• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Festival "CINESomBA" agita o Complexo Cultural dos Barris na Copa das Confederações

Os cantores Anelis Assumpção, Karina Buhr, Márcia Castro e
Curumin são algumas das atrações do CINESomBA. 
Cinema que dialoga com a música, música que dialoga com o cinema; cineasta que faz música, músico que faz cinema; videoclipe, a mais clara junção entre as duas linguagens: assim é o festival CINESomBA, que ocupa a estrutura do Complexo Cultural dos Barris, o que inclui as salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira, escadaria da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Quadrilátero da Biblioteca e Galeria Pierre Verger. Mostras e instalações, além de exibições audiovisuais em videomapping e transmissão de jogo do Brasil, estão na programação, que se estende ao longo de três dias, de 14 a 16 de junho (sexta a domingo), das 9 às 22 horas, com entrada gratuita. Na lista de filmes, traços da música da Bahia aparecem em curtas, médias e longas-metragens. Ao final de cada dia, um show encerra as atividades em conexão com o que foi visto nas telas, trazendo André Luiz Oliveira, Márcia Castro, Curumin, Anelis Assumpção, Karina Buhr, Mariella Santiago e Moreno Veloso.

Diariamente, durante todo o horário do evento, visitantes vão se deparar com uma instalação sonora com obras do músico Arto Lindsay. Também todos os dias, a partir das 18h30, videoclipes baianos dos mais variados estilos, do rock ao pagode, da MPB ao arrocha, serão exibidos na fachada da Biblioteca e, em seguida, os VJs Jan Cathalá e Caetano Britto, ao lado dos DJs Edbrass e Maira, também fazem suas projeções em videomapping.

Na sexta-feira (14/6), durante a tarde até início da noite, tem os curtas "O Alquimista do Som" (Walter Lima), "Solange Tô Aberta" (Claudio Manoel), "Hip Hop com Dendê" (Fabiola Aquino) e "Brasilianos" (Claudia Chávez), e os médias e longas "O Irrecuperável" (Marcela Bellas), "Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano" (Henrique Dantas) e "Cacau do Pandeiro – O Mundo na Palma da Mão" (Marcio Santos). A mostra contará, ainda, com uma edição especial da obra em construção "A Mensagem de Fernando Pessoa – Mito e Música", do diretor André Luiz Oliveira, que também apresentará, às 21 horas, o show A Mensagem, em homenagem a Fernando Pessoa, com participação da fadista portuguesa Gloria de Lourdes.

No sábado (15/6), a partir das 14 horas, os DJs Edbrass e Maira fazem o som de aquecimento para a transmissão do jogo Brasil X Japão, às 16 horas, no Quadrilátero da Biblioteca. A festa do dia se completa com Márcia Castro, Curumin, Anelis Assumpção e Karina Buhr num espetáculo em reverência aos Novos Baianos.

No último dia, domingo (16/6), além do curta "O Novíssimo Baiano" (Hélio Rodrigues), toda a tarde será recheada de médias e longas: "Efeito Bogary" (Rodrigo Luna e Renato Gaiarsa), "Os Doces Bárbaros" (Jom Tob Azulay), "Úteros em Fúria – Uma Videobiografia" (Chico Castro Jr.), "Samba-Reggae: A Arma É Musical" (Maíra Cristina) e "Sonora Rio Bahia" (Jasmin Pinho). Fechando o evento, Mariella Santiago e Moreno Veloso fazem show em homenagem a Caetano Veloso.

Quando: Dias 14, 15 e 16 de junho
Onde: Complexo Cultural dos Barris
Quanto: Gratuito
Realização: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)
Apoio: Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Foto: Nanda Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário