• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Confira as dicas de leitura do Setor de Pesquisa e Referência


Clique para ampliar
A "Dica de Leitura" de hoje da Biblioteca indica obras que estão disponíveis para consulta na Instituição, no Setor de Pesquisa e Referência (térreo). Em destaque, “Iconografia do Cangaço” (foto), com organização de Ricardo Albuquerque, que conta a história do cangaço da época de Lampião. Para consultar o acervo  não é necessário realizar cadastro e o Setor funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h; aos sábados, das 08h30 às 12h; e aos domingos, das 10h às 16h.

Confira:

Iconografia do Cangaço, de Ricardo Albuquerque (org)
O mito de Lampião é um desses casos em que a lenda adquire vida própria. E, se a mãe dessa lenda é a imaginação popular, com os medos e as esperanças depositados na figura de Virgulino, o pai é o próprio Virgulino, com sua força combativa e sua imensa capacidade para a publicidade. Contemporâneo do avanço da tecnologia fotográfica, Lampião foi visionário e assegurou sua posteridade apostando nos jornais e nas lentes certeiras de Benjamin Abrahão. Reunir a iconografia do cangaço é recontar essa história de bravura e crueldade, coragem e covardia. As personagens são riquíssimas, o cenário é vasto. Não falta romance, humor, emoção ou temor. Está tudo aí, numa região que abarca sete estados brasileiros e o imaginário de sucessivas gerações.

Protestantismo Ecumênico e Realidade Brasileira, de Elizete da Silva
Fundamentado suas análises, Elizete da Silva trabalha tanto com fontes escritas - periódicos denominacionais, fontes eclesiásticas, livros, e dissertações - quanto com fontes orais. Com isso, em termos metodológicos, essa obra é um exemplo de como cruzar informações para melhor entender a historia de um grupo. Não se trata exatamente de uma micro-historia, mas de experimentos na compreensão analítica de uma religião minoritária em uma cidade do sertão nordestino.

0 comentários:

Postar um comentário