• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

De Olho na Notícia: Projeto Escritas em Trânsito abre inscrições para três oficinas

Clique para ampliar
Projeto Escritas em Trânsito abre inscrições para três oficinas que acontecerão em agosto em setembro. Carol Bensimon, Ricardo Domeneck e Marília Garcia ministram curso dentro do projeto, que promove diálogos para movimentar a literatura baiana. As inscrições devem ser feitas através de formulário online disponível em fundacaocultural.ba.gov.br/escritasemtransito, até a meia-noite de 17 de agosto. São disponibilizadas 20 vagas para cada oficina.

Lançado em 2012, o Escritas em Trânsito é resultado do diálogo entre a Coordenação de Literatura da FUNCEB e a sociedade civil em diversos encontros setoriais e eventos literários, nos quais foi enfatizada a necessidade de se ter acesso às discussões e diálogos que movimentam a cena literária nacional. O projeto responde às políticas de formação e fomento no âmbito da Literatura, bem como oferece aos profissionais do setor, na Bahia, o aprofundamento e o diálogo com outros artistas da palavra: poetas, escritores e ficcionistas de diversas origens e de vários estilos e formatos, todos reconhecidos e relevantes no Brasil, premiados e legitimados por uma crítica qualificada, possibilitando aos baianos o contato com a experiência destas pessoas.

Na oficina Criação de Personagem e Espaço, a escritora gaúcha Carol Bensimon (carolbensimon.com) aborda temas que giram em torno da construção da figura da personagem na obra literária. Diversos eixos farão parte do processo: o nascimento da narrativa moderna; os cinco sentidos na prosa; e a criação de uma personagem, segundo Orhan Pamuk. Além disso, o espaço na narrativa será tratado desde a explanação de conceitos, passando pelo processo de construção até a discussão do espaço como elemento de ampliação do significado da narrativa. Por fim, será discutida a importância da pesquisa para o romance.

Em Lírico e Satírico: em Contexto, Ricardo Domeneck (ricardo-domeneck.blogspot.com.br), escritor e artista visual paulista radicado em Berlim, propõe a análise de poemas clássicos e modernos, buscando compreender os objetivos estéticos e o contexto histórico da sua produção. Serão discutidos textos de poetas da antiguidade e de até o século XVII, como Catulo, Marcial, Taliesin, Cavalcanti, Martim Codax, Arnaut Daniel, John Donne e Gregório de Matos, e de modernos como Guillaume Apollinaire, Bertolt Brecht, Robert Creeley, Murilo Mendes e Hilda Hilst.

Do Rio de Janeiro, a poeta, tradutora e editora Marília Garcia (germinaliteratura.com.br/marilia_garcia.htm) apresenta, na oficina O Poema no Viva-Voz, dois eixos em diálogo para a produção de textos. O primeiro módulo, “as vozes da poesia”, abordará poemas que trabalham com deslocamento do sujeito lírico poético e com as diferentes formas de incorporação de vozes à poesia, a partir de algumas noções-guia, tais como diálogo, monólogo dramático, série, pontos de vista e prosopopeia. No segundo módulo, “escrita não-criativa”, alguns procedimentos, como a colagem, serão analisados para o processo de escrita.

O quê: Projeto Escritas em Trânsito abre inscrições para três oficinas
Quando: Inscrições até a meia-noite de 17 de agosto
Quanto: Gratuito
Mais informações: literatura.funceb@gmail.com | 71 3324 8507

0 comentários:

Postar um comentário