• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Dica Cultural: Projeto Ação Poética nas Comunidades realiza atividades culturais em Pirajá

Clique para ampliar
Levando a poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, a comunidades populares, o Ação Poética nas Comunidades chega a Pirajá, bairro de Salvador, entre os dias 17 e 22 de novembro, com sede no Centro de Cultura e Cidadania de Pirajá. Iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o projeto, em seus primeiros dias, irá promover oficinas artísticas gratuitas, culminando, na tarde da última data, numa grande intervenção artística e social aberta ao público. O evento transcorre no período em torno do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, quando será integrado a uma passeata temática da comunidade local. As questões raciais e movimentos originariamente vinculados à identidade negra serão destaque na programação.

Irão participar da ação oito artistas/grupos que atuam nas áreas literárias, poéticas ou na interação delas com outras linguagens artísticas, selecionados dentre 54 propostas apresentadas através de edital público. Eles vão mostrar, através de seus trabalhos, possibilidades do uso da palavra em diversas expressões das artes, explorando a interdisciplinaridade da poesia e as suas inúmeras potencialidades. Assim, a palavra poética extrapola os espaços canônicos e invade o ambiente urbano, deixando-o mais colorido, mais leve e mais humano.

Conforme as vagas disponibilizadas, três artistas/coletivos vão promover oficinas, além de participar da intervenção final: o Coletivo Bliss Não Tem Bis e os artistas Lúcia Leiro e Marcos Paulo. Os cursos acontecerão nos dias 17, 18, 19 e 21 de novembro e as inscrições ficam abertas até o dia 13 do mesmo mês, no próprio Centro ou através do site da FUNCEB (fundacaocultural.ba.gov.br), sujeitas à lotação das vagas. No dia 20, os participantes serão convidados para a passeata promovida pelos moradores de Pirajá, com o objetivo de valorizar a luta contra o preconceito racial e promover a conscientização da população sobre a importância da cultura negra na formação sociocultural do povo brasileiro.

Por fim, na tarde do dia 22 de novembro, das 13 às 18 horas, alunos e professores irão se reunir para o evento de encerramento, que contará com a apresentação dos resultados das oficinas oferecidas e com intervenções artísticas realizadas pelos cinco outros artistas/coletivos selecionados: Coletivo João Ninguém, com o espetáculo SOMA – O Mito da Caverna; CR Moska e Julio Albuquerque, com Poemas de Ferro e Concreto; Jocevaldo Santiago e Tática Prática da Poesia, com o recital poético Somos Humanos(?); Fabrício Brito e convidados, com o Sarau Arte Marginal de Salvador; e o Grupo Concertos Artes Integradas – Cristina Leifer e Irã Ribeiro, com o recital Navio Negreiro: um Concerto para Poesia.

Criado em 2012 e com edições já realizadas no Solar do Unhão e em Alagados, o Ação Poética  busca contribuir para amenizar carências socioculturais, proporcionando um tempo e um espaço para reflexão, sob o encanto da palavra poética, em locais que apresentam tensão social, problemas de violência e escassez de bens culturais.

O quê: Projeto Ação Poética nas Comunidades
Quando: 17 a 22 de novembro
Onde: Centro de Cultura e Cidadania de Pirajá
Quanto: Gratuito
Inscrições: até 13 de novembro, no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá ou através do FORMULÁRIO ONLINE
Mais informações: fundacaocultural.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário