• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Conheça as convidadas do bate-papo "Tirando de Letra - Mundo Mulher"

Clique para ampliar
Em sua 3ª edição, o projeto “Mulher em Cena” acontece até o final de março na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, promovendo uma série de atividades voltadas para a discussão e a valorização do gênero feminino. No dia 27 (quarta-feira), a partir das 18h30, o Quadrilátero da Instituição receberá o encerramento do projeto, com o bate-papo “Tirando de Letra - Mundo Mulher” e o show da cantora Tathi & Convidados.

Mediado pela atriz e apresentadora Maria Prado de Oliveira, o bate-papo “Tirando de Letra - Mundo Mulher” leva para o palco do Quadrilátero sete mulheres de diferentes segmentos profissionais, que irão compartilhar experiências e os desafios encontrados em suas carreiras. As convidadas desta edição são Mabel Velloso, Deolinda Catarina França de Vilhena, Doris Pinheiro, Negra Jhô, Ninfa Cunha, Lídia Brandão e Vilma Reis.

Conheça um pouco mais sobre as nossas convidadas:



Deolinda Catarina França de Vilhena
Doutora em Théâtre et Arts du Spectacle pela Université de la Sorbonne Nouvelle-Paris III (janeiro 2007). Possui graduação em Comunicação Social - com habilitação em jornalismo - pela Faculdade da Cidade (1983), mestrado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2001), mestrado (DEA) em Théâtre et Arts du Spectacle - Institut d'Etudes Théâtrales - Université de la Sorbonne Nouvelle (2002). Tem experiência na área de Artes: produção teatral, politicas culturais, teatro brasileiro, teatro francês e economia da cultura. É pós-Doutorada, com bolsa FAPESP e estágio de três meses em Paris, na Université Paris Ouest Nanterre La Défense - Paris X.  Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Técnicas do Espetáculo e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Gradução em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.

Doris Veiga Pinheiro
É radialista desde 1983, jornalista formada em 1984 pela Escola de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atriz registrada pelo SATED e Pós-graduada pela Faculdade Jorge Amado em Roteiro para Tv e Vídeo. Passou pela TV Itapoan onde atuou como repórter, editora e apresentadora dos telejornais da emissora, produtora, apresentadora e coordenadora do programa “Mulher Total". Na TV Educativa da Bahia foi apresentadora e comentarista na primeira transmissão ao vivo do carnaval da Bahia, realizada pela emissora. Na Rádio Educadora da Bahia, a jornalista atuou como repórter editora, redatora, coordenadora de produção e de realização de transmissões ao vivo da Rádio Educadora da Bahia e chefe de reportagem, redatora e apresentadora do programa diário Multicultura. Doris é também professora do curso de Jornalismo da Faculdade da Cidade do Salvador e atualmente tem um programa na Rádio Transamérica.

 Lídia Brandão
Doutora em Filosofia pela Universidad de León - España (2003), en el Programa de Comunicación, Acción y Conocimiento. Mestre em Metodologia do Ensino Superior pela PUCCAMP e UNICAMP (1986). Especialista En Derecho Para Las Tecnologías de La Información y de la comunicación, pelo Foro Europeo de Desarrolo Empresarial de España (2003). Especialista em Documentación Aplicada a La Conservación de Bienes Culturales pelo Instituto Del Patrimonio Historico y Cultural / Mec - España (1999), Especialista em Serviços Automatizados Em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1972).Assessora da Reitora da UFBA. Professora Associada atuando no Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA). Presidente e Coordenadora da Comissão Permanente de Arquivo da UFBA. atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.Representante da UFBA no SIGA-Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo/-Subcomissão do Ministério de Educação/ Arquivo Nacional. Autoridade responsável pela Lei de Acesso a Informação na UFBA.


Mabel Velloso
Educadora, escritora, compositora e cordelista baiana nascida em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Filha de José Veloso e Claudionor (Dona Canô) Viana Teles Veloso, é mãe da cantora Belô Velloso, irmã da cantora Maria Bethânia e de Caetano Veloso. Mabel também compõe e muitas de suas músicas já foram gravadas por sua filha, Belô, e por sua irmã, Maria Bethânia. Em 2004 gravou, com Maria Bethânia, o CD "Brincar de Rezar" com as Meninas Cantoras de Petrópolis. Contou histórias em asilos e teatros mostrando o valor da oralidade para se chegar à leitura. Publicou mais de dez livros infanto-juvenis.

Negra Jhô
A menina Valdemira Telma de Jesus Nascimento nasceu na Bahia, entre Candeias e Madre de Deus, no Quilombo Muribeca. Força e ousadia sempre foram a sua marca. Aos 4 anos de idade, os tios e outras crianças zombavam dela porque o cabelo quase não crescia e logo ganhou o apelido de João. A menina ficava zangada, mas fingia que nem ligava. Com uma auto-estima nas alturas, sempre se achou bonita. Desde criança se recusava a esticar o cabelo e usar roupas da moda padronizada, contrariando a vontade de sua madrasta. Foi ainda na infância que o orgulho pela sua identidade afro se afirmou e o talento como cabelereira e estilista se anunciou. Começou trançando os cabelos e reinventando os figurinos de suas bonecas. Logo, suas irmãs e primas aderiram à “moda” proposta por ela. Hoje, trabalha com o que ama: penteados que embelezam as mulheres, decoração e culinária, sempre passeando pela estética negra. “Eu vou na auto-estima, nos valores a sério” diz Jhô, categórica.

Ninfa Cunha
Formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela FACS – Faculdades Salvador S/C (atual UNIFACS). Atua como intérprete-criadora e dançarina intérprete há 13 anos. No início da carreira é premiada em 2° lugar como dançarina – intérprete, na Categoria: Solo Avançado, na Modalidade: Dança Contemporânea, no Festival Internacional Dança Bahia / 99. Participa do Grupo Rodança, como dançarina e Relações Públicas, fazendo a produção, assessoria de imprensa e interpretação do espetáculo “A Dança da Vida sobre Rodas”, em 2001. Em 2002, é uma das fundadoras da Companhia de Dança Inclusiva RodAr. Em Salvador, participa de duas edições consecutivas do Ateliê de Coreógrafos Brasileiros como intérprete-criadora e, também convidada para participar do projeto “Somos Todos Brasileiros” do ator Marcos Frota. Esteve presente em três edições do VIVADANÇA, Festival Internacional (Mostra Casa Aberta). Atualmente, cursando como aluna especial do Bacharelado Interdisciplinar de Artes da UFBA.


Vilma Reis
Tem como parte da sua formação os títulos de Bacharelado e Licenciatura Plena em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (1999/2001) e Mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2005). Atualmente é coordenadora do Programa de Direitos Humanos e, desde 2008 coordena o Projeto Encruzilhada de Direitos - Raça, Gênero e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Negras na Bahia, do CEAFRO - Programa de Educação para a Igualdade Racial e de Gênero/CEAO/FFCH/UFBA. Atua profissionalmente como Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XXIII Seabra e Presidente do CDCN - Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, órgão colegiado da Sepromi – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Racismo e Políticas de Ações Afirmativas, Segurança Pública, Mulheres Negras e Juventude Negra.

Quando: Dia 27/03 (quarta-feira), às 18h30
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

Equipe do VIVA - Núcleo de Produção Cultural 
Edwin Neves - Coordenador de Produção Cultural
Fidelis Tavares  - Produtor Cultural 
Silvia Dias - Produtora Cultural
Juliana Neri - Produtora Cultural
Amanda Julieta - Web Writer

Cleber Fraga - Designer gráfico

0 comentários:

Postar um comentário