• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dica Cultural: A Livraria LDM e a UEFS Editora convidam para o lançamento do livro "Sertania - Sabenças de uma saga agridoce"

Clique para ampliar
A Livraria LDM e a UEFS Editora convidam para o lançamento do livro Sertania - Sabenças de uma saga agridoce, de Miguel Almir Lima de Araújo, sexta-feira, 21 de março, das 17h30 às 21h, na LDM do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.

Sobre o Livro - “Sertania...” se descortina como desdobramento de uma ampla pesquisa realizada nos Sertões de 5 estados do Nordeste (Sergipe, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Bahia) e Norte de Minas Gerais. Nesta pesquisa foram sedimentados repertórios bastante expressivos acerca dos modos de vida, dos saberes e sentires – das sabedorias/sabenças – que constituem a vida cotidiana, as pelejas e celebrações dos povos dos Sertões no destinar de suas sagas agridoces. A pesquisa contou com o apoio da UEFS e da FAPESB.

Nesses repertórios fica bastante acentuada a presença do espírito e das posturas de solidariedade, de compartilhamento, de honestidade, de respeito, de fé, de luta e de resistência dos/as sertanejos/as nos desafios das intempéries que os/as assolam. Apesar das tantas agruras que os/as afetam, estes/as celebram suas vidas através das folias de suas manifestações culturais como o São João, o Reisado, o Bumba meu boi, dos festejos religiosos, dos mutirões etc.

O livro apresenta as intensidades do viver cotidiano desses povos que se configuram numa saga agridoce em que a tristeza, as dores, o sofrimento causado pelas secas, pelos descasos políticos etc. são desafiados e entrecruzados com momentos de alegria e contenteza mediante o vigor de suas tradições culturais, de suas resistências e labutas. A palavra Sertania se traduz como o “estado d’alma dos povos dos Sertões”, como expressão dos “cafundós dos sentimentos, crenças e valores que perfazem os estados mais fundos e vastos do ser dessa gente sertânica”, afirma o autor do livro.

Sobre o Autor - Miguel Almir Lima de Araújo possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Tem experiências nas áreas de Filosofia, Educação, Cultura e Arte atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e educação, cultura/s, educação e cultura, arte e educação, linguagens regionais, sertões, pensamento simbólico, imaginario e transdisciplinaridade. Coordena o grupo de Pesquisa "Núcleo de Investigações Transdiscipnares-NIT", inscrito no CNPQ. Coordenou o projeto de pesquisa "Sertania: o imaginário dos povos do Ser-tão" e está elaborando novo projeto sobre "Coexistência entre Cultura/s e Educação...". Possui diversos livros e artigos publicados. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Linguagens visuais, imaginário e cultura, no Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS, e na área de Educação e Cultura no Mestrado em Educação da UEFS.

O quê: Lançamento do livro "Sertania - Sabenças de uma saga agridoce"
Quando: 21 de março, sexta feira, das 17h30 às 21h
Onde: LDM do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3277-8622

0 comentários:

Postar um comentário