• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Em setembro o "Primavera para Tod@s" celebra o mês da Luta da Pessoa com Deficiência

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) promove, a partir do próximo dia 08 de setembro (segunda-feira), a 6ª edição do projeto Primavera para Tod@s, anteriormente chamado de Primavera da Inclusão.  São mostras de filmes seguidas de debate, vivências, bate-papo, exposição fotográfica e apresentações artísticas com o objetivo de celebrar a chegada da estação das flores e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorados no dia 21 de setembro.

Para tanto, serão realizadas diversas ações culturais gratuitas e abertas ao público, de cunho educativo e de valorização da pessoa com deficiência. Nos dias 8 e 10 acontecem as Vivências com alunos de Biblioteconomia da UFBA e Funcionários da Biblioteca, oferecidos pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH.

Na terça-feira (9), será exibido o filme "Colegas", de Marcelo Galvão, a partir das 15h, na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar), seguido de debate sobre a Síndrome de Down, com a Médica Geneticista da SESAB, Consultora do Ministério da Saúde e Assessora Médica do SRTN – APAE Salvador, Helena Pimentel. Já na quinta-feira (11), será exibido o filme "Marcelo Yuka no Caminho das Setas", de Daniela Broitman, seguido do debate sobre os Aspectos Emocionais e Psicológicos de uma Pessoa que se Torna Cadeirante, com o psicólogo Sr. Tiago Mozar Laurene Ferraz de Novaes, também às 15h.

Bate-papo - Na sexta-feira, dia 12 de setembro, é a vez do Grupo de Canto Encantando do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), abrindo a tarde de atividades. Em seguida, o Bate-Papo inicia com os convidados que vão discorrer sob o tema: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é - O artista deficiente no dia-a-dia". São eles: Ademilton dos Reis Ferreira - Instrutor de Dança (Down); Cristina Oliveira - Atriz/Ativista (Cega); Ednilson Sacramento - Escritor/Jornalista (Cego); Evangel Vale - Músico (Cego); Ninfa Cunha - Dançarina/Atriz (Cadeirante); que serão mediados pelo ator, escritor e dançarino, Edu O. Ao final, uma intervenção de dança com Ana Luiza Reis e seus alunos do projeto "O Corpo na Educação". 

A partir do dia 16 de setembro, no Foyer da Biblioteca até o dia 30, o projeto "O Corpo na Educação" volta à programação com a abertura de uma exposição fotográfica, que retrata o processo de construção e execução das aulas de dança para pessoas com deficiência, durante os meses de julho e agosto, sob a coordenação de Ana Luiza Reis. Também acontecem dois ensaios abertos da peça Palhaço no Setor Infantojuvenil no dia 26 de setembro, às 10h30.

- Será emitido certificado com 9h para quem participar de até 75% das atividades. 

Confira a Programação: 

08/09 - 15h | Sala de Aula 3
Oficina Vivências
- Funcionários da Biblioteca (BPEB)

09/09 - 15h | Sala de Projeção Luiz Orlando
Filme - "Colegas", de Marcelo Galvão
- Debate sobre Síndrome de Down | Dra. Helena Pimentel (APAE)

10/09 - 15h | Sala de Aula 3
Oficina Vivências
- Alunos de Biblioteconomia (UFBA)

11/09 - 15h | Sala de Projeção Luiz Orlando
Filme - "No Caminho das Setas", de Daniela Broitman
- Debate sobre os “Aspectos Emocionais e Psicológicos de uma Pessoa que se Torna Cadeirante” com o psicólogo Tiago Mozar Laurene Ferraz de Novaes, do Instituto Bahiano de Reabilitação / Fundação José Silveira.
                                                                                                 
12/09 - às 15h | Quadrilátero
Apresentação Coral
- Grupo de Canto Encantando | Instituto Baiano de Reabilitação (IBR)

15h30 Bate-papo | Quadrilátero
Tema - "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é" - O artista deficiente no dia-a-dia

Mediador
Edu O.

Convidados
Ademilton dos Reis Ferreira - Instrutor de Dança
Cristina Oliveira - Atriz
Ednilson Sacramento - Escritor/Jornalista
Evangel Vale - Músico
Ninfa Cunha - Dançarina/Atriz

16h30 Performance de Dança | Quadrilátero

15/09 - Abertura às 15h | Foyer da Biblioteca
- Exposição Fotográfica "Danças em Mim"
Até o dia 30 de setembro

26/09 - às 10h30 | Setor Infantojuvenil
- Ensaio Aberto de "Palhaço"


0 comentários:

Postar um comentário