• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dica de Leitura: Ubiratan Castro de Araújo

A “Dica de Leitura” de hoje da Biblioteca é uma singela homenagem ao professor Ubiratan Castro de Araújo, que nos deixou na manhã desta quinta-feira (03). Licenciado em História, Bacharel em Direito, Mestre em História pela Université Paris X-Nanterre e Doutor em História pela Université Paris IV-Sorbonne, o Prof. Bira, como era carinhosamente conhecido, deixa um legado de grande importância para a cultura nacional.

Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e membro da cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia, Ubiratan era diretor geral da Fundação Pedro Calmon, instituição que administra o Centro de Memória da Bahia, o Arquivo Público da Bahia e as bibliotecas públicas do estado, entre elas a Biblioteca Pública do Estado da Bahia. O Professor foi, ainda, um dos fundadores do Centro de Estudos Afro Orientais (CEAO), presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador e diretor da Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

Os livros indicados pela Biblioteca podem ser encontrados nos Setores de Empréstimo e de Documentação Baiana, sendo este exclusivo para consultas na Instituição. Confira a “Dica”:

Documentação Baiana

A Guerra da Bahia: uma narrativa histórica sobre o processo de conflito social, econômico e racial que aconteceu em Salvador e no Recôncavo entre os anos de 1820 e 1823. Reúne textos extraídos da tese de doutorado do autor, e integra a série de publicações Capítulos, lançada pelo Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia e reeditada pela Fundação Gregório de Mattos com o objetivo de valorizar a importância da participação popular negra na independência do Brasil.

Empréstimo

Histórias de Negro: O livro retrata, através de 12 contos, a vida e costumes do povo negro na Bahia. Tem orelha do poeta José Carlos Limeira e apresentação do historiador João José Reis, que destaca os personagens dos contos como pessoas que a máquina do escravismo e do racismo tentou triturar com maior ou menor intensidade, no entanto, não caíram em lamentações, e nem se fizeram de vítimas. Não se deixaram vencer com facilidade. “São homens e mulheres que reagem, negociam, resistem, atacam, se juntam solidários, às vezes vencem, outras perdem, raramente desistem”, escreve João Reis. 

Sete Histórias de Negros: O  livro é uma coletânea de contos que descrevem a vida de negros da cidade de Salvador. Ao todo, são sete contos, e todos fazem parte da mundividência do autor. A leitura permite referendar o trato pessoal dado pelo autor às histórias que lhe chegaram do convívio com os de sua etnia, delimitando um estilo inconfundível e pouco comum no que se refere à descrição do negro na literatura brasileira. Sete Histórias de Negro foi planejado nos mínimos detalhes para situar-se à margem da literatura nacional e, ao mesmo tempo, igualar-se a ela como uma literatura escrita por negros e que fala de negros, apropriando-se com louvor da chamadaliteratura afrobrasileira. 

0 comentários:

Postar um comentário