• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Shows percussivos e homenagem a Luis Henrique Dias Tavares marcam abertura do Seminário Internacional sobre Independências

Orquestra de Pandeiros Itapuã fará show de abertura
Uma grande festa celebrará os 190 anos de Independência do Brasil na Bahia, durante a abertura do “Seminário Internacional Independências nas Américas”, dia 30 de julho, no Complexo Cultural dos Barris. A partir das 18h, haverá projeção de videomapping com imagens dos festejos do Dois de Julho, pelo VJ Caetano Travassos. Logo depois, às 18h30, as escadarias da bicentenária Biblioteca Pública do Estado da Bahia será palco para a Orquestra de Pandeiros Itapuã, que apresentará clássicos do cancioneiro popular, utilizando um dos instrumentos percussivos mais representativo da identidade nacional.

Homenagem – Às 19h, na Sala Walter da Silveira, políticos, autoridades e historiadores da Bahia e de outros estados brasileiros prestarão uma homenagem a um dos mais importantes pesquisadores e divulgadores da história da Bahia, o professor doutor Luis Henrique Dias Tavares, por sua contribuição para a memória cultural do Estado e sua trajetória, formando gerações de estudiosos da história. Será lançado um infográfico da Biblioteca Virtual Dois de Julho (www.bv2dejulho.ba.gov.br), com informações da vida e das obras do historiador, além de depoimentos de amigos e admiradores.

A festa de lançamento contará ainda com uma apresentação da Orquestra São Salvador, sob regência do Maestro Fred Dantas, a partir das 20h, no Quadrilátero da Biblioteca Pública. Toda programação cultural é gratuita e integra o “Seminário Internacional Independências nas Américas”, que acontece entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, com mesas de historiadores e conferências em Cachoeira, na Universidade Federal do Recôncavo, e em Salvador, no Complexo Cultural dos Barris, e na Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

Para encerrar o Seminário, acontece o Show da Independência, com o cantor Aloísio Menezes, dia 1º de agosto, 20h, no Largo Teresa Batista, no Pelourinho. Com presença no teatro e passagem pelo Cortejo Afro, o ator e cantor Aloísio Menezes é uma das vozes mais vibrantes e elogiadas da música baiana. Em 2012, participou da gravação e da turnê de divulgação do cd Xirê Reverb – HB Tronix, produzido pelo músico paulista Guga Stroiter, reunindo cânticos do candomblé ao jazz.

Fonte: Fundação Pedro Calmon

0 comentários:

Postar um comentário