• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Projeto "Leituras Públicas" promove encontro entre Bahia e América Latina

Lande Onawale / Divulgação
Em comemoração aos 190 anos da Independência do Brasil na Bahia, a Fundação Pedro Calmon/Secult BA realizará nos dias 29 a 31 de julho e 1º de agosto o “Seminário Internacional Independências nas Américas”. O evento contará com mesas e conferências que acontecerão em Cachoeira, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano/UFRB, e em Salvador, no Complexo Cultural dos Barris e na Reitoria da Universidade Federal da Bahia/Ufba. No dia 30, às 17h, no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado, o “Leituras Públicas” terá o poeta João de Moraes Filho como mediador da mesa que vai promover o encontro entre a Bahia e América latina, representadas por Lande Onawale e Gustavo Tátis.

O jornalista e escritor colombiano Gustavo Tátis já publicou diversos livros entre poesias, crônicas, contos, ensaios e novelas. Ganhador do Prêmio Nacional de Jornalismo Simón Bolívar (1992), Prêmio Nacional de Conto Infantil (2002) e Prêmio de Jornalismo sobre Virgínia Woolf. É editor cultural do jornal El Universal, de Cartagena das Índias, onde mora atualmente. Seus poemas já foram traduzidos para o inglês e alemão. Em 2011, fez sua primeira exposição individual como artista plástico, colocando à mostra 40 trabalhos em acrílico.

Lande Onawale é soteropolitano, filho do Terreiro Tanuri Junsara, graduado em História, compositor e educador. No início dos anos de 1990, publicou os primeiros poemas no Jornal Nacional do Movimento Negro Unificado e participou de diversas antologias: Cadernos Negros, Quilombos de Palavras, Terras de Palavras e Black Notebooks. Em 2003, publicou seu primeiro livro individual de poemas, “O vento” e em 2006, teve o trabalho “Coração suburbano” adaptado para a série ‘Salvador em Versos’ da TV Educativa Bahia. Durante a Bienal do Livro em 2009, o autor lançou edição especial do conto “Domingo” e dois anos depois publicou “Kalunga: poemas de um mar sem fim”, com poemas em inglês e português. Em 2012, seu primeiro livro de contos “Sete: diásporas íntimas” foi lançado pela Mazza Edições.

Quando: Dia 30 de julho (terça-feira), às 17h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Barris
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário