• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Dica Cultural: Exposição "Entre Pedras e Telas" no Museu Udo Knoff

Imagem: Divulgação
A partir do dia 5 de julho, às 18h, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica apresenta a exposição Entre Pedras e Telas – Um diálogo, uma inspiração. A mostra é resultado de uma parceria entre a unidade vinculada à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA). Com 36 criações dos alunos das disciplinas “Teoria e Técnica da Pintura” e “Pintura I”, a exposição segue em cartaz até 15 de setembro. A visitação é gratuita.

Orientados pelo artista plástico, mestre em História da Arte e professor da EBA, Anderson Marinho, os estudantes se inspiraram em parte da coleção de azulejos do museu que atualmente está em exibição na mostra Azulejos de Udo para produzir as pinturas, em sua maioria, trabalhos com tinta acrílica e óleo sobre tela. Anderson também é o responsável pelo projeto expográfico da mostra. O conjunto de azulejos preservados pelo museu inclui painéis decorativos de autoria do próprio Udo e criações de representativos artistas locais, a exemplo de Jenner Augusto, Genaro de Carvalho, Sante Scaldaferri e Calasans Neto.

O acervo conta ainda com azulejos remanescentes de casarões do Centro Histórico de Salvador, reunidos pelo patrono do museu nos anos 60 e 70. As peças são datadas dos séculos XVI ao XX e são originárias de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda e Itália. O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica funciona na Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho, de terça a sexta, das 12h às 18h, e nos finais de semanas e feriados, das 12h às 17h.

Quando: De 5 de julho a 15 de setembro de 2013
Onde: Museu Udo Knoff - Pelourinho
Quanto: Gratuito
Fonte: DIMUS/BA

0 comentários:

Postar um comentário