• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dica Cultural: BTCA promove intercâmbio com bailarina da Cia de Pina Bausch

Morena Nascimento é a primeira convidada do Pílulas Dançadas 
Afinado com o novo momento que vive o Teatro Castro Alves, em vias de iniciar seu processo de requalificação e modernização através do projeto Novo TCA, o Balé Teatro Castro Alves programou um ano de grandes transformações e mudanças em seu processo criativo.  Até o fim de 2013, os dançarinos desta companhia que completou 32 anos de existência, pretendem encampar oito projetos que compõem o programa anual, batizado como Canteiro de Obras, que investe num desejo de aproximar os artistas do BTCA de diversos setores e camadas da sociedade.

Um destes projetos, que estreia no Hospital Martagão Gesteira (Tororó), na manhã desta sexta-feira, 24 de maio, chama-se Pílulas Dançadas, e traz como coreógrafa convidada a dançarina mineira Morena Nascimento, 32 anos, artista integrante da companhia “Tanztheater Wuppertal, fundada pela alemã Pina Bausch (1940-2009), uma das maiores dançarinas e coreógrafas de todos os tempos. Convidada pelo BTCA, Morena permanece em Salvador até esta sexta para, junto com os dançarinos da companhia baiana, criar os solos e coreografias que irão compor a intervenção no Martagão e outros hospitais ao longo do ano.

A ideia deste novo projeto do Balé Teatro Castro Alves, que tem atualmente o paulista Jorge Vermelho como curador artístico, é ocupar e humanizar os espaços do Hospital (desde a rampa de acesso, passando pela recepção, salas de atendimento, setor de pediatria, ambulatório e leitos em geral) com a presença dos dançarinos.

Pequenos solos e duos de dança serão apresentados nos ambientes hospitalares, com o propósito de interagir com o público, principalmente com os pacientes das instituições. Com a consolidação da sua primeira edição no hospital Martagão Gesteira, o projeto ganha forças e seguirá por outros hospitais e asilos durante todo o ano. O Pílulas Dançadas é coordenado pelas bailarinas Mônica Nascimento, Adriana Bamberg e Solange Lucatelli.

CANTEIRO DE OBRAS – Programa Artístico do BTCA em 2013
O programa artístico do BTCA em 2013 foi batizado de Canteiro de Obras. A ideia este ano é cumprir dois grandes objetivos. O primeiro deles é se aproximar e dialogar com diversos perfis e setores da sociedade. O segundo é desenvolver uma autonomia artística por parte dos seus integrantes. Durante o ano, o grupo desenvolve ações das mais variadas, como o projeto O Que Os Olhos Não Veem, O Coração Sente, coordenado pela bailarina Rosa Barreto, que tem investigado maneiras e estratégias para possibilitar que deficientes visuais possam apreciar um espetáculo de dança.

Quando: 24 de maio (sexta-feira), a partir das 9h
Onde: Hospital Martagão Gesteira (Tororó)
Direção: Jorge Vemelho
Coordenação: Adriana Bamberg, Solange Lucatelli e Mônica Nascimento
Participação: Morena Nascimento

0 comentários:

Postar um comentário