• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dica Cultural: MAM-BA comemora 50 anos no Solar do Unhão

Clique para ampliar
Uma pessoa. Com direito a fazer apenas uma questão sobre a arte e a experiência humana, à procura de uma resposta em uma conversa a três. Essa é a Noite do Oráculo, que integra a programação do projeto MAM Manifesto. E essa é apenas uma delas. “A partir de uma conversa, você pode especular respostas possíveis para as questões que inquietam”. Essa é explicação do diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Marcelo Rezende, para as intenções que guiam a realização do evento que acontece no dia 1º de novembro, no Casarão do MAM-BA.

O pensamento sobre encontrar respostas através do contato não termina com a Noite do Oráculo. O evento se traduz como um episódio emblemático da política do museu para a criação de espaços de diálogo, troca e interações. No encontro (que acontece na noite entre o Dia das Bruxas e o feriado do Dia de Finados), um representante do museu e o artista Arthur Scovino, ao lado de uma pessoa sorteada entre as previamente inscritas, farão do diálogo um meio para encontrar uma possível resposta para o até então misterioso assunto. “Estamos construindo ferramentas para ampliar nossas possibilidades, novas peças para um programa que supõe o museu como um centro de pesquisa e de diferentes conhecimentos que surgem a partir de encontros e de ações desse tipo”, explica o diretor, que prepara junto com a equipe do museu e seus colaboradores o lançamento da Revista Contorno, produzida e editada pelo MAM-BA.

Depois de pesquisar sua história, o museu cria agora uma plataforma para a sua própria narrativa, processos, documentação e pensamento. Segundo seus realizadores, a Revista Contorno é uma janela para observar as ideias, os sentimentos, os autores e os demais elementos que se articulam para criar uma política do museu, com suas escolhas por determinados artistas e seu entendimento dos espaços presentes nas atividades do MAM e da Bienal.

O lançamento da publicação bilíngue acontece na noite de 8 de novembro, simultaneamente ao evento que dá nome ao programa MAM Manifesto, no qual os convidados – os diretores Márcio Meirelles e Fernando Guerreiro e o ator transformista Mitta Lux – realizam leituras públicas de manifestos seminais para a história da cultura brasileira.

Com uma política de tornar evidente o pensamento do museu, aumentando seu alcance e expondo a reflexão em um espaço de discussão pública, o MAM-BA realizou ao longo do ano – e realiza especialmente durante o mês de seu aniversário no Solar do Unhão – leituras públicas, debates, uma série intercâmbios que ganham força e outras possibilidades com as novas publicações do museu e as ações educativas. Além disso, o museu recebe no dia 9 de novembro a Escola da Dança da UFBA para uma apresentação especial. A ideia central que guia ações é fazer circular as ideias e cuidar para que elas se relacionem plenamente com o lugar e o tempo, pensando o museu não através de seu aspecto físico, mas imaterial, como uma microutopia que se manifesta através das suas diversas atividades.

Confira a programação: http://migre.me/grY8v

0 comentários:

Postar um comentário