• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dica Cultural: Grand Thèâtre Pão e Circo reestreia em Salvador

Divulgação | Foto: Rogério Cunha
Sucesso de público e de crítica, o espetáculo teatral Grand Thèâtre: Pão e Circo volta a cartaz, em Salvador, desta vez no Espaço Caixa Cultural Salvador, de 05 a 08 de dezembro, às 20h, com exceção da apresentação do domingo, programada para as 19h. Selecionada pelo Edital do Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, a peça vencedora do Prêmio Braskem de Teatro de Melhor Atriz (2007) já foi vista por mais de 10 mil pessoas, entre temporadas, turnês, festivais e especiais para TV. Com direção, atuação e roteiro de Carol Kahro, o monólogo permanece atual ao fazer uma sátira à espetacularização do cotidiano nos programas jornalísticos da televisão brasileira, que retrata, de forma chocante e catastrófica, a realidade social do país. O ingresso será trocado por um quilo de alimento não-perecível.

A equipe técnica permanece a mesma, mas o público poderá conferir mudanças tanto na direção artística do espetáculo quanto no figurino da personagem central, que passa a ganhar maior identidade com a estética anárquica do punk-rock. As cores quentes do figurino em contraste com as cores vibrantes das projeções de TV compõem o cenário da dramaturgia, que também valoriza o corpo performático da atriz – que explora as variadas nuances da voz e da mímica corporal dramática.

O monólogo traz Carol Kahro na personagem de característica grotesca e de personalidade anárquica, que interpreta diferentes personagens cr
iadas com base em eventos desencadeados a partir da leitura de uma notícia. Grand Thèâtre: Pão e Circo é uma sátira bufonesca que representa uma farsa – gênero dramático com tendência para o ridículo, caracterizado por situações caricatas.

“É uma personagem que ri das mazelas e representa traços de desejos e de alienação da sociedade do espetáculo”, afirma a atriz. Natural de Salvador e formada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Carol, 35 anos, é contundente: “Estimular as pessoas a frequentar o teatro e outras manifestações artísticas é um desafio de todos”, comenta, fazendo um contraponto em relação à cultura de rápida apreensão, que não estimula o pensamento crítico.

Quando: De 05 a 08 de dezembro de 2013, quinta a sábado, às 20h, e domingo às 19h
Onde: Espaço Caixa Cultural Salvador. Av. Carlos Gomes, 57, Centro.
Quanto: 1kg de alimento não-perecível. A troca deverá ser feita no local e dia do espetáculo, a partir das 9h, até o esgotamento dos ingressos.
Fonte: SecultBa

0 comentários:

Postar um comentário