• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Biblioteca exibe documentários em homenagem ao Mês da Mulher

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) exibe amanhã (12) uma mostra de curtas-metragens em homenagem ao mês da mulher. A exibição faz parte da programação cultural do projeto “Mulher em Cena” e acontece todas as terças-feiras de março na Sala Alexandre Robatto, às 17h, com entrada gratuita.

A mostra integra quatro documentários baianos produzidos por jovens jornalistas no ano de 2012, com temática feminina. Confira:

Mulheres de Jorge
Gabriela, Tieta, Dona Flor são personagens que Jorge Amado tirou das ruas e levou para as páginas de seus livros. O documentário faz o contrário: retira dos livros a personalidade e o comportamento de mulheres criadas pelo escritor e vai às ruas procurar gente do povo com as mesmas características, mulheres baianas contemporâneas que bem poderiam estar nas páginas dos livros de Jorge.
Equipe técnica: Amanda Palma e Camila Marinho.

A Rua é Delas
Quem são as mulheres grafiteiras que ocupam espaços nos muros de Salvador? O que o grafite representa na vida delas? Depoimentos e imagens inéditas traçam o perfil dessas pioneiras do grafite baiano.
Equipe técnica: Amanda Julieta, Adson Barros, Maíra Figueiredo e Maurício Luz.

A mulher pelos olhos do pagode
O documentário discute a lei antibaixaria, que proíbe canções que depreciam as mulheres, e mergulha fundo no universo do pagode. Quem são essas mulheres que rebolam até o chão? E os músicos, como encaram a questão?
Equipe técnica: Carolina Patriarca, Júlia Freitas e Roberto Muniz.

Mulheres Invisíveis
Idealizado bem antes de Glória Perez levar o drama para a tela da Globo, este documentário traz dois depoimentos emocionantes de mulheres vítimas do tráfico internacional, uma verdadeira máfia que atua em diversos estados, incluindo a Bahia. Tocante e importante – é preciso que mais e mais jovens estejam alertas para este crime.
Equipe Técnica: Carol Garrido, Lindiwe Aguiar, Suiá Silva e Thaís Gouveia.

Quando: Dias 12, 19 e 26/03 (terças-feiras), às 17h
Onde: Sala Alexandre Robatto (Subsolo da Biblioteca)
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário