• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Biblioteca recebe a 3ª Bienal da Bahia com a instalação "Vazio"

Foto: Taiana Figueiredo
Como parte do Núcleo Arquivo e Ficção, da 3ª Bienal da Bahia, o Grupo de Trabalho de Bibliotecas abre à visitação, no dia 28 de julho, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a instalação Vazio. A mostra faz parte do processo investigativo que o grupo está realizando na biblioteca, através de interferências nos espaços e usos. O coletivo tem uma formação transdisciplinar, confrontando olhares distintos entre os campos da  Arquitetura, Pedagogia, Dança e Artes Visuais.

Com a instalação, O GT propõe dar contornos à sensação que se sente ao visitar as bibliotecas públicas da Bahia. O “Vazio” cria recortes no espaço do foyer e reconfigura a experiência de entradas na biblioteca. 

Além da acomodação no foyer, o grupo vem realizando conversas com funcionários e frequentadores da biblioteca, afim de conhecer melhor a memória da instituição, seus espaços e seus fantasmas. As falas coletadas irão compor um conjunto ficcional, fragmentando em uma instalação sonora que ocupará 16 espaços da biblioteca, espalhando a oralidade entre os corredores de livros e estimulando o devir das pessoas pelo edifício, por lugares hoje restritos ou invisíveis.
Integram também o conjunto de interferências realizadas pela 3ª  Bienal da Bahia na Biblioteca Pública, as obras Conceitos e Silêncios, de Paulo Bruscky e a obra Códices, da série Oculto, de Omar Salomão e Daniel Castanheira.

O quê: Biblioteca recebe a 3ª Bienal da Bahia com a instalação "Vazio"
Quando: 28 de julho a 16 de agosto (segunda a sexta, de 8h30 às 21h | sábado, das 8h30 às 12h)
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito
Mais informações: bienaldabahia2014.com.br

0 comentários:

Postar um comentário