• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 31 de março de 2014

Dica Cultural: Caixa Cultural promove Oficina de Braille e Workshop de livros digitais acessíveis/Audiodescrição

Clique para ampliar
A CAIXA Cultural Salvador abre, a partir de hoje (31), segunda-feira, as inscrições para a oficina De Olho no Braille, que acontece de 8 a 12 de abril. A oficina apresenta histórico e aplicações do Braille, além de aspectos imagéticos e táteis da escrita em relevo. O projeto traz a ludicidade como forma de acesso à leitura, que pode ser realizada com crianças alfabetizadas e seus responsáveis, por meio de brincadeiras que envolvem vendar os olhos e manipular objetos. Os participantes aprendem a ler em Braille em aproximadamente 30 minutos. As inscrições vão até 7 de abril e podem ser feitas na recepção da CAIXA Cultural, mediante a troca de 20 latinhas ou 10 garrafas pet para reciclagem.

O curso será dividido em dois momentos: de 08 a 10 de abril será realizada a oficina de Braille, com duas turmas por dia, uma às 09h e outra às 14h, com carga horária de 40min cada. Nos dias 11 e 12 de abril acontece o Workshop Livro Acessível, em uma única turma, das 9h às 17h, com carga horária de 16h. A oficina tem orientação de Patrícia Braille, Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pela UNEB. 

A oficina tem o objetivo de democratizar a aprendizagem do Sistema Braille entre as pessoas que enxergam, favorecendo o contato entre cegos e videntes por meio da escrita. “A oficina será um importante momento de contato com o Braille numa abordagem lúdica, colocando o público em contato com a temática da deficiência visual, mas longe do peso que a sociedade costuma a dar ao tema. Isso aproxima as pessoas, dilui preconceitos e atrai a atenção para as pessoas com deficiência visual, historicamente invisibilizados.” afirma Patrícia.

O quê: Oficina de Braille e Workshop de livros digitais acessíveis/audiodescrição
Quando: Oficina "De Olho no Braille" - 8 a 10 de abril, às 9h e às 14h; Workshop Livro Acessível - 11 e 12 de abril, das 9h às 17h
Onde: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57, Centro. (estacionamento gratuito ao lado)
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3421-4200 - www.caixa.gov.br/caixacultural

Biblioteca realiza Workshop de Pole Dance com a profª. Odre Consiglio no Mulher em Cena 2014

Foto: Divulgação
A Biblioteca promove no próximo dia 08 de abril, às 15h, um Workshop de Pole Dance com a profª. Odre Consiglio, no Setor Braille. 

Odre é artista circense, dançarina e atriz. Domina técnicas como o trapézio em balanço, balé aéreo com argolas (criação própria), pirofagia, pole dance, entre outros. Como dançarina trabalha com dança cigana, jazz, flamenco e dança com serpentes. Fora do Brasil atuou no Circo Atayde, Circo Hermanos Bell´S, Circo Suarez (México). Realiza performances circenses e de dança em diversos eventos.

O workshop é gratuito e conta com apenas 10 vagas. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 31/03 (segunda feira), das 9h às 18h, através do e-mail viva.bpeb@gmail.com ou pelo telefone (71) 3317-6079 / 3317-6041. As participantes deverão comparecer com roupas leves e confortáveis, com calça legging abaixo dos joelhos, para evitar machucados, pois a barra é forrada.

A oficina faz parte do projeto Mulher em Cena 2014, que realiza uma série de atividades culturais voltadas para o público feminino, em celebração ao Mês da Mulher.

Confira a programação do Mulher em Cena 2014

O quê: Workshop de Pole Dande com Odre Consiglio
Quando: 8 de abril, terça feira, às 15h
Onde: Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), térreo
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 28 de março de 2014

A Dica de Leitura de hoje faz uma homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna

Clique para ampliar
Dica de Leitura de hoje faz uma homenagem ao piloto brasileiro de Formula 1, três vezes campeão mundial, em 1988, 1990 e 1991, Ayrton Senna, que também foi vice-campeão nos campeonatos de 1989 e de 1993. Sua morte precoce, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália, comoveu a todos os fãs, que assistiam e torciam pelo piloto ao vivo pelas emissoras de TV. 

No ultimo dia 21/03, Ayrton completaria 54 anos de nascimento, e no dia 25/03, completaram-se 30 anos de sua primeira corrida em Formula 1. Senna morreu aclamado como herói em todo o mundo.

Confira uma biografia sobre a vida de Ayrton Senna, da jornalista alemã Karin Sturm, escrita a partir de uma série de entrevistas com o piloto, de quem era amiga pessoal, Ayrton Senna - Sua Vitória, Seu Legado. Essa e outras obras estão disponíveis no Setor de Pesquisa e Referência da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que  funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h, e aos sábados, das 08h30 às 12h.

- Ayrton Senna - Sua Vitória, Seu Legado

Ele foi o piloto da Fórmula 1 que ultrapassou todos os limites. Ao longo de dez anos, Ayrton Senna levou o público ao delírio com suas vitórias sensacionais. Seu estilo único de pilotar, sua garra e sua incrível habilidade ficarão para sempre na história do automobilismo. Mas Ayrton foi mais que isso: foi um verdadeiro ídolo, um exemplo de coragem e determinação. Esta bem-fundamentada biografia dá ao leitor a possibilidade de reviver, em palavras e imagens, os mais belos triunfos do campeão. E traz também sua vida fora das pistas, junto à família e aos amigos. Aqui estão todas as faces de Ayrton Senna: o piloto abençoado, o filósofo da Fórmula 1, o empresário de sucesso, o menino travesso e o homem sensível, sua profunda religiosidade e engajamento social. Pela primeira vez nos é apresentada, em detalhes, sua filosofia de vida. Naquele domingo em Imola, quando a fatalidade nos privou para sempre de vibrar com a mais notável performance já registrada na história da Fórmula 1, Senna saía definitivamente das pistas para eternizar-se no coração de um público que ultrapassou as fronteiras de seu próprio país. Este livro é uma prova de que o carisma de Ayrton Senna suplantou as barreiras culturais e lingüísticas e conquistou o mundo. Escrito pela jornalista alemã Karin Sturm a partir de uma série de entrevistas com o piloto, de quem era amiga pessoal, Ayrton Senna: Sua vitória, Seu Legado é ao mesmo tempo um importante testemunho e um tributo ao maior ídolo do automobilismo mundial de todos os tempos.

Fique atento ao Mulher em Cena 2014!

Desde o início de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o projeto Mulher em Cena 2014 vem realizando uma série de atividades culturais na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, voltadas para homenagear e valorizar o gênero feminino.

No ultimo dia 14/03, o projeto promoveu uma Leitura Dramática, com a atriz Odre Consiglio, em comemoração ao Dia da Poesia e ao aniversário do poeta Castro Alves, versando as poesias que ele escreveu para suas "amantes", intercaladas por poesias escritas por mulheres.

Odre também ministrará no próximo dia 08 de abril, no Setor Braille da Biblioteca, um workshop de Pole Dance.

"Gosto de frisar que o pole dance é uma atividade física que trabalha todos os grupos musculares, enrijece e define, desenvolve resistência física e queima calorias, sim! Porém, outro benefício pouco divulgado é o trabalho psicológico. Favorece a segurança, autoestima, autoconfiança e confiança no outro." - Odre Consiglio, atriz.

Foto: Juliana Neri e Fidelis Tavares
O Mulher em Cena promoveu também, no dia 21/03, uma Oficina de Turbantes com Emile Brito, no Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial.

"Gostei muito da oficina principalmente por ser gratuita, porque oficinas de turbante existem muitas, mas, sendo gratuita, é uma oportunidade para as pessoas que desconhecem a técnica e nunca tiveram a oportunidade de aprender.", comentou a estudante de direito Ana Carolina Suzart, 30 anos.

Foto: Juliana Neri e Fidelis Tavares
As 50 participantes puderam aprender diversas técnicas da arte de amarração e 10 modelos diferentes de turbantes, em um momento de celebração à beleza feminina.

"Gostei muito da oficina, até pela variedade de modelos de turbantes, pela organização do evento, a atenção da professora, as dicas de como variar um modelo criando outros com a mesma base. Foi bem legal, bem interativo.", complementou a fisioterapeuta Carla Bitencur, 32 anos.

Foto: Juliana Neri e Fidelis Tavares
Após a oficina foram sorteados brindes para as participantes, e uma das ganhadoras foi Elisabete de Camargo, que viajou cerca de 390km de Porto Seguro até Salvador, só para participar da oficina. As outras ganhadoras foram Joseneide Marques, Valdiele Lima e Sandra Consuelo.

Este ano, a programação do projeto Mulher em Cena 2014 se estenderá até 30 de abril, quando se comemora o Dia Nacional da Mulher. Fique atento ao que ainda vem por aí e participe!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Dica Cultural: Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador realiza o "Salvador 465"

Clique para ampliar
Nesta sexta-feira (28), véspera do 465º aniversário da capital baiana, a Câmara Municipal de Salvador, através do Centro Cultural, promove o evento Salvador 465: Projetos coletivos e alternativas de convivência com a cidade. A atividade, a partir das 14h30, inclui uma mostra fotográfica e contará com a presença de representantes de projetos e ações que buscam a construção de uma cidade mais educativa, solidária e sustentável.

A programação será iniciada com a apresentação do curta Para que não nos sintamos tão sós, de Camele Queiroz e Fabrício Ramos. Sob o olhar de um indivíduo, o filme traz o impacto das mudanças que ocorrem na cidade, revelando as forças políticas, históricas, poéticas e místicas que formam o imaginário da capital baiana.

Logo após a exibição do filme, serão relatadas as experiências dos projetos Bairro-Escola Rio Vermelho, Canteiros Coletivos, Brechó Eco Solidário e Rede Desabafo Social. Todos realizados por instituições e grupos que atuam em diversas frentes, mas que possuem em comum a inquietação com os problemas vivenciados na cidade.

Ainda como parte da atividade haverá a apresentação de um fragmento do espetáculo Rebento, da Cia de Teatro Metamorfose. A peça, que trata de temáticas ligadas à valorização da cultura afrobrasileira, será encenada na íntegra no dia 29 de março, às 16h, no Espaço Cultural Alagados.

- A Beleza do Subúrbio - O público presente ao evento Salvador 465 também poderá conferir a exposição “A Beleza do Subúrbio”, que reúne fotos feitas por crianças e jovens (8 a 17 anos) de São João do Cabrito e Itacaranha. As obras ficam em cartaz até o dia 3 de abril, das 8h às 18h, com entrada franca. 

A mostra é resultado de uma oficina realizada em 2013 pela educadora Marcella Hausen, na qual os participantes aprenderam noções básicas de fotografia e foram provocados a observar a região do subúrbio com um olhar pautado pela estética, crítica e pertencimento ao lugar.

O quê: Evento "Salvador 465: Projetos coletivos e alternativas de convivência com a cidade"
Quando: 28 de março, das 14h30 às 19h
Onde: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, Praça Municipal, s/n, subsolo da Prefeitura
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3320-0412 / 8845-3751

Dica Cultural: O Instituto Cervantes de Salvador convida para abertura da exposição de design "O futebol (também) é assim"


Clique para ampliar

O quê: O Instituto Cervantes de Salvador convida para abertura de exposição de design
Quando: Abertura - 27 de março, às 19h; Esposição - 28 de março a 10 de abril.
Onde: Instituto Cervantes de Salvador, Ladeira da Barra - Salvador.
Quanto: Gratuito
Mais informações: salvador.cervantes.es

quarta-feira, 26 de março de 2014

Cine Braille da Biblioteca traz "Verônica", de Mauricio Farias

Clique para ampliar
O Cine Braille desta semana traz o filme Verônica, do diretor brasileiro Maurício Farias. Contando com o recurso de audiodescrição, o longa é acessível às pessoas com deficiência visual e será exibido no dia 27 de março, no Setor Braille, às 15h, com entrada gratuita. 

A exibição faz parte do projeto Mulher em Cena 2014que realiza uma série de atividades culturais voltadas para o público feminino, em celebração ao Mês da Mulher. Confira a PROGRAMAÇÃO do projeto.

Assista abaixo o trailer do filme:



O quê: Biblioteca realiza sessão de cinema com audiodescrição
Quando: 27 de março, às 15h
Onde: Setor Braile da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Grupo Nata estreia o espetáculo "Exu - A Boca do Universo" no TCA.Núcleo

Foto: Divulgação
O grupo NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, vencedor da edição 2013 do TCA.Núcleo e que tem promovido uma ocupação artística no complexo desde outubro passado, estreia a 19ª montagem do programa: Exu, a Boca do Universo. Trata-se de um espetáculo de celebração à vida, narrando momentos em que Exu se mostra diferente daquilo que tanto se prega na cultura ocidental sobre ele. 

O quê: Grupo Nata estreia o espetáculo "Exu - A Boca do Universo" no TCA.Núcleo
Quando: 14 a 30 de março, sexta a domingo, às 16h
Onde: Vão Livre do Teatro Castro Alves
Quanto: Gratuito

terça-feira, 25 de março de 2014

Dica Cultural: VII Mostra Internacional de Portfólios

Clique para ampliar
A série de encontros resultantes da parceria do Atelier Coletivo VISIO., Instituto Sacatar e Atelier Eneida Sanches entra no seu terceiro ano contando com o suporte do Goethe-Institut Salvador-Bahia para a realização da VII Mostra Internacional de Portfolios, dia 26/03 no Teatro do ICBA.

Convidamos a classe artística local e público em geral para conhecer os novos residentes na Ilha de Itaparica. Trata-se de um grupo diverso porém com um único foco: produzir obras para a 3ª Bienal da Bahia. A entrada é franca e haverá tradução simultânea.

Ainda durante a mostra acontece simultaneamente no Foyer o lançamento da Esquizo (http://editoraesquizo.tumblr.com/), uma editora independente que se apresenta no mercado alternativo de publicações conjugando procedimentos analógicos e digitais na edição, impressão e publicação de conteúdos relacionados às artes visuais, poesia, design, fotografia, entre outros. Contaremos com as publicações dos artistas-autores: Folle & Zmário, Mano Zê, SamiOldShit, Tuti Minervino e Zé Cafezinho de Igatu.

Os artistas participantes:

Karolina Karlic – EUA – Fotógrafa 
Omar Salomao – Brasil – Artista Visual e Poeta
Charbel-Joseph H. Boutros – Líbano – Artista Visual
Vieira Andrade – Brasil – Artista Visual
Gustavo Carvalho – Brasil – Fotógrafo 
Camila Sposati - Brasil - Artista Visual
Eustaquio Neves – Brasil – Fotógrafo

Mediação: Eneida Sanches

O quê: VII Mostra Internacional de Portfólios
Quando: 26 de março, quarta feira, das 14h às 18h
Onde: Teatro do ICBA, Corredor da Vitória
Quanto: Gratuito
Maiores informações: sacatar.com.brvisioponto.blogspot.com.br

O filme da semana no projeto Mulher em Cena 2014 é "Estamira"

Clique para ampliar
O projeto Mulher em Cena 2014 promove a exibição de filmes na Biblioteca Pública do Estado da Bahia com temas femininos, celebrando o Mês da Mulher. O ultimo filme da programação é "Estamira - Tudo que é imaginário tem, existe, é", de Marcos Prado. A Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar, exibirá duas sessões do filme, às 10h e 15h, com entrada gratuita.

Sinopse: Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão. (adorocinema.com)

Confira abaixo o trailer do último filme da programação:


O quê: Projeto Mulher em Cena promove sessões gratuitas de cinema
Quando: 26 de março, quarta feira, às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar
Quanto: Gratuito 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Começa hoje o III Fórum do Pensamento Crítico

Clique para ampliar
Chegou o grande dia!

Abertura oficial do III Fórum do Pensamento Crítico no Teatro Castro Alves, às 19h. É inteiramente gratuito, sem prévia inscrição. 

A programação está diversificada com palestras, mostra de filmes e documentários, exposição de fotos, lançamento de livros. E mais: música, teatro, dança e artes visuais.

Participe!

Dica Cultural: O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia realiza mini curso em homenagem aos 465 anos de Salvador

Clique para ampliar
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, como parte das comemorações pelos seus 120 anos de fundação e 465 anos de Salvador, promove de 25 a 28 de março, das 14h às 16h, o curso Salvador: das origens dos seus terrenos, à escarpa da falha e ao avanço sobre a planície litorânea, que será ministrado pelo geólogo Rubens Antonio Filho.

A proposta da iniciativa é ampliar os conhecimentos sobre os eventos que conduziram a formação dos terrenos de Salvador. Para isso, o professor irá mostrar como se estabeleceu a base em que se configura a Geologia da capital baiana, além de explicar como se chegou a atualidade, contemplando as variações do espaço ao longo do tempo e os fatos que levaram a sua conformação atual. “Deve-se perceber que todo este processo conduziu a configuração geomorfológica que se tornou extremamente atrativa ao colonizador e sobre a qual se elevou a Cidade”, esclarece.

Durante o curso, o participante irá conhecer a formação de áreas urbanas, a exemplo da Barra, Pituba e São Joaquim, além do desenho original dos cursos d’água, praias e as ações que modificaram estas vias.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail ighbahia@gmail.com. 

Programação do curso:

25/03 - A origem dos terrenos soteropolitanos - uma longa história.

26/03 - Geomorfologia de Salvador;
A escarpa da falha de Salvador;
O "Alto de Salvador”;
A zona intermediária entre o alto e a planície litorânea oceânica;
O sistema de vales e drenagens;
A Planície litorânea ou Margem costeira atlântica;
Baía, mar, oceano.

27/03 - As modificações urbanas da Pituba à Barra;
As modificações urbanas da Barra a São Joaquim.

28/03 - Eventos históricos condicionados pela geomorfologia;
Primeiro povoamento e Fundação;
O ataque holandês de 1624 e o sítio de 1625;
A Guerra de Independência;
A rebelião Malê;
A Sabinada.

O quê: O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia realiza mini curso em homenagem aos 465 anos de Salvador
Quando: 25 a 28 de março, das 14h às 16h
Onde: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Av. Joana Angélica, 43 – Piedade
Quanto: Gratuito
Mais informações: www.ighb.org.br;  (71) 3329 4463

Café Científico em Salvador tem seu 95º encontro nesta terça feira

Clique para ampliar
O 95º encontro do Café Científico em Salvador acontece nesta terça feira, 25 de março, na Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. O tema desta edição é Perda de vegetação nativa e a perda de biodiversidade: Razões éticas e pragmáticas para nossa preocupação, e será ministrado pelo palestrante Dr. Pedro Luís Bernardo da Rocha (UFBA).

O Café Científico em Salvador é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que o cientista e o público se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.

O encontro é inteiramente gratuito e não é necessário inscrição. As vagas são limitadas de acordo com a lotação do espaço. 

O quê: Café Científico em Salvador
Quando: 25 de março, terça feira, às 18h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando, Biblioteca Pública do Estado da Bahia, 3º andar
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3277-8622 (LDM); cafecientificossa.blogspot

sábado, 22 de março de 2014

A Biblioteca recebe a exposição fotográfica "Salvador ontem e hoje"

Foto: Divulgação
Acontecerá a partir do dia 24/03 (segunda-feira), às 16h, no Vão do Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a exposição Salvador ontem e hoje, com fotografias do ilustre e saudoso fotógrafo Silvio Robatto. A exposição comemora a data da fundação da cidade do Salvador e tem acesso gratuito. 

Na abertura da exposição ocorrerá uma Mesa Redonda na Sala de Projeção Luiz Orlando, terceiro andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, na qual a temática central será a Evolução Urbanística de Salvador com a presença de: José Severino, professor adjunto da Universidade Federal da Bahia e integra o corpo docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, Isaías de Carvalho doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e Vinicius Lins, mestrando em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia. Em seguida o público poderá apreciar as fotografias que estarão expostas no Vão do Foyer (térreo).

O quê: Exposição fotográfica "Salvador ontem e hoje"
Quando: 24 de março, às 16h
Onde: Vão do Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dica Cultural: A Livraria LDM e a UEFS Editora convidam para o lançamento do livro "Sertania - Sabenças de uma saga agridoce"

Clique para ampliar
A Livraria LDM e a UEFS Editora convidam para o lançamento do livro Sertania - Sabenças de uma saga agridoce, de Miguel Almir Lima de Araújo, sexta-feira, 21 de março, das 17h30 às 21h, na LDM do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.

Sobre o Livro - “Sertania...” se descortina como desdobramento de uma ampla pesquisa realizada nos Sertões de 5 estados do Nordeste (Sergipe, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Bahia) e Norte de Minas Gerais. Nesta pesquisa foram sedimentados repertórios bastante expressivos acerca dos modos de vida, dos saberes e sentires – das sabedorias/sabenças – que constituem a vida cotidiana, as pelejas e celebrações dos povos dos Sertões no destinar de suas sagas agridoces. A pesquisa contou com o apoio da UEFS e da FAPESB.

Nesses repertórios fica bastante acentuada a presença do espírito e das posturas de solidariedade, de compartilhamento, de honestidade, de respeito, de fé, de luta e de resistência dos/as sertanejos/as nos desafios das intempéries que os/as assolam. Apesar das tantas agruras que os/as afetam, estes/as celebram suas vidas através das folias de suas manifestações culturais como o São João, o Reisado, o Bumba meu boi, dos festejos religiosos, dos mutirões etc.

O livro apresenta as intensidades do viver cotidiano desses povos que se configuram numa saga agridoce em que a tristeza, as dores, o sofrimento causado pelas secas, pelos descasos políticos etc. são desafiados e entrecruzados com momentos de alegria e contenteza mediante o vigor de suas tradições culturais, de suas resistências e labutas. A palavra Sertania se traduz como o “estado d’alma dos povos dos Sertões”, como expressão dos “cafundós dos sentimentos, crenças e valores que perfazem os estados mais fundos e vastos do ser dessa gente sertânica”, afirma o autor do livro.

Sobre o Autor - Miguel Almir Lima de Araújo possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Tem experiências nas áreas de Filosofia, Educação, Cultura e Arte atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e educação, cultura/s, educação e cultura, arte e educação, linguagens regionais, sertões, pensamento simbólico, imaginario e transdisciplinaridade. Coordena o grupo de Pesquisa "Núcleo de Investigações Transdiscipnares-NIT", inscrito no CNPQ. Coordenou o projeto de pesquisa "Sertania: o imaginário dos povos do Ser-tão" e está elaborando novo projeto sobre "Coexistência entre Cultura/s e Educação...". Possui diversos livros e artigos publicados. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Linguagens visuais, imaginário e cultura, no Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS, e na área de Educação e Cultura no Mestrado em Educação da UEFS.

O quê: Lançamento do livro "Sertania - Sabenças de uma saga agridoce"
Quando: 21 de março, sexta feira, das 17h30 às 21h
Onde: LDM do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3277-8622

quinta-feira, 20 de março de 2014

Dica Cultural: Projeto "Viva Teatro! Viva o Circo" do Teatro Sesc - Senac Pelourinho

Em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo (criado para homenagear o palhaço paulista Piolin, que nasceu no dia 27 de março), o SESC promove a 9ª edição do projeto que apresenta espetáculos, exposição e oficinas. Teatro Sesc-Senac Pelourinho. De 17 a 29/03. Entrada franca. Informações: 3324-4520.

Confira alguns destaques da programação:

Foto: Divulgação
Em 2016, o governo brasileiro decreta uma Medida Provisória determinando que todos os que tiverem “melanina acentuada” sejam capturados e enviados imediatamente à África. Para não incorrer no crime de “Invasão de Domicílio”, eles só podem ser capturados na rua, o que faz com que os primos André e Antônio passem o dia trancados no seu apartamento, debatendo as questões sociais e econômicas da vida atual, seus anseios pessoais e as consequências de uma viagem para a África. Classificação: 14 anos. Dias 27 (quinta-feira) às 19h e 28/03 (sexta-feira) às 19h30.
 
Foto: Divulgação
Duas palhaças se encontram para fazer um show e encarnam uma disputa de territórios na qual originam jogos e situações tragicômicas. Há no espetáculo uma oscilação entre cenas de guerra e paz, amor e ódio, união e inveja, e culminam surpreendentemente em uma grande explosão florida em clima de libertação total. Classificação: 14 anos. Dia 29/03, às 19h. Entrada franca.



O quê:  Projeto "Viva Teatro! Viva o Circo"
Quando: 17 a 29 de março 
Onde: Teatro Sesc - Senac Pelourinho
Quanto: Gratuito
Programação completa: www.sescbahia.com.br

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dica Cultural: O cantor e compositor Enio realiza o lançamento oficial do seu segundo álbum solo 'Axé'

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Enio realizará o lançamento oficial do seu segundo álbum solo 'Axé'. Dialogando com a ancestralidade presente na essência da Música Popular Brasileira, o artista traz apresenta neste novo trabalho elementos eletrônicos, rock, soul e referências do pop.

O quê: O cantor e compositor Enio realiza o lançamento oficial do seu segundo álbum solo 'Axé'
Quando: 21 de março, sexta feira, às 19h
Onde: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura - Salvador Shopping
Quanto: Gratuito
Fonte: www.ibahia.com/agenda

Biblioteca recebe IV Seminário em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher com Deficiência

Clique para ampliar
O quê: IV Seminário em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher com Deficiência
Quando: 20 de março, às 13h30
Onde: Sala Katia Mattoso na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Quanto: Gratuito

terça-feira, 18 de março de 2014

Biblioteca realiza sessões gratuitas de cinema com audiodescrição

Clique para ampliar
O filme Olga - Muitas Paixões Numa Só Vida, do diretor Jayme Monjardim, é a atração dessa semana no Cine Braille da Biblioteca. Contando com o recurso de audiodescrição, o longa é acessível às pessoas com deficiência visual e será exibido no dia 20 de março, no Setor Braille, às 15h, com entrada gratuita

A exibição faz parte do projeto Mulher em Cena 2014que realiza uma série de atividades culturais voltadas para o público feminino, em celebração ao Mês da Mulher. Além de Olga, Cine Braile exibirá o filme "Verônica" no dia 27/03. 

Confira abaixo o trailer do primeiro filme da programação: 



O quê: Biblioteca realiza sessão de cinema com audiodescrição
Quando: 20 de março, às 15h
Onde: Setor Braile da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 17 de março de 2014

"Preciosa" é o filme da semana no projeto Mulher em Cena 2014

Clique para ampliar
O projeto Mulher em Cena 2014 promove a exibição de filmes na Biblioteca Pública do Estado da Bahia com temas femininos, celebrando o Mês da Mulher. Até o final de março serão exibidos os filmes Preciosa - Uma história de Esperança, de Lee Daniels (19/03) e "Estamira", de Marcos Prado (26/03). 

Esta semana a Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar, exibirá duas sessões do filme "Preciosa", às 10h e 15h, com entrada gratuita. Os filmes serão exibidos todas as quartas feiras do mês de março.

Confira abaixo o trailer do segundo filme da programação:


O quê: Projeto Mulher em Cena promove sessões gratuitas de cinema
Quando: Todas as quartas feiras de março, às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar
Quanto: Gratuito 

Dica de Leitura: Assassinato na Academia Brasileira de Letras, de Jô Soares (Audiolivro)

Clique para ampliar
A Dica de Leitura de hoje envolve mistério e mortes em uma trama policial de Jô Soares, o livro Assassinato na Academia Brasileira de Letras em formato de Audiolivro

Os Audiolivros são obras diferenciadas, pensadas para deficientes visuais, onde as histórias são contadas através da voz, e podem ser encontrados no Setor Braille da Biblioteca, que tem cabines especiais para audição dos livros e conta com um acervo variado de audiolivros, filmes, livros e revistas em braille.

O Setor funciona de segunda a sexta feira, das 8h30 às 21h. 

Assassinato na Academia Brasileira de Letras - Jô Soares

Em seu terceiro livro, Jô apostou novamente na multiplicidade de gêneros que lhe abriu o reconhecimento internacional como escritor em 'O Xangô de Baker Street' e 'O homem que matou Getúlio Vargas'. O humor lhe serve de ferramenta para refletir sobre tudo. A vereda policial é a linha mais óbvia, mas não se trata de uma ação ao estilo clássico. Jô reconstrói o Rio em 1924 e se interessa não só pelos seus grandes prédios, como o Petit Trianon, no Castelo, que tinha acabado de ser presenteado aos imortais pelo governo da França, como vai alinhavando a trama com detalhes de uma pesquisa histórica saborosa. Quem é o assassino? Quem inventou jeito tão diabólico de maldade? A trama é simples. Imortais da Academia Brasileira de Letras vão morrendo em cartões-postais do Rio. Sem sangue. Estrebucham aparentemente do nada. No bondinho do Corcovado, no altar da igreja da Candelária. A brincadeira proposta por Jô é fazer com que o leitor, no meio de várias pistas, descubra qual é a verdade e identifique o criminoso. Em alguns momentos, é um livro dentro do livro, pois há um imortal que também escreveu 'Assassinatos na Academia Brasileira de Letras'. Tudo é possível. Afinal, do jeito que Jô perfila seus personagens, todo imortal tem algum motivo para querer que a vida de seu colega não seja tão duradoura assim.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Aviso!


Dica Cultural: 10º Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia

Clique para ampliar
O Largo do Farol e a Avenida Oceânica recebem nesse fim de semana a edição 2014 do Festival de Rua da Bahia, com espetáculos gratuitos para públicos de todas as idades.

O evento também estará em Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro entre os dias 18 e 22 de março.

O quê: 10º Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia
Quando: 14 e 15 de março a partir das 19h, e 16 de março a partir das 17h
Onde: Largo do Farol e Avenida Oceânica - Barra
Quanto: Gratuito
Mais informações: www.festivalderua.com

"Dica de Leitura" de hoje celebra o aniversário de Castro Alves

Clique para ampliar
A Dica de Leitura de hoje faz uma homenagem aos 167 anos de nascimento do poeta baiano Castro Alves. Nascido na fazenda de Cabaceiras, próxima a vila de Curralinho, hoje cidade de Castro Alves na Bahia em 14 de março de 1947, Antonio Frederico de Castro Alves é considerado um dos mais brilhantes poetas brasileiros, e é o patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras. 

Apesar de ter vivido ainda no período de escravidão no Brasil e levar uma vida relativamente confortável por sua posição social, Castro Alves foi capaz de compreender as dificuldades dos negros escravizados, destacando-se por seu entusiasmo pelas causas de liberdade e justiça e sua luta contra a escravidão, tornando-se conhecido como "O Poeta dos Escravos". 

Em seus textos pode-se perceber tanto a poesia de caráter social como versos líricos-amorosos, com destaques para os poemas "Meu Segredo" (inspirado pela atriz Eugênia Câmara) e "Navio Negreiro" (o qual declamou em uma comemoração cívica contrariando os fazendeiros da época).

Conheça mais sobre o poeta na obra ABC de Castro Alves, de Jorge Amado, disponível no Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Os interessados podem solicitá-lo gratuitamente, mediante a cadastro prévio feito no próprio Setor no andar térreo. 

O Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h, e aos sábados, das 08h30 às 12h. Para fazer o cadastro é simples: basta ter mais de 13 anos e trazer um comprovante de residência e a carteira de identidade. Mais informações: (71) 3117-6021.




Clique para ampliar
ABC de Castro Alves - Jorge Amado

Neste ABC de Castro Alves, que define como uma "louvação", Jorge Amado mostra que sua relação com o "poeta dos escravos" não é apenas de admiração literária, mas de profunda identificação pessoal, tanto no plano estético como no político e ético.

O autor não se limita a reconstituir, com talento e imaginação de ficcionista, a vida pública e privada do retratado, mas busca também fazer reverberar a potência de sua poesia, cujos motivos centrais são o amor e a liberdade.

Jorge Amado nos mostra que há uma coerência entre a biografia do poeta e sua poesia. Seus amores intensos, sua ativa militância em prol da Abolição e da República, sua personalidade arrebatadora, tudo isso se traduz na veemência de seus versos.

Escrevendo em 1941, momento crítico da Segunda Guerra, quando o Brasil ainda não entrara no conflito, o autor chama a atenção para o caráter engajado e libertário de Castro Alves. Nesse contexto se explicam as diatribes de Jorge Amado, nas notas, contra Machado de Assis e Mário de Andrade, vistos por ele como artistas que se esquivaram da luta política.

Circunstâncias históricas à parte, ecoam nessas páginas as palavras mais calorosas do poeta que amou intensamente e conflagrou as ruas de Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo antes de morrer precocemente, aos 24 anos.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Confira a programação do projeto Mulher em Cena 2014

Mulher em Cena - Março e Abril de 2014

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia  dedica a sua programação cultural para homenagear as mulheres através do projeto Mulher em Cena 2014, promovendo uma série de atividades voltadas para a discussão e a valorização do gênero feminino. Este ano o projeto se estenderá até o dia 30 de abril, quando se comemora o Dia Nacional da Mulher.

Confira a programação abaixo:

FILMES
Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar, às 10h e 15h

19/03 - "Preciosa - Uma História de Esperança", de Lee Daniels 
Sinopse - 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

26/03 - "Estamira", de Marcos Prado
Sinopse - Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.

APOIO: Locadora Vídeo & Cia – Site: www.locadoravideoecia.com.br

CINE BRAILLE 
Filmes com audiodescrição
Setor Braille, térreo, 15h

20/03 - "Olga", de Jayme Monjardim 
Sinopse - Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.

27/03 - "Verônica", de Mauricio Farias
Sinopse - Verônica (Andréa Beltrão) é uma professora da rede municipal d Rio de Janeiro. Em seu trabalho ela precisa enfrentar assaltos, tráfico de drogas, roubo de equipamento escolar e homicídios. Após trabalhar na função por 20 anos, ela está esgotada e sem paciência. Um dia, ao sair do colégio em que trabalha, ela nota que ninguém veio buscar Leandro (Matheus de Sá), de 8 anos. Verônica decide levá-lo até sua casa, na favela, mas ao chegar descobre que traficantes mataram os pais de Leandro e agora estão atrás dele. Ela decide levá-lo consigo, buscando ajuda para escondê-lo.

LEITURA
Quadrilátero, térreo, 15h

14/03 - Leitura Dramática com a atriz Odre Consiglio
Para celebrar o Dia Nacional da Poesia e o aniversário de Castro Alves, a Biblioteca promove uma Leitura Dramática com a atriz Odre Consiglio, no dia 14/03 (sexta-feira), com apresentação dos versos que o poeta fez para as suas “amantes”, intercalados por poesias escritas por mulheres, integrando a programação do projeto Mulher em Cena 2014.

OFICINA

21/03 - Oficina de Turbantes com Emile Brito
Oficina de Turbantes com Emile Brito acontece no Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial (21/03), propõe um encontro de pessoas que têm interesse nessa arte da amarração. Inscrições pelo e-mail: viva.bpeb@gmail.com ou pelo tel.: (71) 3117-6079/6041. 40 vagas.
- Quadrilátero, térreo, 15h

08/04 - Workshop de Pole Dance com a profª. Odre Consiglio
Odre Consiglio é artista circense, dançarina e atriz. Domina técnicas como o trapézio em balanço, balé aéreo com argolas (criação própria), pirofagia, pole dance, entre outros. Como dançarina trabalha com dança cigana, jazz, flamenco e dança com serpentes. Fora do Brasil atuou no Circo Atayde, Circo Hermanos Bell´S, Circo Suarez (México). Realiza performances circenses e de dança em diversos eventos. Inscrições pelo e-mail: viva.bpeb@gmail.com ou pelo tel.: (71) 3117-6079/6041 (10 vagas).
- Setor Braille, térreo, 15h

TEATRO
Sala Katia Mattoso, 3º andar, às 19h

23/04 - Show Stand Up com a comediante Renata Laurentino
Renata iniciou sua carreira em setembro de 2011 nos palcos do show solo do comediante paulista Marcos Gricha, em uma temporada em Salvador. Desde então vem ascendendo sua trajetória, tendo a oportunidade de participar de bons projetos de humor na capital baiana, como o “Arena Stand Up” – que reuniu os maiores nomes de comediantes em um mesmo lugar, dentre eles Rafael Medrado, Guga Walla , Paulo Prazeres, grupo Comédia de Novo, e Miguel Vieira, com quem teve a oportunidade de fazer a abertura do show “Antes que o mundo acabe”, no Teatro Jorge Amado. 

DEBATE

16/04 - Debate "Parto Humanizado" com a Dra. Tatiana Aguiar
Após a exibição do documentário "O Renascimento do Parto", de Eduardo Chavet, a Biblioteca promove um debate sobre a prática do parto humanizado no Brasil, com a participação da ginecologista-obstetra dra. Tatiana Aguiar. O documentário fala sobre a realidade médica e obstétrica mundial, que encontra-se em grave condição, não por aspectos de infra-estrutura, mas devido a questões éticas e de coerência. 
- Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar, 15h

25/04 - Bate-papo Tirando de Letra - Mundo Mulher com o tema "Representação Social da Mulher"
Encerrando a programação do projeto, o Foyer servirá de palco para mais uma edição do Bate-papo Tirando de Letra - Mundo Mulher, com o tema "Representação Social da Mulher", em que mulheres dos diversos segmentos profissionais compartilharão as experiências e os desafios encontrados em suas carreiras. O encerramento do Bate-papo será com o Grupo Tapuia. Este ano o Bate-papo será mediado pelo apresentador e jornalista Bruno Machado, e terá como convidadas:
  • Ediane Lopes Santana - Profª. Assistente da UNEB e Pesquisadora sobre Relações de Gênero
  • Eliana Rollemberg - Socióloga e atuou como militante durante a Ditadura Civil Militar
  • Fernanda Priscila Alves - Coordenadora do Projeto Força Feminina
  • Luíza Maia - Deputada Estadual (Autora da Lei 19.237/11 - Lei Antibaixaria)
  • Makota Valdina Pinto - Professora, ativista política, membro do Conselho de Cultura da Bahia e Makota no Terreiro de Candomblé Angola, em Salvador 
  • Paulete Furacão - Coordenadora do Núcleo LGBT da Secretaria de Justiça (SJCDH)
- Foyer e Escadaria, térreo, 18h30

Apoio: SEGILIGHT - Luz e Eventos

Equipe do Viva - Núcleo de Produção Cultural
Edwin Neves - Coordenador de Produção Cultural
Fidelis Tavares  - Produtor Cultural
Silvia Dias - Produtora Cultural
Juliana Neri - Técnica em Assuntos Culturais
Ana Paula Fernandes - Técnica Administrativa 
Taiana Figueredo - Web Writer
Paulo Roberto - Design

Dica Cultural: Exposição "Castelo de Berlim - Fórum Humboldt: O Projeto"

Foto: Divulgação
A Fundação Castelo de Berlim - Fórum Humboldt mostrará nesta exposição o mais importante projeto cultural da Alemanha no âmbito da construção, realizado em sua capital, Berlim, ilustrando assim a nova e empolgante cooperação de museus, biblioteca e universidade, ocasionada pela junção destes no Fórum Humboldt. A opção de realizar eventos permite que o lugar se torne um espaço de troca e debate para as culturas do mundo. 

A exposição apresenta os iniciadores deste importante projeto de construção cultural e lança luz tanto sobre suas plantas arquitetônicas quanto sobre o conceito pensado para a sede do Fórum Humboldt neste novo Castelo de Berlim.

A exposição itinerante informa quem se mudará para o Fórum: as coleções extra-europeias dos Museus Públicos de Berlim – o Patrimônio Cultural da Prússia, a Biblioteca Central e Estadual de Berlim, e a Universidade Humboldt, com seu ‘Laboratório Humboldt’. Ainda desdobra a ideia principal de complementar, junto com os Museus Etnológico e de Arte Asiática, o patrimônio cultural da Europa o do Oriente Próximo já instalado na Ilha dos Museus, na capital alemã, além de disponibilizar o hall de entrada do Castelo para o diálogo das culturas do mundo.

Ademais, a exposição resgata a história do castelo, desde a residência do príncipe eleitor, no século XV, até a Schlossplatzwiese. Para completar, apresenta a maquete da reconstrução do Castelo de Berlim e o projeto de construção do Fórum Humboldt.

O quê: Exposição "Castelo de Berlim - Fórum Humboldt: O Projeto"
Quando: Abertura - 13 de março, quinta feira, às 19h; Visitação - 14/03 a 10/04 das 9h às 18h30 (seg-sex) e das 9h às 13h (sáb) 
Onde: Galeria do Goethe-Institut/ICBA, Av. Sete de Setembro, 1809, Vitória
Quanto: Gratuito
Mais informações: www.goethe.de

Biblioteca promove Leitura Dramática em homenagem ao poeta Castro Alves no projeto Mulher em Cena 2014

Odre Consiglio
Para celebrar o Dia Nacional da Poesia e o aniversário de Castro Alves, a Biblioteca promove uma Leitura Dramática com a atriz Odre Consiglio, no dia 14/03 (sexta-feira), com apresentação dos versos que o poeta fez para as suas “amantes”, intercalados por poesias escritas por mulheres, integrando a programação do projeto Mulher em Cena.

Odre Consiglio é artista circense, dançarina e atriz. Domina técnicas como o trapézio em balanço, balé aéreo com argolas (criação própria), pirofagia, pole dance, entre outros. Como dançarina trabalha com dança cigana, jazz, flamenco e dança com serpentes. Fora do Brasil atuou no Circo Atayde, Circo Hermanos Bell´S, Circo Suarez (México). Realiza performances circenses e de dança em diversos eventos.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia  dedica a sua programação cultural para homenagear as mulheres através do projeto Mulher em Cena 2014, promovendo uma série de atividades voltadas para a discussão e a valorização do gênero feminino.

O quê: Leitura Dramática com Odre Consiglio - Projeto Mulher em Cena 2014
Quando: Sexta-feira, 14 de março, às 15h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Lenine faz show de estreia da turnê "Música e Sustentabilidade numa nota só"

Clique para ampliar
O quê: Show de estreia da turnê "Música e Sustentabilidade numa só nota", de Lenine
Quando: 13 de março, quinta feira, às 19h
Onde: Praça da Igreja, Praia do Forte, Bahia
Quanto: Gratuito

quarta-feira, 12 de março de 2014

Projeto Mulher em Cena 2014 promove sessões gratuitas de cinema

Clique para ampliar
O projeto Mulher em Cena 2014 promove a exibição de filmes na Biblioteca Pública do Estado da Bahia com temas femininos, celebrando o Mês da Mulher. Até o final de março serão exibidos os filmes "A Dama de Ferro" de Phyllida Lloyd (12/03), "Preciosa" de Lee Daniels (19/03) e "Estamira" de Marcos Prado (26/03). 

Abrindo a programação a Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar, exibirá duas sessões do filme A Dama de Ferro, às 10h e às 15h, com entrada gratuita. Os filmes serão exibidos todas as quartas feiras do mês de março. 

Confira abaixo o trailer do primeiro filme da programação: 




O quê: Projeto Mulher em Cena promove sessões gratuitas de cinema
Quando: Todas as quartas feiras de março, às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar
Quanto: Gratuito

terça-feira, 11 de março de 2014

Biblioteca recebe palestra em comemoração ao Dia do Bibliotecário

Clique para ampliar
Outras vertentes de atuação do profissional bibliotecário. Esse é o tema da palestra que vai ocorrer nesta quarta-feira (12/03), a partir das 9h, no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). A palestra será ministrada pela bibliotecária Todeska Badke, que é consultora sênior de negócios em gestão de documentos e informações.  Participam da mesa de abertura, Maria Cristina dos Santos, diretora de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA, Marcos Paulo Viana, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 5° Região Bahia e Sergipe, Maria Conceição da Gama Santos, representante do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Jucélia de Oliveira Santos, superintendente do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), entre outros representantes.

O evento tem como finalidade reunir a comunidade bibliotecária e pretende estimular e promover o espírito crítico em relação à formação e à atuação do profissional bibliotecário. Outro objetivo da promoção é divulgar o curso de Biblioteconomia, ressaltando a multiplicidade de atuação do profissional bibliotecário e a interdisciplinaridade da carreira com outras áreas.

O quê: Palestra Outras Vertentes de Atuação do Profissional Bibliotecário
Quando: 12 de março, quarta feira, às 9h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Camerata Castro Alves e Colégio Estadual Ypiranga realizam homenagem a Memória Poética de Castro Alves

Imagem ilustração
A publicação comemorativa da Camerata Castro Alves representa a atualidade da herança poética do escritor baiano, interpretada através de performances teatrais e musicais. 

A organização é do educador Marcos Santana, contando com um belo acabamento editorial e textos que servem para trabalhos escolares e para entretenimento. O projeto gráfico é de Edileno Capistrano Filho e os textos são de vários autores.

O evento contará com a participação de alunos, professores, artistas da Camerata e convidados,  e incluirá também o lançamento da Revista Poesia Nossa de Cada Dia, que poderá ser adquirida  no local pelo valor simbólico de R$ 5,00, e tem um cunho educativo e informativo. Na ocasião será apresentado um Jogral Poético e entoados o Hino a Castro Alves de autoria de Celso Xavier Marques, a canção ABC de Castro Alves (Marcos Santana); a barcarola O Gondoleiro do Amor e a modinha O laço de Fita (poesias musicadas de Castro Alves).

A Camerata Castro Alves é um grupo cultural e artístico de Salvador, que foi criado em 1997, no ensejo das comemorações alusivas aos 150 de nascimento do poeta Castro Alves. Ao longo desses anos a Fundação Gregório de Mattos tem valorizado o nosso trabalho, contribuindo, assim, no desenvolvimento da cultura local.

Integrada por representantes comunitários da periferia, do subúrbio e do centro de Salvador (estudantes, artistas amadores e profissionais, poetas e educadores), a Camerata, também conhecida como Fá Clube de Castro Alves na Bahia, procura estabelecer um diálogo interativo com as diversas linguagens artísticas, incluindo as vertentes populares e eruditas nas performances vocais e instrumentais. 

Trata-se de montagens cênico-musicais com roteiros baseados em poemas românticos, sociais e patrióticos; canções alusivas ao tema, com destaque para o Hino a Castro Alves.

O quê: Projeto Cultural ABC de Castro Alves
Quando: 13 e 14 de março, às 10h
Onde: Colégio Estadual Ypiranga - Ladeira do Sodré, Dois de Julho
Quanto: Gratuito