 29 e 31/08, com entrada gratuita.

Confira a programação:

Literária
BRINCANDO COM AS ADIVINHAÇÕES
Após leitura de livros sobre o folclore, os participantes tentarão responder as adivinhações e em seguida ilustrarão com desenhos.
– Setor Infantil - Térreo
Dia 15, às 15h

Literária
VAMOS PEGAR O SACI?
Baseado na história de Monteiro Lobato “Pedrinho e o Saci” os participantes aprenderão como pegar um Saci, utilizando material reciclado.
– Setor Infantil - Térreo
Dia 22, às 10h

Artística
BUMBA-MEU-BOI
A partir da leitura de livros, revistas e vídeos sobre o tema, os participantes confeccionarão um boi utilizando materiais recicláveis. Logo após, será feita uma encenação da Festa do Bumba-meu-boi. A atividade será aberta ao público, com idade mínima de 10 anos, e limite de 15 (quinze) vagas.
- Setor Infantil – Térreo
Dia 22, das 14h às 17h

Literária
BAHIA DE TODOS OS ENCANTOS
Dando prosseguimento ao “Projeto Tecendo Caminhos para a Leitura”, que visa à criação ou recriação de histórias de livros em tecido, os participantes ilustrarão os textos com materiais recicláveis com o tema Folclore da Bahia.
– Setor Infantil - Térreo
Dias 27, 29 e 31/08, às 15h

Concurso cultural “100 mil acessos – Aqui você também participa da nossa História!”


                                                                       Clique para ampliar

O nosso Blog alcançou a marca dos 100 mil acessos! Para comemorar a constante parceria com o público, a Biblioteca lança o concurso cultural “100 mil acessos – Aqui você também participa da nossa História!”, onde o participante premiado levará para casa um box com 10 DVD’s da coleção “Bahia de Todos os Cantos”. 

Para participar do concurso cultural, o interessado terá que enviar uma foto na qual ele próprio apareça na Biblioteca, seja visitando a Instituição ou participando de ações culturais. Cada participante poderá enviar apenas 1 (uma) foto, com seu nome completo e descrição do local onde a imagem foi feita, para avaliação do Núcleo Biblioteca Viva. Serão válidas somente as fotos enviadas de 13 a 27 de agosto de 2012.

A foto deverá ser enviada para o email: bpebbibliotecaviva@gmail.com. O resultado do concurso cultural será divulgado no Blog da Biblioteca no dia 29 de agosto, às 15h, e além de ganhar a coleção, o premiado terá a sua foto publicada. Clique aqui para ler o regulamento.

Bahia de Todos os CantosA Bahia de Dona Maria bordadeira do Sisal, de seu Antônio pescador que está aprendendo a ler e escrever, a Bahia da juventude que busca seu espaço em cada canto do estado através da arte, da cultura e do conhecimento. Um programa interativo que busca na opinião dos baianos descobrir a nossa identidade, que discute e apresenta cenários diferentes sobre a nossa Bahia.

Série 1 - Chapada Diamantina, Velho Chico e Sisal
Série 2 - Baixo Sul, Recôncavo e Região Metropolitana
Série 3 - Bacia do Jacuípe, Piemonte de Paraguaçu e Portal do Sertão
Série 4 - Litoral Sul, Sertão Produtivo e Oeste Baiano
Série 5 - Território de Itapetinga, Extremo Sul e Território de Vitória da Conquista
Série 6 - Agreste de Alagoinhas, Vale do Jequiriça e Semi Árido Nordeste II
Série 7 - Itaparica, Sertão do São Francisco e Piemonte da Diamantina
Série 8 - Norte de Itapicuru, Irecê e Território Médio Rio de Contas
Série 9 - Bacia do Rio Corrente, Bacia do Paramirim e Território Metropolitano de Salvador
Série 10 - DVD Interativo - Bahia de Todos os Cantos | 2011 

Regulamento - Concurso Cultural “100 mil acessos – Aqui você também participa da nossa História”

Regulamento

1. O Concurso Cultural “100 mil acessos – Aqui você também participa da nossa História!” da Biblioteca Pública do Estado da Bahia no blog têm caráter exclusivamente cultural e não está, portanto, sujeito a qualquer espécie de cobrança ou à necessidade de desembolso por parte dos participantes, nem vinculação destes ou dos contemplados à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço.
1.1 Vigência da promoção: esta promoção terá início no dia 13 de agosto de 2012 e se encerrará no dia 27 de agosto de 2012.
1.2 No dia 29 de agosto, ocorrerá a seleção da foto premiada, através da avaliação do Núcleo Biblioteca Viva. No mesmo dia, o nome do vencedor da promoção será divulgado no blog, na fan page do Facebook, e no perfil do Twitter da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. 

2. Como participar do Concurso Cultural
2.1 Poderão participar deste concurso qualquer pessoa física, maior de 18 anos de idade, portadora de CPF regularizado e que acesse o blog da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (www.bibliotecapublicafpc.blogspot.com).
2.2 Para participar, o interessado deverá enviar uma foto sua no prédio da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, juntamente com seu nome completo, para o e-mail: bpebbibliotecaviva@gmail.com
2.3 Cada participante poderá enviar apenas uma foto.

3. Premiação
3.1 O leitor sorteado será premiado com um box contendo 10 DVD’s.
3.2 O prêmio é individual e intransferível, e em hipótese alguma poderá ser trocado por outro produto/prêmio ou convertido em dinheiro.
3.3 O ganhador será comunicado do resultado do concurso por meio de um e-mail, no qual será solicitado que enviem seus dados cadastrais (nome completo do participante, CPF, endereço, telefone) em até 72h, via e-mail.
3.4 A Fundação Pedro Calmon não se responsabiliza pela correção dos dados fornecidos, bem como por qualquer informação prestada pelos participantes.

4. Prêmio
Um box contendo 10 DVD’s da “Coleção Bahia de Todos os Cantos 2011”, uma publicação do Governo do Estado, realizada através das Secretarias de Cultural, Comunicação e Planejamento.

5. Entrega do Prêmio
5.1 A entrega do prêmio será realizada no prazo máximo de 30 dias, contados da data da apuração, devendo o ganhador apresentar CPF/MF e RG e assinarem um termo de recebimento e quitação do prêmio.
5.1.1   O prêmio será entregue ao ganhador na BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, localizada na Rua General Labatut, 27, Barris.
5.2 O direito a reclamação do prêmio extingue-se após o prazo de 180 dias, contados da divulgação do texto vencedor.

6. Disposições Gerais

6.1 Os participantes serão automaticamente excluídos desta promoção, no caso de fraude ou má fé comprovada, respondendo civil e criminalmente por seus atos.
6.2 Caso a BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA venha a sofrer qualquer processo, autuação ou problemas relacionados à violação da legislação vigente pelos participantes, como por exemplo, mas sem se limitar, por plágio ou fraude, o participante responsável se compromete a reembolsar todos os danos (prejuízos e lucros cessantes) diretos e indiretos que venham a ser causados à BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA e a quaisquer terceiros.
6.3 O ganhador autoriza a BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, pelo prazo de 1 (um) ano contado a partir do término do período de vigência, a fazer uso de seu nome, voz e imagem, sem qualquer ônus para a BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, para divulgação desta promoção e de seus resultados, em qualquer tipo de mídia.
6.4 É vedada a participação de pessoas jurídicas bem como de funcionários da BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA e da FUNDAÇÃO PEDRO CALMON.
6.5 Todas as dúvidas e/ou questões surgidas da presente promoção serão solucionadas pela promotora da promoção, considerando sempre as normas de proteção ao consumidor em vigor. Das decisões das promotoras não caberá nenhum tipo de recurso.
6.6 A promotora não se responsabiliza por nenhuma falha técnica de transmissão, problemas de acesso à Internet, serviços prestados pelo Blogger ou qualquer caso fortuito ou de força maior que possam impedir a participação do usuário.
6.7 A mera participação nesta promoção caracteriza a aceitação dos termos e condições previstos neste Regulamento.
6.8 Os participantes, ainda, conhecem e aceitam que as Realizadoras não são responsáveis, nem poderão ser responsabilizadas, por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação neste Concurso ou da eventual aceitação do prêmio.
6.9 O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o Concurso suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro fator ou motivo imprevisto que esteja fora do controle da Realizadora e que comprometa o Concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a condução deste como originalmente planejado.
6.7      Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela Comissão Julgadora e podem ser endereçados ao e-mail: bpebbibliotecaviva@gmail.com.

Este é um Concurso Cultural, conforme especificado no art. 30 do Decreto No. 70.951, de 09 de agosto de 1972. A distribuição do prêmio deste concurso é GRATUITA. Concurso Cultural promovido pela FUNDAÇÃO PEDRO CALMON.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Filmes para o Vestibular apresenta: O Crime do Padre Amaro

Clique para ampliar
Quarta-feira é dia de cinema na Biblioteca. No dia 15/08, o projeto "Filmes para o Vestibular" traz mais um clássico do cinema contemporâneo, o longa-metragem "O Crime do Padre Amaro", dirigido por Carlos Carrera. A exibição acontece na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar), com duas sessões: a primeira às 10h e a última às 15h. A entrada é gratuita.

Sinopse
O jovem padre Amaro (Gael García Bernal) acaba de ser ordenado e em breve irá para Roma continuar seus estudos, graças à boa relação que mantém com o bispo. Antes, contudo, deve trabalhar em uma paróquia. Ele é enviado para Los Reyes para atuar sob as ordens do padre Benito (Sancho Gracia), o vigário que aparentemente vive uma existência corrupta e contraditória. Lá Amaro conhece a linda e devota Amelia (Ana Claudia Talancón), filha de Sanjuanera (Angélica Aragón), dona do restaurante mais importante da cidade e amante do padre Benito. Diante do mundo real, Amaro é confrontado com a hipocrisia da Igreja, que condena as guerrilhas mas convive com chefes do tráfico de drogas.

Trailler

Clique para assistir


Quando: dia 15/08 (quarta-feira), às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Quanto: Gratuito
Apoio: Locadora Vídeo & Cia – Site: www.locadoravideoecia.com.br