• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Confira as "Dicas de Leitura" do Setor de Pesquisa e Referência

Livro "Nação Quilombo"
A Biblioteca preparou uma lista de livros para quem não dispensa uma boa leitura. As obras indicadas estão disponíveis para consulta na Instituição, no Setor de Pesquisa e Referência (térreo). Em destaque, “Nação Quilombo” (foto), de Joel Rufino dos Santos, que aborda as transformações do negro na sociedade. Para consultar o acervo do Setor de Pesquisa e Referência não é necessário realizar cadastro. O Setor funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h; aos sábados, das 08h30 às 12h; e aos domingos, das 10h às 16h. Confira:

Nação Quilombo – Joel Rufino dos Santos
A presença africana na sociedade brasileira vai muito além da imagem simplificada da miscigenação racial. Ela consolidou-se em vários âmbitos históricos e culturais; na música, desde o samba e o jongo até a MPB; na culinária; na religiosidade; na literatura; nas artes plásticas e também na língua portuguesa falada no Brasil. Apesar disso, ainda há discriminação racial contra o negro no Brasil, malgrado a luta pela conscientização da sociedade e a organização política de diversos grupos em torno do chamado "movimento negro". Cada um de seu modo, a partir de suas experiências de vida e profissionais, os autores fazem reflexões sobre essas questões. Dividido em três partes, este livro aborda as transformações do negro na sociedade. 

Espelho do Brasil, A Arte Popular Vista por Seus Criadores – Daniela Name
Um diário de viagem feito pela jornalista Daniela Name e a fotógrafa Selmy Yassuda, que reúne entrevistas e imagens de vários representantes da arte popular brasileira. A ideia era visitar as casas e ateliês dos artistas, captando assim a essência de suas criações in loco. Elas viajaram por todo o Brasil desvendando a história da arte nas diversas regiões do país. A viagem começou com as esculturas em barro e madeira dos artistas do Ceará e de Pernambuco, passou pelas figueiras de São Paulo, pelas máscaras de carvalhada de Goiás e terminou em Minas Gerais, com as noivas de barro do Vale do Jequitinhonha.

Caminhos da Independência – Paulo Cesar Nascimento
A obra traça um panorama sobre a nossa colonização de origem portuguesa, injetando todas as suas crenças, culturas e valores. De Pedro Álvares Cabral à D. João VI, deu-se um grande impulso para a expansão da civilização européia no Brasil. Em um curto período, o Governo Português fundou: a Real Academia Naval e a Academia Militar Real (escolas militares), a Biblioteca Nacional, o Jardim Botânico e a Escola de Medicina (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro), estes no Estado do Rio de Janeiro, e a Escola de Medicina na Bahia, Portos e Capitanias pelo Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário