• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dica Cultural: Exposição “E o Silêncio Nagô Calou em Mim” chega a Salvador

Divulgação
Os instantes eternizados pela fotógrafa e pesquisadora premiada Denise Camargo nas imagens da exposição E o Silêncio Nagô Calou em Mim alforriam as crenças e tradições africanas sufocadas no preconceito de uma nação que insiste em negar ou desconhecer traços indeléveis de suas próprias raízes. Em cartaz no Centro Cultural Correios a partir do dia 19 de dezembro de 2013, a mostra traz imagens acompanhadas de textos, trilha sonora composta especialmente para o projeto, vídeo e um ambiente interativo.

As lentes de Denise focam a cultura afro-brasileira ao entrar no espaço mítico-ritual do candomblé, revelando o processo de criação da artista no território sagrado dos ritos. “Parti da premissa que o território sagrado das cerimônias de candomblé é um espaço de experiência, de imersão cultural, de contemplação e respeito ao acervo de saberes”, detalha ela, que recebeu o Prêmio Palmares em 2012, para publicação da tese Imagética do candomblé, uma criação no espaço mítico-ritual e o Prêmio Brasil Fotografia – Bolsa para desenvolvimento de projeto, este ano.

O resultado do trabalho surpreendeu até a própria fotógrafa, que sempre pensou em tirar o tema do lugar comum. “Em geral, o que se fotografa são os rituais públicos, que são lindos. Mas a minha proposta é reflexo de uma convivência, um mergulho, uma permissão. Quis acrescentar algo àqueles que não conhecem o candomblé e lancei mão de uma luz singular para não tornar o registro fotográfico tão óbvio”, observa Denise.

A curadoria de E o Silêncio Nagô é de Diógenes Moura, escritor, editor, roteirista e curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 1998 e maio de 2013. Moura endossa que a exposição reforça o debate contemporâneo sobre a diversidade étnica e cultural do Brasil como um patrimônio imaterial, desconstruindo visões errôneas e estereotipadas, tão recorrentes, sobre a realidade afro-brasileira.

Quando: De 19 de dezembro 2013 a 22 de fevereiro de 2014, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h e sábados das 8h às 12h
Onde: Centro Cultural Correios - Pelourinho
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário