• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Fundação Pedro Calmon comemora aniversário com programação diversificada

Clique para ampliar
No dia 06 de maio será comemorado o 27º aniversário da Fundação Pedro Calmon/SecultBA. Para festejar a data, a instituição programou na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), uma série de eventos voltados para o público, com o objetivo de promover a apresentação das ações cotidianas da Fundação.

Uma das principais ações comemorativas será o lançamento da 11ª edição do curso Conversando com a sua História 2013, promovido pelo Centro de Memória da Bahia, às 17h, na Sala Katia Mattoso, no Complexo Cultural dos Barris. Na ocasião, o professor da UFRB de Cachoeira, Walter da Silva Fraga Filho, discutirá sobre a abolição e pós-abolição da escravatura na Bahia. O mesmo tema será pautado por diferentes historiadores nos outros três encontros que acontecerão nos dias 13, 20 e 27 de maio. O projeto é voltado para estudantes, professores e pesquisadores da história da Bahia e os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da FPC.

Neste mesmo dia, às 19h será realizada uma edição especial do projeto Seminários Novas Letras. O evento terá uma palestra do secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) do MinC e Doutor em Filosofia Política, José Castilho Neto e contará também com comentários do Secretário de Cultura Albino Rubim e de João de Morais Filho, Mestre em Cultura e Sociedade da UFBA. O projeto pretende promover o fortalecimento das discussões em torno das políticas públicas da cadeia produtiva do livro, bem como, incentivo a formação de novos leitores. Na programação consta também um debate que possibilitará a troca de experiências entre o público e o palestrante. As inscrições para o evento podem ser feitas clicando aqui.

Também em comemoração ao aniversário da Fundação, será disponibilizada ao público uma exposição virtual sobre a vida e obra do patrono da instituição, o advogado, professor e escritor Pedro Calmon. Organizada pela Biblioteca Virtual Dois de Julho, a mostra estará disponível a partir do dia 29 de abril, quando é comemorado seu aniversário.

Serão disponibilizados totens eletrônicos com acesso a internet no Foyer da BPEB, para que o público possa conferir o acervo de documentos, periódicos e fotografias relacionadas ao escritor. Durante as visitações à mostra, serão distribuídos materiais gráficos sobre a Fundação, o Centro de Memória e a Biblioteca Virtual. A exposição pode ser conferida ainda no site da biblioteca.

O encerramento das comemorações pelo aniversario da Fundação Pedro Calmon fica por conta do VJ Caetano Travassos, que apresentará uma performance em homenagem ao professor e historiador Ubiratan Castro, falecido em janeiro deste ano.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do curso Conversando com a sua História 2013; Quando: dia 06 de maio às 17h; Onde: Sala Katia Mattoso – Complexo Cultural dos Barris; Quanto: Gratuito.
O quê: Seminário Novas letras; Quando: 06 de maio às 19h; Onde: Sala Walter da Silveira – Complexo Cultural dos Barris; Quanto: Gratuito.
O quê: Exposição virtual “Vida e Obra de Pedro Calmon”; Quando: de 29 de abril até 06 de maio; Onde: Foyer – Biblioteca Pública do Estado da Bahia; Quanto: Gratuito.
Inscrições gratuitas do curso Conversando com a sua História: ACESSE
Inscrições gratuitas para o Seminários Novas Letras: ACESSE
Arte gráfica - Nelson Araújo - ASCOM/FPC

0 comentários:

Postar um comentário