• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Dica Cultural: Semana do Pensamento em Música destaca a música de matriz africana

Foto: Divulgação
De 21 a 28 de novembro, o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), vai realizar uma edição especial da Semana do Pensamento em Música, com participação do conceituado pianista africano Ray Lema e do maestro baiano Letieres Leite. A ação faz parte da programação do III Encontro das Culturas Negras, projeto da SecultBA que agrega realizações relacionadas com as identidades negras durante todo o mês de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). O evento contará com dois workshops gratuitos a serem realizados na sede do CFA, no Pelourinho.

Na abertura, no dia 21 de novembro, a partir das 18 horas, Ray Lema, acompanhado do baterista Nicolas Viccaro, irá ministrar o workshop Os Ritmos Bantos, com mediação de Letieres Leite. O artista, uma das estrelas da chamada World Music, nascido no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo, na África, estará em Salvador para encerrar a programação da Série TCA 2014. Ele se apresenta no palco principal do Teatro Castro Alves ao lado da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), no dia 23 (veja mais informações em www.tca.ba.gov.br). Aproveitando esta passagem, o encontro, que é aberto ao público, dará espaço para que Lema compartilhe suas experiências pessoais e profissionais e apresente as claves africanas dos ritmos bantos. Ray Lema já trabalhou com nomes como Stewart Copeland, baterista da banda inglesa The Police; Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo; e também com Chico César, cantor e compositor brasileiro. Os músicos interessados em participar do workshop, que terá duração de 2 horas e 40 vagas, poderão levar seus instrumentos de percussão.

Já entre os dias 25 e 28 de novembro, das 14 às 18 horas, Letieres, maestro da Orkestra Rumpilezz e um dos coordenadores do Programa de Qualificação em Música do CFA, realiza o segundo workshop da programação. Ele terá como tema o Universo Percussivo Baiano (UPB), metodologia para o ensino da música em processo de sistematização que traz em seu corpo a experiência do músico nos contextos artísticos, religiosos e educacionais, em torno das culturas afrobrasileiras. O diferencial desta metodologia está na mistura entre os elementos do universo percussivo da música baiana – com “claves” rítmicas do candomblé aplicadas em diversos instrumentos musicais – e elementos da música contemporânea mundial, que traz a influência do jazz em sua composição. 

São 30 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever até o dia 21 de novembro no CFA ou através do e-mail cfa.funceb@funceb.ba.gov.br.

O quê: Semana do Pensamento em Música – Especial Mês da Consciência Negra
Quando: Workshop com Ray Lema: 21 de novembro, 18 às 20 horas, aberto ao público - 40 vagas (Não há certificação) | Workshop com Letieres Leite: 25 a 28 de novembro, 14 às 18 horas, 30 vagas (Certificação para aqueles que tiverem frequência mínima de 75%)
Onde: Centro de Formação em Artes da FUNCEB (Rua do Bispo, nº 29/31 – Pelourinho, Salvador)
Quanto: Grátis
Realização: CFA/ FUNCEB/ SecultBA

0 comentários:

Postar um comentário