• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Conheça os padrinhos da 7ª Lavagem da BPEB

Clique para ampliar
Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e aos 44 anos da sua atual sede, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) realiza no dia 05 de novembro a 7ª Lavagem da BPEB. E este ano, o evento terá como padrinhos a artesã capilar, Negra Jhô e o ator do Bando de Teatro Olodum, Jorge Washington

Foto: Margarida Neide
Negra Jhô - A menina Valdemira Telma de Jesus Nascimento nasceu na Bahia, entre Candeias e Madre de Deus, no Quilombo Muribeca. Força e ousadia sempre foram a sua marca. Aos 4 anos de idade, os tios e outras crianças zombavam dela porque o cabelo quase não crescia e logo ganhou o apelido de João. A menina ficava zangada, mas fingia que nem ligava. Com uma auto-estima nas alturas, sempre se achou bonita. Desde criança se recusava a esticar o cabelo e usar roupas da moda padronizada, contrariando a vontade de sua madrasta. Foi ainda na infância que o orgulho pela sua identidade afro se afirmou e o talento como cabelereira e estilista se anunciou. Começou trançando os cabelos e reinventando os figurinos de suas bonecas. Logo, suas irmãs e primas aderiram à “moda” proposta por ela. Hoje, trabalha com o que ama: penteados que embelezam as mulheres, decoração e culinária, sempre passeando pela estética negra. “Eu vou na auto-estima, nos valores a sério” diz Jhô, categórica.

Foto: ibahia.com
Jorge Washington - Ele começou a atuar no grupo de teatro do Calabar, comunidade carente encravada na zona nobre de Salvador e hoje pacificada pela Polícia Militar. Em 1978, fez o IV Curso Livre de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com direção do renomado Deolindo Checcucci. Quando já estava desistindo do teatro comercial proposto na década de 80, viu ocasionalmente num jornal que o diretor e ex-Secretário Estadual da Cultura Márcio Meirelles havia se juntado ao Olodum para montar um grupo de teatro negro pautado na cultura afro. E assim, o ator Jorge Washington, ex-militante do Movimento Negro, ingressava naquele que seria o passaporte mais importante da sua carreira artística: o Bando de Teatro Olodum, celeiro de grandes atores (a exemplo de Lázaro Ramos) e epicentro de uma das mais importantes movimentações artísticas do Brasil. Depois de mais de 19 anos de Bando, Jorge se orgulha de ter participado de todas as montagens do grupo, que lhe abriu portas também para o cinema e a TV, tendo interpretado o personagem Mattias em Ó Pai Ó tanto no cinema quanto na TV, além de ir às telonas com os filmes “O Homem que Não Dormia”, de Edgard Navarro (gravado no distrito de Igatu, na Chapada Diamantina, Bahia) e “Jardim das Folhas Sagradas”, de Póla Ribeiro. (bandodeteatro.blogspot.com.br)

7ª Lavagem da BPEB - Considerada a primeira Lavagem Profano-Literária, a ação cultural realizada anualmente pela BPEB já faz parte do calendário cultural da cidade, trazendo uma programação diversificada e atrativa evidenciando a 'baianidade' da Instituição e o seu compromisso com a sociedade. Além disso, a Lavagem será o ponto de partida para o Novembro Negro, que realizará, durante todo o mês de novembro, diversas atividades com a temática 'afro-baiana'.

O quê: Conheça os padrinhos da 7ª Lavagem da BPEB
Quando: 05 de novembro, a partir das 16h
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3117 6058

0 comentários:

Postar um comentário