• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dica Cultural: Exposição "Música Preta Baiana" retrata artistas negros

Imagem: Divulgação
O Visca Sabor & Arte sedia a exposição "MPB - Música Preta Baiana" a partir desta quinta-feira, 01/11, a partir das 19h. Idealizada pela fotógrafa Débora Monteiro e pela jornalista Ana Camila, a mostra reúne fotografias de vinte músicos baianos, negros e independentes, em retratos em P&B. Posaram para lentes da fotógrafa artistas como Larissa Luz, Dão, Flávio Assis, Mariella Santiago, Soraia Drummond, Jorge Hilton, Manuela Rodrigues, Peu Meurray e Afro Jhow.

Os músicos retratados vão se apresentar às terças-feiras de novembro, sempre às 20h, no local da exposição. A "MPB - Música Preta Baiana" fica em cartaz até o dia 30 de novembro, de terça a domingo, sempre das 18h às 02h, com entrada gratuita.

Onde: Visca Sabor & Arte (Rio Vermelho)
Quando: de 01 a 30/11, de terça a domingo, das 18h às 02h
Quanto: Gratuito
Fonte: A Tarde

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Filmes para o Vestibular apresenta: O que é Isso, Companheiro?

Cena do filme "O que é Isso, companheiro?"
Nesta quarta-feira (31), o projeto "Filmes para o Vestibular" apresenta o longa "O que é Isso, Companheiro?", de Bruno Barreto, um filme que retrata a situação do Brasil durante o período da Ditadura Militar e a implantação do AI-5. A exibição acontece na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar), com duas sessões: a primeira às 10h e a última às 15h. A entrada é gratuita.

Sinopse
Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.

Trailler

Quando: dia 31/10 (quarta-feira), às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Quanto: Gratuito
Apoio: Locadora Vídeo & Cia – Site: www.locadoravideoecia.com.br

Dica Cultural: Conversas Plugadas e lançamento de livro no TCA

Clique para ampliar
O Teatro Castro Alves e a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) realizam uma programação dupla na próxima quarta-feira, 31 de outubro, no Foyer do TCA, a partir das 19 horas, com entrada gratuita: o lançamento do livro "Memória urbana: poética para uma cidade", do arquiteto e professor Isaias de Carvalho Santos Neto. O autor também é o convidado do Projeto “Conversas Plugadas”, que terá a participação da arquiteta Naia Alban Suarez, do diretor do Teatro Castro Alves, Moacyr Gramacho, do filósofo e professor José Antônio Saja e do arquiteto e professor Chango Cordiviola. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado. O acesso do público está limitado à capacidade do Foyer.

Reforma urbana – Arquiteto e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, onde lecionou por 20 anos, Isaías Neto é Mestre em Ciências Sociais pela FFCH da UFBA e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP. Ele reúne no livro Memória urbana: poética para uma cidade, textos sobre a primeira capital do Brasil, focalizando Salvador no período entre o início do século XX e os anos 70. “Destaco os anos 20 e 30, com as primeiras intervenções em busca de um esboço de reforma urbana, e os anos 40 com o EPUCS. Este e os anos 50 se mostram divisor de água, com os seguintes tópicos: o desfile dos 400 anos da cidade; a prefeitura torna-se autônoma em relação ao governo estadual; a Universidade da Bahia é fundada e ajuda a promover uma revolução cultural. É nesse ponto que está a nossa modernidade e não, como se faz pensar, nos anos 60 e 70, que produziram resultados opostos”, explica o autor, que levou dois anos e meio para produzir a sua obra. Isaías Neto acrescenta: “A Salvador de hoje está também no livro, vista de forma crítica. Não se trata de revelar diferenças, trata-se de ver o que há hoje como um equívoco cujo resultado é outra cidade, outra estrutura, outra dinâmica”.

Quando: 31 de outubro, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Foyer do Teatro Castro Alves
Quanto: Gratuito (sujeito à lotação do espaço)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dica de Leitura: Dia Nacional do Livro

Capa: Inventário do Irremidiável
O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, data em que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando foi fundada a Biblioteca Nacional. Que tal comemorar este dia com uma boa leitura? A Biblioteca Pública preparou uma “Dica de Leitura” especial, com livros que podem ser encontrados no Setor de Empréstimo da Instituição (térreo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h, aos sábados, das 08h30 às 12h, e aos domingos, das 10h às 16h. Em destaque, “Inventário do Irremediável”, livro de contos de Caio Fernando Abreu, ícone do pós-modernismo brasileiro.

Confira:

Inventário do Irremediável (Caio Fernando Abreu) - Os emblemáticos, revolucionários e referenciais anos 60 não podem deixar de influenciam a obra de quem os estava vivenciando a plenos pulmões, alma e coração. Quando se tem talento e sensibilidade literária para fazer este registro, estão dadas as condições para uma obra. Passados 25 anos, o autor fez uma rigorosa releitura e reescrita de vários contos. O título também foi ligeiramente alterado de “Irremediável” para “Ir-remediável”, num jogo de palavras de superação e transcendências.

Terras do Sem-fim (Jorge Amado) - Durante a guerra pela posse da terra na região cacaueira do sul da Bahia, os irmãos Badaró enfrentam o coronel Horácio da Silveira. A luta pela subsistência se entrelaça com intrigas políticas, relações amorosas e crimes passionais. Dois romances improváveis se destacam em meio aos tiroteios e tocaias - o do jovem advogado Virgílio e Ester, esposa do coronel Horácio, amor condenado a um desfecho sangrento, e o de Don’Ana, a valente filha de Sinhô Badaró, e o “capitão” João Magalhães, um embusteiro que se faz passar por engenheiro militar. Uma página sangrenta da história brasileira elevada à categoria de mito fundador de uma civilização maculada pela cobiça e pela barbárie.

Bagagem (Adélia Prado) - Adélia Prado é uma das mais respeitadas poetisas brasileiras. E foi com esta sua obra de estréia, publicada pela primeira vez em 1976, que a autora deu as primeiras mostras de seu admirável talento. Os poemas de 'Bagagem' nasceram de um período em que Adélia escrevia incessantemente. Apesar de muitos e variados, abordando temas tão diversos quanto o amor carnal, o amor divino, a vocação do poeta, as cores e as dores da vida, os textos possuem uma unidade, uma fala peculiar.

Tudo pronto para a 5ª Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Clique para ampliar
No próximo dia 05 (segunda-feira), a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) realiza a 5ª edição da sua "Lavagem", em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e ao aniversário da atual sede da Instituição. A celebração tem início às 09h, com concentração no Campo Grande, onde baianas, funcionários, poetas, escritores, artistas, circenses, intelectuais, estudantes, populares, frequentadores e amigos da BPEB formam alas para um desfile até a sede nos Barris sob o comando da PracatumNa chegada do cortejo, as baianas realizam a lavagem simbólica das escadarias. E pela tarde, o Quadrilátero da BPEB abre espaço para a música com a banda Candyló e o grupo de samba Batifun.

A "5ª Lavagem da BPEB" é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA), Fundação Pedro Calmon (FPC) e da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com o apoio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), SESC-BA, ACBEU e Shopping Center Lapa.

Confira o áudio sobre a "Lavagem" produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (SECOM):



Quando: Dia 05/11 (segunda-feira), com concentração no Campo Grande às 09h
Onde: Cortejo do Campo Grande até a sede da Biblioteca, nos Barris
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Exposição "Cadê a Bonita?", de Marco Illuminati

Foto: Marco Illuminati/Divulgação
Com projeto expositivo do arquiteto Federico Calabrese, pesquisa a cargo do Prof. Dr. José Eduardo Ferreira Santos e curadoria de Sergio Guedes, a exposição "Cadê a Bonita?" reúne 36 obras do fotógrafo Marco Illuminati, italiano radicado no Brasil. A mostra é uma das selecionadas no programa de cessão de pautas gratuitas em galerias da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) para o ano de 2012. Aberta no dia 26 de outubro, "Cadê a Bonita?" tem visitação até 25 de novembro na Galeria Pierre Verger (Barris, Salvador/BA), com entrada é gratuita.

As fotos retratam mulheres de todas as idades, moradoras da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, região que o autor frequentou durante dois anos, participando do projeto sociocultural e educativo "O Acervo da Laje". “Tentei ficar o mais longe possível da retórica da favela, excluindo qualquer manifestação de miséria ou de pura documentação, abraçando, pelo contrário, uma visão íntima do contexto tratado, com foco nas pequenas coisas do cotidiano na órbita das mulheres, simples momentos que marcassem simples afazeres”, descreve Marco. Parte dos trabalhos é apresentada em paletes de madeira, como suportes que formam módulos distribuídos no chão, em torno dos quais os visitantes poderão circular.

Quando: de 26/10 a 25/11, de seg. a sex., das 9h às 21h; sáb., dom. e feriados, das 16h às 21h
Onde: Galeria Pierre Verger (Barris)
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Fique atento ao funcionamento da Biblioteca no Domingo (28/10)!


Dica Cultural: Dia Internacional da Animação nos espaços SECULT/BA

Clique para ampliar
Em sua 9ª edição, o "Dia Internacional da Animação" é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 200 cidades do país, a realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

O evento também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.

Quando: 28 de outubro, às 19:30
Onde: Centro Cultural Plataforma – Espaço Cultural Alagados – Cine Teatro Solar Boa Vista – Centro de Cultura de Alagoinhas – Casa de Cultura de Mutuípe – Centro de Cultura de Porto Seguro – Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Quanto: Gratuito
Fonte: SECULT/BA

Curso "Conversando com a sua História" é encerrado na próxima segunda-feira

Clique para ampliar
Na próxima segunda-feira, dia 29, às 17h, encerram-se as aulas do curso "Conversando com a sua História", promovido pelo Centro de Memória da Bahia, espaço do conhecimento vinculado à Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). De abril a setembro, o curso recebeu 2.278 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores. 

No encerramento do projeto, o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Antonio Luigi Negro participará ministrando a aula "Os movimentos sociais na Salvador do pós-guerra", na Sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB).

Com a finalidade de abordar aspectos da História da Bahia, o curso ofereceu palestras de professores historiadores como Ubiratan Castro de Araújo, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, Luiz Mott, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Eduardo Torres Cancela da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Erivaldo Fagundes Neves da Universidade Federal de Feira de Santana (UEFS), Mônica Celestino, Elizete da Silva, entre outros. Os temas variaram de sertão, movimentos sociais, religião a biografia e micro-história.

Quando: dia 29/10, às 17h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Biblioteca recebe evento em homenagem a Star Wars

Clique para ampliar
A Biblioteca recebe, neste sábado (27), a partir das 10h, a segunda edição do "Aliança Salvador". O evento, realizado pelo fã-clube Conselho Jedi Bahia, é uma homenagem a saga Star Wars (Guerra nas Estrelas), sucesso do cinema que conquista gerações desde 1977. A programação começa no Quadrilátero (térreo), com a apresentação da Camerata Opus Lumen, integrante do “Projeto Cameratas” da Orquestra Sinfônica da Bahia, que tocará os principais temas de Star Wars, além do seu repertório próprio.

Em seguida, será realizada a “Oficina de Duelos de Sabres de Luz”, para os fãs que quiserem aprender a arte das coreografias dos Jedi idênticas às dos filmes. As inscrições para esta oficina devem ser feitas via e-mail, as regras estão disponíveis no site oficial do fã-clube: http://www.conselhojedibahia.com.br

Na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar), será exibido o documentário “Guerreiros Estelares”, que narra a trajetória de membros do fã-clube internacional "501st Legion" durante a "Parada das Rosas", um dos maiores desfiles dos Estados Unidos. A área do Quadrilátero será preenchida com stands do fã-clube e terá a exposição de papercrafts, arte japonesa de esculturas em papel, realizada pelo expoente nacional e mestre Djacir Pereira. Pela tarde, a partir das 14h, as atrações serão conduzidas na Sala Walter da Silveira. 

Confira o teaser do evento:


Quando: 27/10 (sábado), das 10h às 17h30
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia / Sala Walter da Silveira
Quanto: 1 kg de alimento não perecível. As doações serão revertidas para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA) e para o Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI)

Dica Cultural: II Seminário Baiano de Crítica de Artes

Clique para ampliar
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), dá início às ações que integram o segundo ano do Programa de Incentivo à Crítica de Artes. Nos próximos dias 29 e 30 de outubro, o "II Seminário Baiano de Crítica de Artes" vai reunir profissionais brasileiros reconhecidos no campo para discutir a crítica de artes, com a proposta de divulgar a importância e os aspectos desta produção, agregar profissionais e estimular o interesse de novos autores críticos. 

O Seminário acontece no Espaço Xisto Bahia (Barris – Salvador), sempre das 09h às 13 horas. A entrada é gratuita, aberta ao público até lotação da sala e os interessados em garantir vaga devem fazer pré-inscrição clicando aqui. Para aqueles que não puderem se fazer presentes, os dois dias do evento terão transmissão ao vivo através do Portal do IRDEB (www.irdeb.ba.gov.br), com apoio da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da FUNCEB, permitindo também o acesso de pessoas do interior do estado e de todo o país.

Na segunda-feira (29 de outubro), o Seminário terá como convidadas a professora e crítica de dança Helena Katz e a ensaísta, professora, pesquisadora e curadora Ivana Bentes. Elas vão tratar do tema “Máquina de pós-produção”, explorando de que maneira a produção cultural de massa gerada no século 20 se coloca como uma imensa biblioteca da qual todos podem fazer uso, resultando numa possível indiferenciação entre as figuras do criador e do espectador na arte. Já na terça-feira (30 de outubro), estarão o jornalista, crítico musical e editor Carlos Calado ao lado de Wagner Schwartz, performer, coreógrafo e linguista, para falar de “O negócio da cultura”, no entendimento de que a indústria da cultura se apresenta como qualquer outra: é necessário produzir, vender, comprar. 

Quando: dias 29 e 30/10, das 09h às 13h
Onde: Espaço Xisto Bahia (Barris)
Quanto: Gratuito
Fonte: FUNCEB

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Banda Candyló se apresenta na 5ª Lavagem da BPEB

O grupo Candyló também estará presente na “5ª Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia”, que acontecerá no dia 5 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e do aniversário de 42 anos da atual sede da Instituição. Formada por jovens da Escola de Música Pracatum, a banda dá início as apresentações artístico culturais no Quadrilátero da Biblioteca, às 13h.

A Candyló faz um resgate de ritmos do grande acervo musical que é o Candeal, agregado a composições de grandes compositores baianos. A banda foi batizada por Carlinhos Brown, Candyló significa aquele "Que veio para encantar".

Conheça a música da Candyló:


5ª Lavagem da BPEB - Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) realiza mais uma edição da única lavagem "profano-literária" do calendário cultural da cidade, a "5ª Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia". A celebração, que acontece no dia 05/11 (segunda-feira), tem início às 08h30h, com concentração no Campo Grande, onde baianas, funcionários, poetas, escritores, artistas, circenses, intelectuais, estudantes, populares, frequentadores e amigos da BPEB formam alas para um desfile até a sede nos Barris. Na chegada do cortejo, as baianas realizam a lavagem simbólica das escadarias. E pela tarde, o Quadrilátero da BPEB abre espaço para a música com a banda Candyló e o grupo de samba Batifun. Clique aqui e confira a programação completa. 

Quando: dia 05/11 (segunda-feira), a partir das 09h
Onde: Cortejo com saída do Campo Grande até a sede da Biblioteca (Barris)
Quanto: Gratuito

Café Científico discute uma nova perspectiva sobre o câncer

Clique para ampliar
O "Café Científico Salvador", em parceria com a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, recebe a Professora Susie Vieira de Oliveira, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, para abordar o tema “O desenvolvimento do câncer considerado sob uma perspectiva organicista”. O evento acontece essa sexta-feira (26), às 18h, na Sala Katia Mattoso (3º andar). 

Neste encontro, serão discutidas as principais inconsistências encontradas entre os estudos empíricos e a teoria que explica as bases genéticas do câncer, a Teoria da Mutação Somática, vigente há décadas, e amplamente divulgada em publicações científicas e nos livros didáticos. Para tanto, conceitos como níveis hierárquicos de organização biológica, emergência, determinismo e causalidade serão considerados na tentativa de propor novas abordagens que possam explicar o desenvolvimento do câncer.

Com o objetivo de aproximar cientistas e o público comum, o "Café Científico Salvador" é um projeto científico-cultural realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e pela Livraria LDM.

Quando: dia 26/10 (sexta-feira), às 18h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

terça-feira, 23 de outubro de 2012

5ª Lavagem da BPEB acontece no dia 05 de novembro

Clique para acessar a programação

Subgerência de Recursos Audiovisuais exibe filmes da saga Star Wars

A Subgerência de Recursos Audiovisuais da Biblioteca exibe gratuitamente, hoje e quinta-feira (25), os filmes da saga Star Wars. A exibição está sendo realizada desde ontem em parceria com o Conselho Jedi Bahia, fã-clube baiano da saga, simultaneamente à exposição de trajes dos personagens da série. Os interessados poderão assistir, na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar), com sessões às 10h e 15h, os episódios III, IV, V e VI.

Trailler - Revenge of the Sith:

Trailler sem legendas
Programação:

23/10 (terça-feira)
10h - Episódio III - Revenge of the Sith
Direção de George Lucas

15h - Episódio IV - A New Hope
Direção de George Lucas

25/10 (quinta-feira)
10h - Episódio V - The Empire Strikes Back
Direção:  Irvin Kershner

15h - Episódio VI - Return of the Jedi
Direção: Richard Marquand


Quando: dias 23 e 25/10 (terça e quinta-feira), às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: exposição de Antanas Sutkus na Caixa Cultural Salvador

Foto: Divulgação
Salvador recebe, pela primeira vez, a obra do artista lituano Antanas Sutkus, considerado uma das lendas vivas da fotografia. Imagens inéditas do mundo inteiro fazem parte da exposição que inclui 120 fotografias pertencentes ao Ministério da Cultura da Lituânia.

As imagens registradas desde a década de 50 destacam o povo simples, a rotina e a expressão particular de cada indivíduo. O partido comunista que governava o país na época não as considerava interessantes e, por isso, várias imagens nunca haviam sido ampliadas anteriormente. Apenas os negativos estavam guardados.

A exposição do fotógrafo lituano fica aberta a visitação gratuita até o dia 25 de novembro, na Caixa Cultural Salvador, que fica na rua Carlos Gomes, n 57.

Quando: Até o dia 25/11, de terça a domingo, das 9h às 18h
Onde: Caixa Cultural Salvador
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Aviso sobre funcionamento da Biblioteca


Dica Cultural: Exposição de Rodin no Palacete das Artes chega ao final de temporada

"O Beijo". Foto: Mateus Pereira/Divulgação
No dia 31 de outubro, o Palacete das Artes Rodin Bahia encerra a visitação pública às obras de Rodin que integraram durante três anos a exposição do escultor francês do século XIX, reconhecido e aclamado internacionalmente. A mostra "Auguste Rodin: Homem e Gênio" já foi visitada por mais de 480 mil pessoas, baianos e turistas do Brasil e de outros países, durante o contrato de comodato de três anos firmado entre os Governos da França e da Bahia, constituindo-se num marco para a cultura da Bahia e para as relações entre os dois países.

Inaugurada no dia 26 de outubro de 2009, a exposição fez parte da programação do “Ano da França no Brasil” e, pela primeira vez, o Museu Rodin de Paris cedeu tantas peças do seu acervo para uma exposição de longa permanência. São 62 obras, incluindo “O Pensador”, “O Beijo“, “A Defesa”, “Eva”, “O Homem que Anda”, peças de grandes proporções, e geniais obras de pequeno porte, como “A pequena Sombra”, “Torso da Centaura” e “Estudo para Íris”, entre outras.

Quando: até dia 31/10 (quarta-feira), terça a sexta; das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h
Onde: Palacete das Artes (Graça)
Quanto: Gratuito
Fonte: SECULT BA

Grupo Batifun anima o encerramento da 5ª Lavagem da BPEB

O grupo Batifun também estará presente na “5ª Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia”, que acontecerá no dia 5 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e do aniversário de 42 anos da atual sede da Instituição. Formado por Marcelo Timbó, Júnior Luiz e Fernando Rufino, o grupo vai encerrar a festa no Quadrilátero após o cortejo, a partir das 15h, com muito samba e alegria.

O Batifun é uma referência de samba na Bahia e, desde 2003, tem realizado apresentações em todo o estado. O repertório do Batifun inclui releituras de sambas, além de clássicos do axé, do pagode e músicas autorais como “Desejo de Amor”, “Ziriguidum do Batifun” e “Batida do Coração”.

Conheça a música do Batifun:

Vídeo - Batifun canta "Batida do Coração"
5ª Lavagem da BPEB - Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) realiza mais uma edição da única lavagem "profano-literária" do calendário cultural da cidade, a "5ª Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia". A celebração, que acontece no dia 05/11 (segunda-feira), tem início às 08h30h, com concentração no Campo Grande, onde baianas, funcionários, poetas, escritores, artistas, circenses, intelectuais, estudantes, populares, frequentadores e amigos da BPEB formam alas para um desfile até a sede nos Barris. Na chegada do cortejo, as baianas realizam a lavagem simbólica das escadarias. E pela tarde, o Quadrilátero da BPEB abre espaço para a música com a banda Candyló e o grupo de samba Batifun. Clique aqui e confira a programação completa. 

Quando: dia 05/11 (segunda-feira), a partir das 08h30
Onde: Cortejo com saída do Campo Grande até a sede da Biblioteca (Barris)
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Biblioteca tem vagas abertas para oficina infantil de papercraft

Clique para ampliar
A Biblioteca promoverá, nos dias 25 e 26 de outubro, a oficina "A Arte do Papercraft", para crianças a partir de 10 anos. O papercraft é um método de construção de objetos tridimensionais a partir de pedaços de papel cortados com estilete e fixados uns aos outros com cola. Com orientação de Djacir Pereira, os participantes aprenderão a construir o papercraft através de figuras simples. A oficina será ministrada gratuitamente no Setor Infantil (térreo), oferecendo 15 vagas por dia. 

Quando: 25 e 26 de outubro, às 15h
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quanto: Gratuito
Inscrições: (71) 3117-6093

Grupo Pracatum comanda mini trio na 5ª Lavagem da BPEB

O grupo percussivo “Pracatum” estará presente na “5ª Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia”, que acontecerá no dia 5 de novembro. Composto por 20 músicos adolescentes, o grupo vai comandar o mini trio no cortejo do Campo Grande até a sede da Biblioteca, localizada no bairro dos Barris. A concentração do cortejo começa às 08h30 no Campo Grande, com saída do mini trio às 09h30.

Conheça a música do Pracatum:

Vídeo - Pracatum se apresenta no Qatar
O “Pracatum” é um grupo de músicos capacitados pela Escola de Música Pracatum, que visa resgatar a identidade cultural da Bahia por meio da própria história de formação do seu povo, oferecendo uma mistura de ritmos, ritos e mitos provenientes do cancioneiro popular baiano.

Escola de Música Pracatum - Dos sons dos timbaus, atabaques, berimbaus e agogôs nasceu a Escola Pracatum. Seu trabalho é fundamentado nos valores de uma comunidade que buscou, na apropriação da música e nos laços de parentescos, escrever a sua história. Partindo de uma visão contextualizada, a Escola Pracatum baseia o seu currículo na natureza dos trabalhos musicais, concluídos e em desenvolvimento, realizados por Carlinhos Brown no Candeal.

Clique aqui e confira a programação completa da “Lavagem”.

Quando: 05/11 (segunda-feira), a partir das 08h30
Onde: Saída do Campo Grande até a sede da Biblioteca
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Museu Carlos Costa Pinto sedia encontro sobre acessibilidade

Clique para ampliar
O Museu Carlos Costa Pinto, localizado no Corredor da Vitória sedia o encontro "Cultura e Acessibilidade". O primeiro encontro baiano para espaços museais e instituições socioculturais na perspectiva da acessibilidade acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, com entrada gratuita. Para participar, é necessário se inscrever através do e-mail cultural@museucostapinto.com.br. As vagas são limitadas e serão emitidos certificados aos participantes. Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Quando: Dias 24 e 25/10
Onde: Museu Carlos Costa Pinto (Corredor da Vitória)
Quanto: Gratuito
Inscrições: pelo e-mail cultural@museucostapinto.com.br

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dica Cultural: cursos de capacitação no Centro Técnico do TCA

Imagem: Divulgação
O Centro Técnico do Teatro Castro Alves está com inscrições abertas para a "Oficina de Informática Aplicada aos projetos de Cenografia" ministrada por Marcos Nuñes, arquiteto, cenógrafo e professor da Faculdade de arquitetura da UFBA, que atua no mercado de cenografia desde 2004. O foco das aulas vai ser no desenvolvimento de projetos de cenografia com auxílio de desenho informatizado, através da simulação tridimensional de ambientes e objetos utilizando modelagem 3D. As aulas, com carga horária de 35h, vão ser realizadas as terças e quintas, das 14h às 17h, de 23 de outubro a 22 de novembro.

Estão abertas também as inscrições para a "Oficina Sonorização e Áudio em Linguagem Digital" ministrada por Carlos Santos, músico terapeuta, multi-instrumentista, técnico de sonorização ao vivo e técnico de capitação e mixagem de áudio em estúdio. A oficina tem como foco o ensino sobre equipamento de sonorização ao vivo e a introdução ao áudio digital. As aulas, com carga horária de 35h, vão ser realizadas as segundas e quartas, das 9h às 12h, de 22 de outubro a 21 de novembro, na Sala Polivalente do Teatro Castro Alves.

As inscrições para as duas oficinas começam dia 15 e vão até 19 de outubro e devem ser realizadas no Centro Técnico do TCA, de segunda a sexta, das 14h às 18h. Ao todo serão selecionados 15 inscritos para cada curso, os candidatos devem levar o currículo e o comprovante de experiência com desenho nas respectivas áreas se houver. As vagas são limitadas e os inscritos estão sujeitos à seleção. Mais informações pelos telefones (71) 3117-6164 ou 3117-4875.

Setor de Documentação Baiana disponibiliza exposição virtual sobre Jorge Amado

A "Exposição Virtual" do mês de outubro já está disponível no canal da Biblioteca no Youtube. Em homenagem ao centenário de Jorge Amado, a exposição, criada pelo Setor de Documentação Baiana, fala um pouco sobre a obra e a vida do escritor baiano, aproximando o público do universo de um dos mais importantes nomes da Literatura Brasileira. 

O Setor de Documentação Baiana da Biblioteca apresenta, todos os meses, o "Projeto Memória da Bahia", através da sua "Exposição Virtual". Com uma frequência mensal de 850 frequentadores, entre estudantes e pesquisadores, o Setor têm seu acervo bibliográfico sobre a história e cultura baiana, estimado em aproximadamente 6.500 publicações em formato de monografias, livros, recortes de periódicos, periódicos, folders e catálogos. Confira a exposição "Jorge Amado":

Vídeo - Exposição virtual "Jorge Amado"

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Venha para a "5ª Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia"!

Clique para ampliar

Biblioteca apresenta exposição com trajes dos personagens de Star Wars

Foto: Divulgação
Em parceria com o fã-clube "Conselho Jedi Bahia", a Biblioteca apresenta exposição com os principais trajes da saga Star Wars. A mostra acontecerá no Foyer (térreo) entre os dias 22 e 27/10, das 08h30 às 21h, com visitação gratuita.

A exposição integra o "Aliança Salvador II", evento promovido pelo fã-clube em homenagem aos filmes Star Wars, que terá outras atividades, como a apresentação da camerata "Opus Lumen", da Orquestra Sinfônica da Bahia, que tocará os principais temas de Star Wars, e a exibição da saga na Sala Walter da Silveira, com entrada gratuita. Os trajes que compõem a exposição são confeccionados pelo próprio fã-clube baiano e apresentam ao público os clássicos personagens intergaláticos, como Anakin Skywalker e Darth Vader.

Quando: de 22 a 27/10, das 08h30 às 21h
Onde: Foyer (térreo)
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Oficinas do "I Encontro das Culturas Negras"

Clique para ampliar
Os interessados em participar  das oficinas “Teoria e prática da comunicação para projetos digitais” e “Videodança Afrocontemporâneo Bahia”, do I Encontro das Culturas Negras, tem até o próximo dia 31 de outubro para efetuar inscrições gratuitamente. O evento, que acontece nos dias 08 e 12 de novembro de 2012, em Salvador e Santo Amaro, abrange diversas apresentações artístico-culturais, debates e discussões com pesquisadores, intelectuais, artistas e representantes do movimento negro. As oficinas, com 25 vagas cada, serão realizadas na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), em Salvador, entre os dias 7 e 9 de novembro, das 9 às 12h e das 14 às 16h. Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Confira as oficinas:

1. Teoria e prática da comunicação para projetos digitais
Cultura, comunicação e novas mídias  -  construção de uma proposta de uma  comunicação
Ministrantes: Eduardo Krumpholz e Indira Montoya (Hipermedula.org/Argentina)
Data: 08 e 09 de novembro das 14h às 18h
Local: Escola de Dança da Funceb/Centro de Formação em Artes

2. Oficina de vídeodança Afrocontemporâneo Bahia
Ministrantes: Jaqueline Vasconcelos (Conexão ZAT/São Paulo) e Soraya Vargas e Dixon Quitian (Fundação Imagem em Movimento/Colômbia)
Data: 07, 08 e 09 de novembro das 9h às 12h
Local: Escola de Dança da Funceb/Centro de Formação em Artes

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dica Cultural: exposição "Condenados - no meu país, minha sexualidade é um crime"

Foto: Divulgação
A capital baiana recebe a exposição fotográfica "Condenados - no meu país, minha sexualidade é um crime". A mostra reúne 50 autorretratos de gays que vivem nos 80 países nos quais este tipo de relação é condenada.

O trabalho é resultado da pesquisa do fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon, que utilizou-se da internet como ferramenta, inscrevendo-se em um site de encontros, para contatar homens em quase todos os países onde a homossexualidade é proibida e condenada pelas leis.

Salvador é a segunda cidade da América Latina a abrigar o projeto, que é acompanhado dos testemunhos dos participantes e foi uma forma encontrada por Philippe de revelar o cotidiano dos homens que vivem à margem da sociedade.

Quando: até 16/11, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados, das 08h às 12h
Onde: Centro Cultural Correios (Pelourinho)
Quanto: Gratuito
Fonte: IBahia

Festival de Literatura e Ilustração da Bahia tem inscrições para exposição coletiva

Clique para ampliar
O "1º Festival de Literatura e Ilustração da Bahia" convida artistas e ilustradores, amadores e profissionais, para participarem da exposição coletiva que acontecerá de 27 de novembro a 01 de dezembro de 2012. O texto que guiará a produção das imagens é o conto "A História das Cores" na versão re-contada pelo Sub Comandante Marcos no livro "EZLN-Documentos e Comunicados".

Propondo oficinas, debates e mostras, o  Festival é um evento público que  reunirá autores, ilustradores, agentes literários, investigadores, educadores, editores e outros promotores de leitura em torno de atividades que objetivam refletir sobre as diversas relações entre o texto e a imagem. Em sua primeira edição, o evento acontecerá na Biblioteca, com entrada gratuita. 

Incrições: até o dia 04/11, pelo e-mail ilustrafestival@gmail.com
Quanto: Gratuito
Mais informações: www.ilustrafestival.com.br

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Arte do papercraft ganha exposição e oficina na Biblioteca

Clique para ampliar
A Biblioteca apresenta, a partir de 23 de outubro, a exposição de uma arte diferente e divertida: o papercraft, um método de construção de objetos tridimensionais a partir de pedaços de papel cortados com estilete e fixados uns aos outros com cola. Elaborada pelo artista Djacir Pereira, "A Arte do Papercraft" ficará em cartaz no Foyer até o dia 31 de outubro, das 08h30 às 21h, com réplicas dos personagens dos filmes da saga Star Wars.

A exposição, que tem entrada gratuita, acontece durante o "Aliança Salvador II", evento que homenageia a saga Star Wars e conta com outras atividades, como um concurso de fantasias e a apresentação da camerata "Opus Lumen", da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que tocará os temas dos filmes da saga.

Nos dias 25 e 26 de outubro, às 15h, haverá uma oficina "A Arte do Papercraft", para crianças a partir de 10 anos. Com orientação de Djacir Pereira, os participantes aprenderão a construir o papercraft através de figuras simples. A oficina será ministrada gratuitamente no Setor Infantil (térreo), oferecendo 15 vagas por dia. 

Quando: Exposição - de 23 a 31/10, das 08h30 às 21h
                Oficina - 25 e 26/10, às 15h
Onde: Exposição - Foyer (térreo)
           Oficina - Setor Infantil (térreo)
Quanto: Gratuito
Informações: (71) 3117-6041/6079 ou bpebbibliotecaviva@gmail.com

Dica Cultural: Oficina gratuita no "VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema"

Clique para ampliar
Tema homenageado da 8ª edição do "Panorama Internacional Coisa de Cinema", a pornochanchada também será abordada na oficina gratuita ministrada pelo jornalista, crítico e cineclubista Adolfo Gomes. “Gostoso de ver: uma revisão da pornochanchada brasileira” trará uma análise da evolução do gênero no Brasil e sua contribuição para a afirmação de uma identidade nacional no cinema, traçando paralelo com o chamado “cinema explotation” em desenvolvimento na Europa e EUA  nas décadas de 1970 e 1980.

Restrita a maiores de 18 anos, a oficina acontece entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, das 9h às 13h, no Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha. O tema será trabalhado por meio da exibição de trechos de filmes, documentários e curtas-metragens, contextualizando a cena cinematográfica brasileira do período, o exílio temático e físico dos cinemanovistas, a reação do cinema marginal e os pontos de contato e de tensão entre essas gerações.

Os interessados em participar devem enviar currículo e carta de intenção para o e-mail oficinas.panoramacoisadecinema@gmail.com, colocando o nome da oficina no assunto da mensagem. Quarenta vagas serão oferecidas e as inscrições devem ser feitas até o dia 19 de outubro.

VIII Panorama - Mais de 60 filmes, entre longas e curtas-metragens, serão exibidos em Salvador e Cachoeira durante o VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece entre os dias 25 de outubro e 1º de novembro. Produções de diferentes partes do mundo fazem parte da programação que será exibida no Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha, na Sala Walter da Silveira e no Auditório da Universidade Federal do Recôncavo.

Quando: de 30/10 a 01/11, das 09h às 13h
Onde: Espaço Unibanco de Cinema - Glauber Rocha 
Quanto: Gratuito
Inscrições: até 19/10, pelo e-mail oficinas.panoramacoisadecinema@gmail.com

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Fique atento ao funcionamento da Biblioteca nesse feriadão!


"Festival 5 Minutos" traz games inspirados na obra de Jorge Amado ao Foyer da Biblioteca

Tradicionalmente, o "Festival Nacional 5 Minutos" abre espaço em sua programação para as mais recentes produções brasileiras de jogos eletrônicos. Neste ano, o espaço da "Lanrrauzze" contará com jogos de muita aventura, desenvolvidos na Bahia e em São Paulo. Em homenagem a Jorge Amado, escritor que completaria 100 anos em 2012, muitos desses games têm temas ligados à sua obra Capitães da Areia. Basta vir e se inscrever gratuitamente: por ordem de chegada, com turmas de 10 participantes formadas a cada 20 minutos, a "Lanrrauzze", montada no Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, vai funcionar de 16 a 20 de outubro, das 9h às 21h.

O Festival - Mostras, encontros, oficinas, exposição e "Lanrrauzze", com a presença de instituições, artistas e pesquisadores do Brasil e do exterior, fazem parte da programação do “Festival Nacional 5 Minutos”, que comemora, este ano, a sua 15ª edição. Entre os dias 15 e 20 de outubro, Salvador e outras 11 cidades baianas acolhem atividades totalmente gratuitas integrantes do evento, que contribui para a experimentação na área e para a difusão da produção audiovisual brasileira. Realizado pela Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), o “5 Minutos” tem sua programação completa disponível no site www.dimas.ba.gov.br.

Quando: de 16 a 20/10, das 09h às 21h
Onde: Foyer (térreo)
Quanto: Gratuito

Outubro Rosa

Outubro é o mês de prevenção do câncer de mama, quando a campanha nacional "Outubro Rosa" tenta alertar as mulheres sobre a importância de realizar periodicamente a mamografia. A melhor arma contra o câncer de mama é a prevenção. A Biblioteca também tira a camisa para essa ideia!

Dica de Leitura: Dia das Crianças

Clique para ampliar
Que tal comemorar o Dia das Crianças com uma viagem inesquecível pelo mundo da leitura? Em homenagem à data, a Biblioteca preparou uma “Dica de Leitura” especial, com livros que podem ser encontrados para consulta ou empréstimo no Setor Infantil (térreo). Em destaque, “Menina bonita do laço de fita”, livro de Ana Maria Machado que conta a história de um coelhinho branco que quer ser negro, como a menina por quem se apaixona.

Para começar a pegar livros emprestados no Setor é simples: acompanhada dos pais, a criança precisa apresentar duas fotos 3x4, documento de identificação e comprovante de residência. O Setor Infantil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h e domingo, das 10h às 16h. Confira a nossa “Dica de Leitura”:

Ou isto ou aquilo - Cecília Meireles
Um dos mais belos e mágicos livros da literatura infantil do nosso país. Neste livro a professora, jornalista e poetisa Cecília Meireles nos faz recordar, através dos poemas sutis, um cenário rodeado de brinquedos, lugares, sonhos e fantasias dum país chamado Infância.

Menina Bonita do Laço de Fita - Ana Maria Machado
Um coelho branco apaixonado por uma criança negra. Isso é possível? Sim, e a comprovação está nas páginas do livro "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado. Nosso coelhinho, aliás, vai além: quer também ter a pele escura, igualzinha à da linda menina.

Como se fosse dinheiro - Ruth Rocha
O livro alerta as crianças na hora de comprar lanches na escola e receber de troco chicletes ou balas. O personagem principal desta história é Catapimba, que todo dia levava dinheiro para a escolha para comprar o lanche.

Mais informações: (71) 3117-6093.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dica Cultural: exposição "Brinquedos à Mão" na CAIXA Cultural Salvador

Foto: Divulgação
Está em cartaz, na CAIXA Cultural Salvador, a exposição “Brinquedos à Mão”, que reúne mais de 600 brinquedos populares coletados, principalmente, no nordeste brasileiro. São artefatos utilizados pelas crianças de antigamente, mas ainda presentes em comunidades interioranas, porém, cada vez mais distantes dos centros urbanos. Todos os brinquedos da mostra foram feitos à mão, a partir da transformação da matéria bruta, como barro, pano, pedaços de pau, latas de óleo e caixas de papelão, de forma e estimular a criatividade e a afetividade nas crianças que os utilizam. A mostra fica até 04 de novembro, sempre de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

Durante a exposição os brinquedos ficarão expostos em suportes diversos podendo, alguns deles, ser manuseados pelos visitantes. A exposição remonta a representação de cenas do cotidiano e também que remetem a atividades vinculadas ao trabalho no interior, como pequenos moedores de cana-de-açúcar, carros de boi e moinhos de água, assim como mobílias, para a tão conhecida brincadeira de casinha. Outros brinquedos mais conhecidos também estarão presentes, como pula corda de sisal, peteca e peões. Brinquedos de origem indígenas como barquinhos a vela e boneco feito de pena e argila, também estão contemplados.

Quando: até 04/11, de terça a domingo, das 9h às 18h
Onde: Caixa Cultural Salvador (Av. Carlos Gomes, Centro)
Quanto: Gratuito

Confira as oficinas de outubro no Setor Infantil da Biblioteca

Clique para ampliar
No mês das crianças, o que não falta na Biblioteca é muita brincadeira e aventura para a garotada. O Setor Infantil convida a turma para uma viagem inesquecível pelo universo mágico da leitura, através de oficinas que misturam literatura, arte e muita diversão. Até o final de outubro, ainda serão realizadas três oficinas, com temas que homenageiam a "Semana do Livro" e o "Dia das Bruxas". As atividades acontecem todas as quartas-feiras, sempre às 15h, com participação gratuita. Confira:

17/10 - AMIGO DO LIVRO
Em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca (de 23 a 29/10) os participantes criarão marcadores de livro com material reciclado, após ouvir informações sobre os cuidados com o livro e como manuseá-los.

24/10 - NAS ASAS DA CRIAÇÃO
Em comemoração a Semana do Livro e da Biblioteca (de 23 a 29/10) os participantes criarão um livro coletivo de recortes de gravuras sobre os personagens infantis.

31/10 - CALDEIRÃO DA BRUXA
Em comemoração ao Halloween, o “Dia das Bruxas” (31/10), os participantes da oficina confeccionarão um caldeirão coletivo, onde deixarão suas próprias receitas mágicas.

Quando: 17, 24 e 31/10, às 15h
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quanto: Gratuito

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dica Cultural: exposição “Modigliani: Imagens de uma vida”

Imagem: Divulgação
O MCA (Museu a Céu Aberto), em parceria com o "Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma", traz pela primeira vez ao Brasil, como evento inserido no calendário oficial do Momento Itália – Brasil, a exposição “Modigliani: Imagens de uma vida”.

Após passar por Vitória (ES), no Palácio Anchieta; Rio de Janeiro, no Museu Nacional de Belas Artes; no MASP em São Paulo; e Museu Oscar Niemayer (MON) em Curitiba, a mostra do pintor mundialmente famoso, Amadeo Modigliani, chega a Salvador dia 10 de outubro, no Palacete das Artes – Rodin Bahia. A mostra, que tem obras nunca expostas antes na America Latina, conta com 12 pinturas e 5 esculturas originais do artista, além de inúmeras obras de amigos, como um desenho de Pablo Picasso. A exibição do artista italiano ficará exposta até 30 de novembro no Palacete das Artes –Rodin Bahia.

Quando: de 10/10 a 30/11
Onde: Palacete das Artes - Sala Contemporânea (Graça)
Quanto: Gratuito 
Mais informações: (71) 3117-6987 / 6910

Projeto "Leituras Públicas" convida escritoras Neide Cortizo e Lair Cohim

Clique para ampliar
Na próxima quinta-feira (11), a Biblioteca recebe mais uma edição do projeto “Leituras Públicas”. Com participação das escritoras Neide Cortizo e Lair Cohim, o evento acontece no Quadrilátero, a partir das 17h, e tem entrada gratuita. Além de falar sobre sua obra, as convidadas irão ler trechos de seus livros, respondendo, também, a perguntas do público. A mediação será feita por Luiza Reis. O projeto segue até o mês de março de 2013, com datas, autores e mediadores já definidos. 

O Projeto - Os encontros do projeto "Leituras Públicas" acontecerão uma vez por mês, até março de 2013, trazendo sempre um escritor diferente para falar sobre sua obra. Com esta ação, a Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) da Fundação Pedro Calmon/SecultBA pretende fomentar a cultura da leitura de livros na Biblioteca e o reconhecimento da importância do livro na vida do cidadão, que tem a oportunidade de ouvir os autores lendo suas obras e conversar com eles.

Quando: dia 11/10 (quinta-feira), a partir das 17h
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

"Festival Nacional 5 Minutos" promove encontros no Quadrilátero da Biblioteca


Entre os dias 16 e 19 de outubro, sempre às 18h e com entrada gratuita, o Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia sedia encontros abertos ao público que vão colocar em pauta temas relevantes na cena contemporânea atual do cinema, como distribuição de conteúdos via internet, o mercado da videoarte e a realização de intercâmbios. Os debates com participação de nomes estrangeiros terão tradução simultânea.

O primeiro tema, no dia 16, é “Difusão na Web”, com mediação de José Araripe Junior e participação de Carolina Vianna (SP), da Sunday TV, e Guilherme Whitaker (RJ), do Curta o Curta. No dia 17, é a vez de “Videoarte: Modelos de Negócio”, com Matty Brown (EUA) e Olaf Stüber (ALE) e mediação de Danillo Barata (BA). “Portraits Croisés: Intercâmbio de Documentários”, no dia 18 de outubro, reúne Marie-Claude Bhérer (CAN), Adriano Oliveira (UFRB), José Francisco Serafim (UFBA) e Rogério Luiz Silva (UESB), sob mediação de Denize Galião (HFF Munich).

Para encerrar, no dia 19, a pauta é “5’ na Berlinda”, que tratará do próprio “Festival Nacional 5 Minutos”, quando especialistas e gestores do festival estarão reunidos para fazer uma avaliação do evento, sob a mediação de Francisco Cesar Filho, presidente do Fórum dos Festivais, importante entidade brasileira que agrega eventos de difusão audiovisual.

O Festival - Mostras, encontros, oficinas, exposição e Lanrrauzze, com a presença de instituições, artistas e pesquisadores do Brasil e do exterior, fazem parte da programação do “Festival Nacional 5 Minutos”, que comemora, este ano, a sua 15ª edição. Entre os dias 15 e 20 de outubro, Salvador e outras 11 cidades baianas acolhem atividades totalmente gratuitas integrantes do evento, que contribui para a experimentação na área e para a difusão da produção audiovisual brasileira. Realizado pela Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), o “5 Minutos” tem sua programação completa disponível no site www.dimas.ba.gov.br.

Quando: de 16 a 19/10, às 18h
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

"Festival Xistinho" comemora o Dia das Crianças na Biblioteca

Clique para ampliar


No mês dedicado às crianças, uma parceria entre o Espaço Xisto Bahia, a Diretoria de Audiovisual (DIMAS) e a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) traz ao espaço da Instituição o “Festival Xistinho – Arte, Brincadeira e Traquinagem”. Além da BPEB, o evento acontecerá em diferentes em escolas públicas e no Espaço Xisto, entre os dias 08 e 28/10, com atividades recreativas como contação de histórias, teatro de lambe-lambe, brincadeiras tradicionais, brincadeiras de circo, entre outras.

No Dia das Crianças (12), toda a programação será gratuita e a turminha vai poder se divertir à vontade, com atividades que acontecerão das 13h às 17h. Além da diversão da garotada, a iniciativa tem como objetivo ampliar a frequência do público infanto-juvenil tanto no teatro como na biblioteca, despertando o interesse pela leitura e pela linguagem teatral. Veja a programação para este dia nos espaços da Biblioteca:

Das 13h às 16h Brinquedos e Teatro Lambe-Lambe com Tacira Coelho (sessões contínuas, com duração de 1min cada) no Quadrilátero e na área externa da Biblioteca
13h – Contação de Histórias com a escritora Sandra Poppoff no Setor Infantil
14h – Visita guiada por palhaços
15h – Brincadeiras tradicionais no Quadrilátero

Quando: dia 12/10 (sexta-feira), a partir das 13h
Onde: Setor Infantil, Quadrilátero e área externa da Biblioteca (térreo)
Quanto: Gratuito
Programação completa e informações: http://espacoxisto.wordpress.com/festival-xistinho/