• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Viva o Livro! - Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais

Imagem Ilustração
O 23 de abril tornou-se um dia marcante para literatura mundial, quando nesta data, em 1616, morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega.

Considerando esta incrível coincidência, em uma a conferência geral da UNESCO, realizada em Paris em 1995, instituiu-se o 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direitos Autorais, uma homenagem universal para livros e autores, incentivando a todos e em particular aos jovens, a descobrir o prazer da leitura valorizando as contribuições insubstituíveis daqueles que promoveram o progresso social e cultural da humanidade através dos livros.

Assim, a cada ano a UNESCO, em conjunto com as três organizações profissionais internacionais do mundo do livro (Associação Internacional dos EditoresFederação Internacional de Livreiros e Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias), escolhe uma capital mundial do livro. Este ano, a escolhida á a cidade de Port Harcourt, na Nigéria.

Na mensagem da UNESCO para o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais 2014, a diretora-geral da organização, Irina Bokova afirma que “O poder dos livros para promover a realização individual e criar mudança social é inigualável. Íntimo, mas profundamente social, os livros proporcionam amplas formas de diálogo entre indivíduos, em comunidades e através do tempo”.

No Brasil, merece destaque a iniciativa dos Ministérios da Cultura e da Educação de tornar lei o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que está em tramitação, no MinC e no MEC, para ser encaminhado ao Congresso Nacional com o objetivo de institucionalizar as políticas relacionadas ao livro, à leitura, à literatura e às  bibliotecas. 

No Dia Mundial do Livro, a UNESCO também divulgará uma campanha nas redes sociais de promoção à leitura com foco na Copa do Mundo, que acontece no Brasil em 2014. Intitulada Ler também é uma paixão, a campanha tem como mote a frase Neste Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais toque a bola para os seus amigos e compartilhe o nome do livro que marcou um gol na sua vida

0 comentários:

Postar um comentário