• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Secretaria Estadual de Cultura oferece programação diversificada para celebrar a Independência da Bahia

Clique para ampliar
No dia Dois de Julho, a Bahia celebra sua maior data cívica, que foi marcada pela luta em prol da Independência do Brasil. A Secretaria Estadual de Cultura/SecultBA, por meio de suas unidades, organizou uma série de ações para celebrar a data. Além da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sedecult), o Instituto do Patrimônio  Artístico Cultural da Bahia (IPAC), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e o Centro de Culturas Populares Identitárias (CCPI) desenvolverão atividades em homenagem ao marco cívico.

Desfile: No dia 02 de julho, o tradicional desfile de filarmônicas e grupos de cultura popular tem início previsto para as 8h, saindo da Lapinha, em direção ao Campo Grande. Serão 13 filarmônicas dos diversos territórios de identidade da Bahia e mais cinco grupos de tradições populares do Recôncavo Baiano participam do desfile com apoio da Funceb. Durante o cortejo o maestro Reginaldo de Xangô, que morreu em 03 de junho de 2013, será homenageado por conta do seu incentivo às manifestações populares da Bahia. No mesmo dia, à tarde, haverá uma saudação ao Caboclo e à Cabocla na Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento). O projeto Esperando o Caboclo, coordenado pelo Centro de Culturas Populares Identitárias, recepcionará o cortejo no Largo do Pelourinho, com clarins na Casa 12 e apresentação do IPACORAL, na Casa 10. Uma extensa programação musical está programada nos largos do Pelourinho, das 14h às 20h.

A tradição dos baianos de decorarem suas casas para celebrar a passagem do cortejo cívico do Dois de Julho ganhará uma premiação especial. O IPAC irá promover, junto com a Fundação Gregório de Matos, Premiação de Decoração de Fachadas dos imóveis inseridos no percurso do Cortejo do Dois de Julho, compreendido da Lapinha até o Terreiro de Jesus.

Campo Grande: De 03 a 05/07, a Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon promoverá a Feira de Livros “Ao Pé do Caboclo”, das 14h30 às 19h, no Largo do Campo Grande, também com a presença da Biblioteca Móvel. Editoras e livreiros estarão presentes, comercializando obras a preços módicos, incluindo publicações da FPC e do IPAC. A Feira também irá ceder espaço para a música popular, com a apresentação do show Três na Folia, com as cantoras Cláudia Cunha, Manuela Rodrigues e Sandra Simões, na terça-feira, dia 03, às 18h, e Dinha Dórea & Banda na quarta, dia 04, às 17h. Também na quinta-feira, 04, às 16h30, o cartunista Maurício Pestana fará o lançamento da revista em quadrinhos "Dois de Julho, a Bahia na Independência".

No dia 05, a Volta da Cabocla percorrerá o percurso inverso do cortejo, do Campo Grande à Lapinha, com saída prevista para às 19h e animação do Bandão Verde e Rosa. O desfile contará com a participação de grupos populares e será acompanhado por orquestras, em mais uma homenagem ao maestro Reginaldo de Xangô, que por muitos anos conduziu os festejos à frente da sua orquestra.

Ao longo do mês, nas bibliotecas, museus e centros culturais da SecultBA haverá exposições, visitas guiadas, aulas públicas, oficinas e um seminário internacional sobre as independências na América, destacando a importância das lutas travadas na Bahia e em outras regiões para a conquista da liberdade. Acompanhe toda programação: http://www.fpc.ba.gov.br/2dejulho/ e nas redes sociais.

CORTEJO CÍVICO: Inscrito no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Cortejo do Dois de Julho é um bem cultural, elevado à categoria de patrimônio imaterial da Bahia, que reverencia as lutas, fatos, personagens e locais que fizeram parte da trama da Independência do Brasil na Bahia. O Registro do Cortejo foi chancelado pelo Governo do Estado em dezembro de 2006, e retificado em julho de 2009.

O Cortejo percorre lugares que foram palco das lutas pela independência, incluindo o Conjunto Arquitetônico da Soledade, tombado como Patrimônio Material da Bahia desde 1981. O Conjunto foi o mais importante acesso-norte no século XVIII, ligando a zona dos Currais Velhos (Barbalho) à Estrada das Boiadas (Estrada da Liberdade), por onde entraram as tropas brasileiras que consolidaram o movimento libertador.

0 comentários:

Postar um comentário