• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Dica Cultural: CineFacom exibe “A Rebelião Pinguina” de Carlos Pronzato

Clique para ampliar
Nesta quarta-feira (27), o CineFacom exibe o documentário “A Rebelião Pinguina: Os estudantes chilenos contra o sistema”, do cineasta argentino radicado na Bahia Carlos Pronzato. Também será feita uma retrospectiva da obra do cineasta, através de um vídeo com fragmentos de seus filmes. A mostra especial é voltada ao videoativismo, trazendo um dos diretores mais renomados deste gênero filmográfico, Carlos Pronzato, que participará de um bate-papo com o público após a exibição. A sessão acontece às 19 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O filme
Em maio de 2006, o Chile presenciou o surgimento e maturação do movimento de estudantes secundários, que configuraram um processo de luta e imensa força com mais de um milhão de estudantes mobilizados em todo o território nacional. Com protestos de rua e principalmente tomadas de colégio, os pinguins, como são conhecidos os estudantes secundaristas no Chile, exigiram não só melhoras na educação, mas também mudanças estruturais no país e selaram um caminho de luta.

Autor
Nascido na Argentina, o cineasta Carlos Pronzato vive no Brasil desde 1989.  Poeta, escritor, diretor teatral e cineasta, teve suas obras audiovisuais e literárias destacadas pelo compromisso com a cultura, a memória e com o protagonismo popular. Possui documentários clássicos sobre as mobilizações populares que derrubaram presidentes em 2001 e 2003, na Argentina e Bolívia, respectivamente, filmes de memória, de historia e da celebração da cultura e da luta dos afro-latino-americanos .

Projeto
Criado em fevereiro de 2013, por meio do Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAFacom), o projeto CineFacom  tem sido um espaço de circulação e reflexão da produção audiovisual universitária e contemporânea. O Cinefacom promove mostras quinzenais, de variados gêneros e temáticas, possibilitando a inscrição de vídeos de estudantes matriculados na UFBA. Atualmente o CineFacom é realizado com apoio da UFBA através do Edital PROEXT/Eventos 2013, com emissão de certificados de horas de extensão acadêmica.

Quando: Dia 27 de novembro de 2013, às 19 horas
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA - Ondina
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário