• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Confira o que aconteceu na 7ª Lavagem da BPEB


A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) realizou no ultimo dia 05 de novembro a 7ª Lavagem da BPEB em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e aos 44 anos da sua atual sede, além de ser o ponto de partida para o Novembro Negro, que realiza, durante todo o mês de novembro, diversas atividades com a temática 'afro-baiana'.

Fotos: Edison Ruiz
Considerada a primeira Lavagem Profano-Literária, a ação cultural realizada anualmente pela BPEB já faz parte do calendário cultural da cidade, trazendo uma programação diversificada e atrativa, evidenciando a baianidade da Instituição e o seu compromisso com a sociedade. Com o slogan Ler é uma viagem, embarque nessa!, a Biblioteca convidou a todos a redescobrir o mundo do livro e da leitura através de uma programação repleta de manifestações culturais. 

Iniciando as atividades, o cortejo acompanhado das Baianas, Sambadeiras & Filhos de Gandhi - SESC Rua Chile, Funcionários e Convidados saiu da Praça 2 de Julho (Campo Grande) ao som do Microtrio. A caminhada contou ainda com a presença da madrinha da 7ª Lavagem da BPEB, Negra Jhô, e o sambista Riachão

Fotos: Edson Ruiz
Chegando à sede da Biblioteca, a Escadaria foi tomada por intervenções artísticas, com apresentações coreográficas dos alunos da Escola de Dança da FUNCEB, e uma apresentação de Samba de Gafieira com os bailarinos Taiana Figueiredo e Alisson George. Após as apresentações as Baianas entraram em cena mais uma vez com flores e alfazema para a lavagem simbólica da Escadaria. 

Já no Quadrilátero, o Grupo Espermacete colocou todo o público para dançar. Comandado pela Mestra Nildes, o grupo de Barra do Pojuca, Camaçari-Ba, contou a sua história através da música e da dança com o Terno de Reis e o Samba de Roda. A apresentação do grupo foi seguida pelo samba do Bloco de Samba De Hoje a Oito, trazendo para dentro da Biblioteca a animação dos blocos de rua dos carnavais da cidade.

Fotos: Edson Ruiz
Encerrando a programação, a Banda Cascadura subiu ao palco do Quadrilátero com um show que traz o melhor do rock nacional. A banda, que tem uma das mais respeitadas trajetórias dentro da música popular na Bahia, e é referência quando se fala em rock, reuniu em seu repertório músicas dos seus cinco discos, e encerrou com chave de ouro mais uma tradicional Lavagem da BPEB. 

O evento contou ainda com uma projeção audiovisual da 5ª Lavagem na fachada da Biblioteca, uma exposição fotográfica da 5ª edição da Lavagem da BPEB, com fotos de Alessandra Lori, e instalação do artista plástico Leonício Santana, no Foyer da Instituição, e também a poesia do cordel e do repente com o cordelista Paraíba da Viola e sorteio de 10 kits literários para o público presente no Quadrilátero. Além disso, o público pôde acompanhar toda a ação cultural de casa por transmissão online.

Confira outras fotos no nosso Flickr

0 comentários:

Postar um comentário