• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Dica de Leitura homenageia Cecília Meireles

Cecília Meireles | Imagem: ilustração
A Dica de Leitura de hoje da Biblioteca homenageia a poetisa, pintora, professora e jornalista Cecília Meireles, que completaria na ultima sexta-feira (7) 113 anos, com o livro Amor em Leonoreta

Cecília Benevides de Carvalho nasceu em 07 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro, e é considerada uma das vozes líricas mais importantes da literatura brasileira. Publicou o seu primeiro livro de poesias, Espectros, aos dezoito anos de idade, e ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios literários e homenagens, entre elas, a impressão de uma cédula de cem cruzados novos  lançada pelo Banco Central do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1989. 

Cecília teve também importante atuação como jornalista, realizando diversas publicações sobre problemas na educação. Além disso, fundou em 1934 a primeira biblioteca infantil do Brasil, no Pavilhão Mourisco, em Botafogo, RJ, e ganhou grande reconhecimento também por seus textos na poesia infantil, como Leilão de Jardim, O Cavalinho Branco, Colar de Carolina, O mosquito escreve, Sonhos da menina, O menino azul e A pombinha da mata, entre outros. 

Das obras da autora se destacam ainda Nunca Mais…,  Poema dos Poemas, Baladas Para El-Rei, Viagem (livro com o qual ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras), Pequeno Oratório de Santa Clara, Ou isto ou Aquilo, entre outros.

Os frequentadores  podem conferir essas e outras obras de Cecília Meireles no Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 21h, aos sábados, das 08h30 às 12h. A solicitação de livros deve ser feita mediante cadastro prévio no próprio setor, e para se cadastrar é simples: basta ter mais de 13 anos e trazer um comprovante de residência e a carteira de identidade.

Clique para ampliar
Amor em Leonoreta - Cecília Meireles

Este livro representa uma fração pouco conhecida da obra de Cecília Meireles, na qual se pode flagrar seus laços com um momento fundante da literatura de língua portuguesa. Reúne sete poemas, publicados inicialmente em edição artesanal de 1951, pouco antes do clássico 'Romanceiro da Inconfidência', publicado em 1953, e também recua no tempo para dar sentido ao presente por meio da potência da palavra. Inspirada na novela 'Amadis de Gaula', de 1508, Cecília cria neste livro uma linguagem profundamente identificada à lírica lusitana e suas raízes medievais. Sua recriação resulta numa história de amor típica dos romances de cavalaria, como a inacessibilidade da mulher amada, a exaltação de sua beleza, a onipresença do sofrimento amoroso e até a morte como solução para se alcançar o estado amoroso inatingível em vida, sempre trazendo aquela potência emocional que constitui o estilo da autora. 

0 comentários:

Postar um comentário